Questão 38 – CFC 2016.2|Exame de Suficiência

(CFC/2016.2/Q38/Bacharel) Uma Sociedade Empresária mensura suas propriedades para investimento ao Valor Justo, tal como previsto pela NBC TG 28 (R3) – PROPRIEDADES PARA INVESTIMENTO, mas deixou de apresentar, em sua nota de conciliação dos valores contábeis da Propriedade de Investimento no início e no fim do período, o item “ganhos ou perdas líquidos provenientes de ajustes de valor justo”.
Essa omissão restringiu a capacidade analítica do usuário e, entre outras perdas de qualidade, prejudicou o valor confirmatório.
De acordo com o disposto pela NBC TG ESTRUTURA CONCEITUAL – ESTRUTURA CONCEITUAL PARA ELABORAÇÃO E DIVULGAÇÃO DE RELATÓRIO CONTÁBIL-FINANCEIRO, o valor confirmatório é uma das marcas da característica qualitativa da:

a) Materialidade.
b) Relevância.
c) Representação Fidedigna.
d) Tempestividade.

Comentário: O caso apresentado é um exemplo de uma característica qualitativa fundamental que nesse caso representa a falta de relevância (alternativa B), onde o valor confirmatório foi prejudicado com a omissão de uma informação que restringiu a capacidade analítica do usuário. Comentando as demais alternativas são também características qualitativas a Representação fidedigna (alternativa C) e Tempestividade (alternativa D). Representação Fidedigna refere-se que a informação precisa ser completa, neutra e livre de erro. Já a Materialidade (alternativa A) estabelece que a contabilidade não deve se preocupar com valores ou fatos irrelevantes, tanto do ponto de vista de registro como de controle.
Gabarito B.

Resolução em vídeo:

Contatos e informações:
Facebook: www.facebook.com/momentodeestudar/
Grupo no Facebook para o Exame de Suficiência: www.facebook.com/groups/184823698542240/
Sobre o Curso Preparatório Exame de Suficiência >> https://goo.gl/nXCJAj
Para se inscrever no curso >> https://goo.gl/forms/eBZHn62AU7AEWDWU2
Contato: momentodeestudar@gmail.com




Eliane Reis

Fundadora do Momento de Estudar. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia. Servidora Público Federal como Técnico Administrativo em Educação. Especialista em Gestão de Negócios e Marketing. Professora desde 2016. Acredita que a educação muda vidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

error: Conteúdo Bloquado!!