Questão 50 – CFC 2022.2|Exame de Suficiência
(CFC/Consulplan/2022.2/Q50) O profissional de contabilidade é visto como conservador, inflexível e técnico (Longo et al., 2014), mas percebido com integridade e responsabilidade social (Cardoso et al., 2006). Ao desempenhar seu papel, o profissional de contabilidade enfrenta regras formais, legais e morais de comportamento relacionadas às questões éticas.
Compreende-se como ética a preocupação quanto aos julgamentos morais envolvidos na tomada de decisões sobre o que é moralmente certo ou errado ou, ainda, moralmente bom ou ruim, pressupondo-se a existência de padrões morais os quais afetam nosso bem-estar humano, não estabelecidos ou alterados por decisões de órgãos competentes, baseando-se em julgamentos imparciais que sobrepõem os próprios interesses (Riahi-Belkaoui, 2004).
(AYRES, Rosângela Mesquita. SAUERBRONN, Fernanda Filgueira. FONSECA, Ana Carolina Pimentel Duarte da. Artigo Original. Rev. contab.
finanç. 33 (89). May-Aug 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1808-057×202112830.)
Considerando-se que o emprego dos sinais de pontuação é de fundamental importância para a adequada compreensão da mensagem e da intencionalidade do autor do texto, referente ao uso da pontuação assinale a alternativa correta.
a) Em “O profissional de contabilidade é visto […]”, a vírgula seria obrigatória após “contabilidade” caso o sujeito sofresse variação de número.
b) O emprego da vírgula após a expressão “Ao desempenhar seu papel” tem como principal justificativa eliminar produção de possível ambiguidade.
c) Imediatamente após o termo “conservador”, a vírgula foi empregada por inserção de segmento que interrompe uma sequência sintática direta.
d) A vírgula que antecede o termo “mas”, no primeiro período do texto, poderia ser substituída por ponto e vírgula ressaltando-se o contraste expresso pela adversativa.