Contabilidade Geral

Revisão CFC 2024.1 | CPC 00

As questões apresentadas foram comentadas em vídeo (logo abaixo) para a Revisão para o Exame de Suficiência Contábil CFC 2024.1. Logo abaixo das questões vou deixar o vídeo com a aula teórica sobre o CPC 00 e também os comentários dessas questões em vídeo. Bons estudos!

Lista de Questões – CPC 00

01. (CFC/Consulplan/2023.2/Q33) De acordo com a NBC TG Estrutura Conceitual – Estrutura Conceitual para Relatório Financeiro, receitas e despesas são os elementos das demonstrações contábeis que se referem ao desempenho financeiro da entidade.

As receitas são aumentos nos ativos ou reduções nos passivos, que resultam em aumentos no patrimônio líquido, EXCETO aqueles referentes a:

a) Vendas de itens do ativo imobilizado.

b) Contribuições de detentores de direitos sobre o patrimônio.

c) Reconhecimento do resultado positivo de sociedades controladas.

d) Prestação de serviços que não representam a atividade fim da entidade.

02. (CFC/Consulplan/2023.2/Q44) De acordo com a NBC TG Estrutura Conceitual, sob o conceito de manutenção de capital físico, quando o capital é definido em termos de capacidade produtiva física, o lucro representa o aumento desse capital ao longo do período.

Nesse sentido, as mudanças de preços que afetem os ativos e passivos da entidade são vistas como mudanças na mensuração da capacidade produtiva física da entidade; portanto, elas devem ser tratadas como:

a) Resultados não operacionais e inscritos no patrimônio líquido.
b) Receitas que contribuirão para composição do caixa da empresa.
c) Lucros e que não fazem parte da demonstração do resultado do exercício.
d) Ajustes para manutenção de capital que fazem parte do patrimônio líquido.

03. (CFC/Consulplan/2023.1/Q41) Para elaboração das demonstrações financeiras do exercício social findo em 31/12/2022, o contador de uma sociedade empresária analisava a classificação e mensuração dos seguintes ativos:

1. Participação societária com intenção de venda no curto prazo;
2. Valores a receber de clientes com prazo de vencimento de 500 dias;
3. Estoque de mercadorias cujo valor estimado de venda é inferior ao seu custo de aquisição;
4. Carteira de recebíveis (decorrentes de vendas a prazo) usualmente destinada à negociação para recebimento antecipado ao vencimento desses valores.

Considerando o disposto na NBC TG Estrutura Conceitual – Estrutura Conceitual para Relatório Financeiro, na NBC TG 16 (R2) – Estoques, NBC TG 12 – Ajuste a Valor Presente e no NBC TG 48 – Instrumentos Financeiros, as bases de mensuração a serem utilizadas para os quatro ativos descritos acima devem ser as seguintes, respectivamente:

a) 1. Valor justo 2. Valor presente 3. Valor justo 4. Valor presente
b) 1. Valor justo 2. Valor justo 3. Valor realizável líquido 4. Valor presente
c) 1. Valor justo 2. Valor presente 3. Valor realizável líquido 4. Valor justo
d) 1. Valor realizável líquido 2. Valor presente 3. Valor realizável líquido 4. Valor justo

04. (CFC/Consulplan/2023.1/Q33) Segundo a Norma Brasileira de Contabilidade – NBC TG – Estrutura Conceitual, as características qualitativas de informações financeiras úteis se aplicam a informações financeiras fornecidas nas demonstrações contábeis, bem como a informações financeiras fornecidas de outras formas.

Nesse sentido, se as informações financeiras devem ser úteis, elas devem apresentar características qualitativas fundamentais além daquelas de melhoria, que visam aumentar sua utilidade.

Classifique as características qualitativas da informação contábil apresentadas a seguir em Fundamental (F) e de Melhoria (M).

( ) Capacidade de Verificação.
( ) Comparabilidade.
( ) Compreensibilidade.
( ) Relevância.
( ) Representação fidedigna.
( ) Tempestividade.

A sequência está correta em

a) F, F, M, M, F, M.
b) F, M, F, F, M, F.
c) M, M, F, M, F, F.
d) M, M, M, F, F, M.

05. (CFC/Consulplan/2022.2/Q34) Os elementos reconhecidos nas demonstrações contábeis são quantificados em termos monetários. Isso exige a seleção de uma base de mensuração. A base de mensuração é uma característica identificada de item sendo mensurado.

Aplicar a base de mensuração a ativo ou passivo cria uma mensuração para esse ativo ou passivo e para as respectivas receitas e despesas.

De acordo com o disposto na NBC TG – Estrutura Conceitual para relatório financeiro, NÃO é (são) considerado(s) como base de mensuração do Valor Atual de item a ser mensurado:

a) Valor justo.
b) Custo histórico.
c) Custo corrente.
d) Valor em uso e Valor de Cumprimento.

06. (CFC/Consulplan/2022.2/Q35) Conhecer as normas que regem um negócio ou uma profissão é fundamental para o desenvolvimento, a valoração e a permanência da empresa e do profissional no mercado. O desconhecimento de normatizações e regulamentações pode prejudicar a empresa e, por isso, é muito importante que o profissional de contabilidade busque sua certificação e constante atualização. Considerando as definições constantes na NBC TG – Estrutura Conceitual para relatório financeiro, relacione adequadamente os termos apresentados aos seus respectivos significados.

1. Classificação.
2. Prudência.
3. Desreconhecimento.
4. Agregação.
5. Recurso econômico.

( ) Parte ou totalidade de determinado ativo ou passivo é apartada (retirada) do Balanço Patrimonial da entidade.
( ) Organização de itens que compõem os demonstrativos financeiros com base em características compartilhadas para fins de apresentação e divulgação.
( ) Soma de ativos, passivos, patrimônio líquido, receitas ou despesas que possuem características compartilhadas e são incluídas na mesma classificação.
( ) Direito que tem potencial de produzir benefícios econômicos.
( ) Exercício de cautela ao fazer julgamentos sob condições de incerteza.

A sequência está correta em

a) 4, 2, 1, 5, 3.
b) 3, 4, 1, 2, 5.
c) 2, 5, 4, 3, 1.
d) 3, 1, 4, 5, 2.

07. (CFC/Consulplan/2022.2/Q36) Considerando o processo e os critérios de reconhecimento e desreconhecimento, além de outras conceituações existentes na NBC TG – Estrutura Conceitual para relatório financeiro, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Reconhecimento é o processo de captação para inclusão no balanço patrimonial e na demonstração do valor adicionado de item que não atenda à definição de um dos elementos das demonstrações contábeis.

( ) Reconhecimento de ativo ou passivo específico é apropriado se fornecer não apenas informações relevantes, mas também representação fidedigna desse ativo ou passivo e de quaisquer receitas, despesas ou mutações do patrimônio líquido resultantes.

( ) Somente itens que atendam à definição de ativo, passivo ou patrimônio líquido devem ser reconhecidos no Balanço Patrimonial. De igual forma, somente itens que atendem à definição de receitas ou despesas devem ser reconhecidos na Demonstração do Resultado e na Demonstração do Resultado Abrangente. Contudo, nem todos os itens que atendem à definição de um desses elementos devem ser reconhecidos.

( ) Não é possível definir precisamente quando o reconhecimento de um ativo ou passivo fornece informações úteis aos usuários das demonstrações contábeis, a um custo que não supere seus benefícios.

A sequência está correta em

a) V, F, F, V.
b) F, V, V, V.
c) V, V, F, F.
d) F, V, F, V.

08. (CFC/Consulplan/2022.1/Q33) De acordo com a NBC-TG Estrutura Conceitual para relatório financeiro, a entidade que reporta informações sobre seus ativos, passivos, patrimônio líquido, receitas e despesas apresenta e divulga informações em suas demonstrações contábeis. Para que a comunicação de informações seja efetiva e permita aprimorar a relevância, representação fidedigna, compreensibilidade e comparabilidade, deve considerar os seguintes critérios, EXCETO:

a) Classificar informações de maneira a agrupar itens similares e separar itens diferentes.
b) Concentrar-se em princípios e objetivos de divulgação e apresentação em vez de concentrar-se em regras.
c) Considerar o princípio de que as descrições padronizadas são mais úteis do que as informações específicas da entidade.
d) Agregar informações de tal modo que não sejam obscurecidas por detalhes desnecessários ou por agregação excessiva.

09. (CFC/Consulplan/2021.2/Q36) “Quase 25 anos depois de sua morte, Renato Russo ainda significa dinheiro. Prova disso é a disputa judicial entre os músicos Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá com Giuliano Manfredini, filho de Renato Russo, líder da banda Legião Urbana até seu falecimento, em 1996. Após anos de batalha judicial, a Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), por maioria de votos, proferiu a sentença parcialmente favorável aos músicos Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá em relação ao uso da marca ‘Legião Urbana’ em suas atividades artísticas sem autorização de Giuliano Manfredini. A sentença parcialmente favorável adotou uma das soluções juridicamente válidas para o caso e não afetou a titularidade da marca, que permanece com a ‘Legião Urbana Produções Artísticas Ltda.’, com a prerrogativa de comercializar produtos oficiais e tomar ações de proteção da marca. Os músicos podem fazer uso limitado da mesma, no exclusivo exercício de sua atividade profissional.”
(Supremo Tribunal de Justiça. Notícias. Decisão. 29/06/2021. Disponível em: https://www.stj.jus.br/sites/portalp/Paginas/Comunicacao/Noticias/
29062021-Musicos-da-Legiao-Urbana-mantem-direito-de-uso-da-marca-em-apresentacoes-artisticas.aspx. Acesso em: 15/09/2021.)

Considerando o texto apresentado e o disposto na NBC TG – Estrutura Conceitual, sobre a marca “Legião Urbana” é correto afirmar que:

a) Não é um Ativo, pois pertence a Giuliano Manfredini, se constituindo em apenas parte dos bens de sua herança.
b) É um Ativo, pois se trata de um bem intangível e, portanto, preenche o único critério exigido para ser reconhecido como tal: ser um bem ou um direito.
c) Não é um Ativo, já que a entidade não possui controle sobre ela, sendo um bem intangível; portanto, não se pode afirmar que irá gerar benefícios econômicos.
d) É um Ativo, pois preenche os critérios para ser reconhecido como tal: trata-se de um recurso controlado pela entidade; é resultante de eventos passados; e, possui potencial de gerar benefícios econômicos.

10. (CFC/Consulplan/2019.1/Q42) Com base na Resolução CFC nº 1.374/2011 – NBC TG Estrutura Conceitual, as “Demonstrações Contábeis tem por finalidade satisfazer as necessidades comuns da maioria dos seus usuários, uma vez que quase todos eles utilizam essas demonstrações contábeis para a tomada de decisões econômicas”. Considerando o disposto na referida resolução, NÃO é uma decisão econômica comum a maior parte dos usuários:

a) Determinar políticas tributárias.
b) Determinar a distribuição de lucros e dividendos.
c) Decidir quando comprar, manter ou vender instrumentos patrimoniais.
d) Determinar quais instrumentos de controle gerencial são melhores para mensurar o desempenho organizacional.

Vai prestar o Exame de Suficiência ou estuda para Concurso Públicos e precisa aprender Contabilidade para Concursos do absoluto Zero ou está na Graduação e precisa reforçar seus estudos? Venha estudar com a gente!

🎯MATRICULE-SE no Momento de Estudar para o CRC: https://www.momentodeeestudar.com.br/mdecrc

Todos os demais cursos e redes sociais estão disponíveis no link: https://www.momentodeestudar.com.br/links

Está estudando contabilidade? Faça parte da nossa comunidade:




Eliane Reis

Fundadora do Momento de Estudar. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia. Servidora Público Federal como Técnico Administrativo em Educação. Especialista em Gestão de Negócios e Marketing. Professora desde 2016. Acredita que a educação muda vidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

error: Conteúdo Bloquado!!