Questão 35 – CFC 2019.1|Exame de Suficiência

(CFC/Consulplan/2019.1/Q35/Branca) A história tem mostrado que, conforme ocorre o desenvolvimento econômico, a Contabilidade se torna cada vez mais importante. Em relação às escolas ou doutrinas na história da Contabilidade e sua evolução, observa-se que:

I. A primeira literatura contábil relevante elaborada pelo Frei Luca Pacioli, em 1494, consolida o método das partidas dobradas.

II. A Contabilidade é uma Ciência Social Aplicada, pois é a ação humana que gera e modifica o fenômeno patrimonial.

III. Antes da criação do método das partidas dobradas, a Contabilidade, na sua forma rudimentar, não era capaz de avaliar bens, direitos e obrigações.

IV. No início do século XX, houve uma queda da Escola Europeia e a ascensão da Escola Norte-Americana.

V. Hatfield escreveu três volumes entre 1909-1910, em que conceituou a contabilidade como a “Ciência Econômica das Entidades”.

Estão corretas apenas as afirmativas:

a) III e IV.

b) I, II e IV.

c) I, III e V.

d) I, II, III e V.

Comentário:

Vamos analisar cada um dos itens:

I. A primeira literatura contábil relevante elaborada pelo Frei Luca Pacioli, em 1494, consolida o método das partidas dobradas. VERDADEIRO, o método das partidas dobradas se consolidou com a publicação de Luca Pacioli em 1494, entretanto a teoria já era utilizada na Toscana, Itália desde o Século XIV.

II. A Contabilidade é uma Ciência Social Aplicada, pois é a ação humana que gera e modifica o fenômeno patrimonial. VERDADEIRO, a Contabilidade é uma ciência social e que está presente em nosso dia a dia de diversas formas sendo produzida e modificada através das ações humanas durante sua vivência na sociedade.

III. Antes da criação do método das partidas dobradas, a Contabilidade, na sua forma rudimentar, não era capaz de avaliar bens, direitos e obrigações. FALSO, antes da publicação de Luca Pacioli sobre o método das partidas dobradas ela já era utilizada na Toscana, Itália desde o Século XIV, e já era capaz de avaliar bens, direitos e obrigações.

IV. No início do século XX, houve uma queda da Escola Europeia e a ascensão da Escola Norte-Americana. VERDADEIRO, no século XX houve a queda da Escola Europeia e a ascenção da Escola Norte Americana.

V. Hatfield escreveu três volumes entre 1909-1910, em que conceituou a contabilidade como a “Ciência Econômica das Entidades”. FALSO, “Ciência Econômica das Entidades” foi conceituado por Fabio Besta no século XIX na obra La Ragioneria, os três volumes entre 1909-1910.

Gabarito: B.

Tipos de Prova: Tipo 01 Branca Q35 / Tipo 02 Verde Q33 / Tipo 03 Amarelo Q36 / Tipo 04 Azul Q34

Você nos encontra em:
BLOG: www.momentodeestudar.com.br
Assine nossa NEWSLETTER: https://goo.gl/E8D7Pd
FACEBOOK: www.facebook.com/momentodeestudar
GRUPO NO FACEBOOK: www.facebook.com/groups/184823698542240/
YOUTUBE: www.youtube.com/momentodeestudar
INSTAGRAM: @momentodeestudar
Cadastre-se na nossa Lista de Transmissão no Whatsaap https://goo.gl/forms/6IfRUEuEbD6QaotY2




Eliane Reis

Fundadora do Momento de Estudar. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia. Servidora Público Federal como Técnico Administrativo em Educação. Especialista em Gestão de Negócios e Marketing. Professora desde 2016. Acredita que a educação muda vidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

error: Conteúdo Bloquado!!