Questão 36 – CFC 2018.2|Exame de Suficiência

(CFC/Consulplan/2018.2/Q36) De acordo com Iudícibus, Marion e Faria (2009), no começo do século XX presenciou-se a queda da chamada Escola Europeia (mais especificamente a Italiana) e a ascensão da chamada Escola Norte-Americana no mundo contábil. Em relação às razões que resultaram na ascensão da Escola Norte-Americana, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Ênfase ao Usuário da Informação Contábil: a Contabilidade é apresentada como algo útil para a tomada de decisões, evitando-se endeusar demasiadamente a contabilidade; atender os usuários é o grande objetivo.
( ) Ênfase à Contabilidade Aplicada: como herança dos ingleses e transparência para os investidores das sociedades anônimas (e outros usuários) nos relatórios contábeis, a auditoria é muito enfatizada.
( ) Ênfase a uma Contabilidade Teórica: principalmente à Contabilidade Gerencial. Ao contrário dos europeus, não havia uma preocupação com a teoria das contas, ou querer provar que a Contabilidade é uma ciência.
( ) Universidades em busca de qualidade: grandes quantias para as pesquisas no campo contábil, o professor em dedicação exclusiva e o aluno em período integral valorizavam o ensino nos Estados Unidos.

A sequência está correta em

a) V, F, F, V.
b) V, V, V, V.
c) F, V, V, F.
d) F, F, F, F.

Comentário: Com a Escola Americana a Contabilidade deixou de ser basicamente normativa e baseada em conceitos econômicos e passou a se basear em uma abordagem informacional e mais ligada à pesquisa positiva em ciências sociais. A visão positiva disseminada nas escolas americanas baseia-se no levantamento de hipóteses a respeito do comportamento dos agentes, ou da firma, frente à informação contábil; utilização de um referencial teórico para embasar as hipóteses utilizadas; teste das mesmas com dados empíricos e conclusões no sentido de aceitar ou refutar as hipóteses dentro da ideia geral de construção de uma teoria com poder explicativo e preditivo.

Vamos analisar cada um dos itens:
( ) Ênfase ao Usuário da Informação Contábil: a Contabilidade é apresentada como algo útil para a tomada de decisões, evitando-se endeusar demasiadamente a contabilidade; atender os usuários é o grande objetivo. VERDADEIRO, a escola americana intensificou a ideia de satisfazer as necessidades do usuário por informações como o objetivo da contabilidade.

( ) Ênfase à Contabilidade Aplicada: como herança dos ingleses e transparência para os investidores das sociedades anônimas (e outros usuários) nos relatórios contábeis, a auditoria é muito enfatizada. FALSO, é muito enfatizado a necessidade dos usuários por informações capazes de contribuir na tomada de decisões.

( ) Ênfase a uma Contabilidade Teórica: principalmente à Contabilidade Gerencial. Ao contrário dos europeus, não havia uma preocupação com a teoria das contas, ou querer provar que a Contabilidade é uma ciência. FALSO, desde o início da formação das escolas existe uma preocupação com as contas e o que elas representam.

( ) Universidades em busca de qualidade: grandes quantias para as pesquisas no campo contábil, o professor em dedicação exclusiva e o aluno em período integral valorizavam o ensino nos Estados Unidos. VERDADEIRO, a dedicação dos professores, pesquisadores e alunos valorizam a profissão tanto nos Estados Unidos como em qualquer outro país.

Gabarito: A (V, F, F, V).
Tipos de Prova: Tipo 01 Branca Q35 / Tipo 02 Verde Q35 / Tipo 03 Amarelo Q34 / Tipo 04 Azul Q35

 

Você nos encontra em:
BLOG: www.momentodeestudar.com.br
Assine nossa NEWSLETTER: https://goo.gl/E8D7Pd
FACEBOOK: https://www.facebook.com/momentodeestudar
GRUPO NO FACEBOOK: www.facebook.com/groups/184823698542240/
YOUTUBE: www.youtube.com/momentodeestudar
INSTAGRAM: @momentodeestudar
Cadastre-se na nossa Lista de Transmissão no Whatsaap https://goo.gl/forms/6IfRUEuEbD6QaotY2

 




Eliane Reis

Fundadora do Momento de Estudar. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia. Servidora Público Federal como Técnico Administrativo em Educação. Especialista em Gestão de Negócios e Marketing. Professora desde 2016. Acredita que a educação muda vidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

error: Conteúdo Bloquado!!