Exame de Suficiência CRC

Pós prova, e agora? Exame de Suficiência CFC 2024.2

Passado a tão esperada prova do Exame de Suficiência é hora de avaliar os resultados visando a aprovação ou “ajustar as velas” para continuar a preparação. E para ajudar você a se encontrar nos próximos passos, o famoso “e agora? o que fazer?” vou deixar aqui um passo a passo tanto para quem levou a prova para casa, quanto para quem não esperou o horário de sigilo da prova e foi embora sem a prova. E também gravei um vídeo falando sobre tudo isso:

Antes de começarmos quero te dar os parabéns pela coragem de ter caminhado em busca da realização dos seus sonhos. Independente do resultado obtido tenha certeza que você tomou a decisão mais acertada quando escolheu a educação como ferramenta de transformação. 

Primeiro vamos conversar com quem levou a prova para casa:

Com a prova em mãos você vai conferir o Gabarito Preliminar Oficial divulgado pela banca FGV e vai avaliar sua pontuação. Você pode estar na seguinte posição:

APROVADA(O): pontuação maior que 25 pontos – para se tornar aprovado o candidato precisa alcançar uma pontuação igual ou maior que 25 pontos. Se você tem mais de 25 acertos podemos concluir que você será aprovado mas fique atento ao andamento do certame pois após os recursos se houver troca de gabarito pode ser que sua pontuação final sofra alterações principalmente se você estiver com uma pontuação muito próximo dos 25 pontos. 

EM CIMA DO MURO: pontuação entre 21 e 25 pontos – você não alcançou o mínimo de 25 pontos ou está exatamente com 25 pontos. Saiba que tudo ainda pode mudar após a fase dos recursos. Com os recursos você pode ganhar pontos caso uma questão seja anulada (vou explicar logo abaixo como funciona). E também pode haver alteração de gabarito, o que pode alterar sua situação caso tenha acertado ou errado uma questão. Então nesse caso também vale ficar atento ao andamento do certame.

REPROVADA(O): pontuação menor que 21 pontos – você não alcançou a pontuação mínima necessária para ser aprovado e provavelmente mesmo com os recursos ou possíveis trocas de gabaritos sua situação não seja alterada. Nesse caso vale ficar atento a sua pontuação final após os recursos mas podemos já considerar que você foi mesmo reprovado(a). Nesse caso, te oriento a tirar alguns dias para descansar (1 semana / 15 dias) e já voltar a sua preparação se lembrando que você tem outra possibilidade de prova daqui alguns poucos meses e que você nunca mais começará do zero. Por isso, levante a cabeça e siga em frente estudando até passar ok?!

Agora vamos falar com quem NÃO levou a prova para casa:

Se você não esperou o horário de sigilo para levar o caderno de prova para casa, você não terá acesso aos seus erros e acertos. Talvez você ainda se lembre de alguma questão que mereça recursos e poderá enviar na área do candidato do site da FGV, mas terá que enviar “às escuras” sem ter acesso a visualização da sua prova ou de suas marcações no cartão resposta. Você só saberá o resultado da sua prova quando o Resultado Final for publicado pela Banca, após a análise dos recursos.

COMO FUNCIONAM OS RECURSOS:

Os recursos é a fase onde você pode demonstrar sua não concordância mediante a publicação do Gabarito Preliminar divulgado pela Banca. Todos os candidatos tem direito a enviar um recurso, tanto aqueles que levaram a prova para casa quanto os que não levaram a prova para casa. E para montar um recurso basta que você faça um texto fundamentado demonstrando os motivos pelos quais a banca deveria corrigir o gabarito ou anular a questão. Os textos enviados precisam ser de autoria própria / emissão inédita e você pode utilizar trechos de livros, legislações ou Pronunciamentos Contábeis durante sua argumentação. O período para envio dos recursos é de 2 dias conforme divulgado pelo edital e cada recurso enviado será analisado individualmente pela comissão de corretores da Banca. Você pode enviar quantos recursos desejar sendo que precisará elaborar um recurso para cada questão escolhida por você.

A Banca não é obrigada a acatar (aceitar) seus recursos e ela vai emitir uma resposta aos seus recursos. A decisão para cada questão será uma só (uma decisão para cada questão) e essa resposta será válida para todos os candidatos mesmo que você tenha escolhido não enviar algum recurso. Dessa forma, caso você não deseje elaborar um recurso você não precisa faze-lô.

E como os recursos vão impactar sua pontuação final? Todos ganham pontos com a anulação de questões. Vamos supor que você acertou uma questão mediante Gabarito Preliminar que agora foi anulada. Nesse caso você ganha um ponto por questão anulada que você acertou mas como você já tinha contado esse ponto no Gabarito Preliminar, agora com a anulação sua pontuação final não será alterada.

Vamos a outro exemplo, e vamos supor que você errou uma questão mediante Gabarito Preliminar que agora foi anulada. Nesse caso você ganha um ponto por questão anulada que você errou e sua pontuação final será alterada. Reafirmando que em ambas as situações são válidas para todos os candidatos, enviando ou não algum recurso.

HISTÓRICO DE ANULAÇÕES

Veja como foram as anulações e trocas de gabarito nos últimos exames:

Exame de SuficiênciaAnulaçõesTrocas de GabaritoBanca
CFC 2024.2??FGV
CFC 2024.101FGV
CFC 2023.240Consulplan
CFC 2023.120Consulplan
CFC 2022.231Consulplan
CFC 2022.100Consulplan
CFC 2021.262Consulplan
CFC 2021.131Consulplan
CFC 2020.221Consulplan
CFC 2020.141Consulplan
CFC 2019.201Consulplan
CFC 2019.130Consulplan
CFC 2018.231Consulplan
CFC 2018.130Consulplan
CFC 2017.200FBC
CFC 2017.100FBC
CFC 2016.200FBC
CFC 2016.110FBC
CFC 2015.200FBC
CFC 2015.1 Bacharel00FBC
CFC 2015.1 Técnico00FBC
CFC 2014.2 Bacharel20FBC
CFC 2014.2 Técnico10FBC
CFC 2014.1 Bacharel50FBC
CFC 2014.1 Técnico30FBC
CFC 2013.2 Bacharel00FBC
CFC 2013.2 Técnico00FBC
CFC 2013.1 Bacharel20FBC
CFC 2013.1 Técnico00FBC
CFC 2012.2 Bacharel20FBC
CFC 2012.2 Técnico20FBC
CFC 2012.1 Bacharel20FBC
CFC 2012.1 Técnico13FBC
CFC 2011.2 Bacharel00FBC
CFC 2011.2 Técnico00FBC
CFC 2011.1 Bacharel10FBC
CFC 2011.1 Técnico10FBC
Fonte: Arquivo Momento de Estudar

Selecionei apenas as últimas provas já que temos provas desde 2011 mas não seria relevante analisar as provas mais antigas.

Então o “jogo continua” e ainda teremos a publicação do Gabarito Preliminar, a fase de recursos, as Respostas dos Recursos, o Gabarito Definitivo, a Lista dos Aprovados com Resultado Final e por último a publicação da lista dos aprovados no Diário Oficial da União (DOU). Leia o edital, fique atenta(o) aos prazos e fique por dentro de todo andamento do certame. 

Se você foi aprovada(o) eu vou te dar os parabéns após a publicação do Resultado Final.

Se não foi aprovada(o) agora não se deixe entristecer. Tire alguns dias para descansar mas lembre-se da responsabilidade de saber utilizar o tempo, então não vai tirar 3 meses de descanso heim… E após o descanso volte a estudar com a certeza de que você nunca mais voltará a estudar do zero porque você estará aproveitando todo estudo e dedicação que você teve até aqui. No próximo post do site vou te dar algumas dicas de como aproveitar esse momento de retorno aos estudos e utilizar a experiência que você teve para dar uma turbinada nos seus estudos.

E você? Foi aprovada(o)? Me conte nos comentários aqui do site ou no Instagram @momentodeestudar ou ainda lá no canal no Youtube.com/momentodeestudar

Um forte abraço,

Profª. Eliane Reis




Eliane Reis

Fundadora do Momento de Estudar. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia. Servidora Público Federal como Técnico Administrativo em Educação. Especialista em Gestão de Negócios e Marketing. Professora desde 2016. Acredita que a educação muda vidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

error: Conteúdo Bloquado!!