Feliz dia da Professora
No começo me tornar professora foi intuitivo. Afinal eu já assistia aulas desde os meus 5 anos de idade… Eu sabia o melhor e o pior de uma turma já que sempre fui muito observadora… Eu me lembrava dos melhores professores que conheci (e também dos piores) e usei todos eles como referência…
Mas existia uma barreira que em 2013 precisei enfrentar para seguir em frente… era a parte tecnológica e ainda não existia muita gente para me ajudar. Então precisei quebrar a cabeça… Afinal eu precisava da parte técnica que ninguém nunca me ensinou… E esse processo foi dolorido, suado e envolveu muitas lágrimas (as vezes de raiva do computador) haha! Eu precisei aprender a gravar, editar, montar um blog, aprender sobre cada rede social e programa que usei até hoje, como gerenciar um grupo com várias pessoas diferentes… Tudo isso em uma época que não existia aulas ead como hoje ou vários especialistas em marketing digital, gravações ou redes sociais… e nisso meu estudos extras me ajudaram muito (muito mesmo)!
Aprendi também que cada aluno tem necessidades diferentes e também diferentes formas de expressão e compreensão. E precisei me adaptar a tudo isso em um processo gradual…
Me lembro das primeiras matrículas vindas de locais que eu nem sequer imaginava conhecer… Me lembro das primeiras vezes que fui chamada de professora… do medo que tinha de ser questionada e julgada… do medo que tinha de me expor… e pensava “como assim minha imagem e voz chegou no Norte e na Europa se eu ainda nem pisei por lá?!” Era confuso mas também gratificante saber que através de um dom eu estava ajudando pessoas!
Eu tive certeza que estava no caminho certo quando lá em 2017 recebi um email de uma grande referência na nossa área me questionando se poderia utilizar um conteúdo do Blog em um de seus livros… aquele foi um ponta pé que nem ele faz ideia (claro que achei que era fake e precisei checar tudo haha mas era ele mesmo)… Depois disso tive outros vários indicadores e sempre me sinto surpresa das pessoas que me indicam, dos alunos que surgem e de tudo que esse trabalho me proporciona…
Essa experiência vale muito mais que qualquer dinheiro (e claro que precisamos sim ser bem remunerados), mas também é impossível mensurar em valores monetários tudo que aprendi desde que decidi começar esse trabalho! E por tanto tempo eu procurei um sócio para dividir as alegrias e labutas desse caminho. Hoje tenho certeza de que posso passar o resto da vida fazendo o que faço pois me encontrei profissionalmente e amo o que faço! E tudo aconteceu exatamente como deveria acontecer, sem as parcerias e com todos os melhores alunos que alguém poderia ter!
Ser professor é compartilhar conhecimento e acreditar que o mundo pode ser um lugar melhor para todos nós através da educação! Parabéns para todos nós!
Abraços,
Eliane Reis