7 meses em Quarentena – O tempo passa

No último dia 23 de outubro completei 7 meses de quarentena e trabalho remoto por causa da pandemia de Coronavírus. Gostaria de aproveitar esse marco para compartilhar uma reflexão que tenho feito e que se encaixa tão bem ao nosso tema principal aqui do Blog que é estudo. É inegável dizer que fui muito abençoada até aqui por passar pela pandemia de forma digna, sem afetar minha família, por ter todas minhas necessidades atendidas de forma suficiente para a subsistência da minha família, por não termos sidos infectados até agora (ou pelo menos ao nosso conhecimento) e por tudo isso sou muita grata.

E de certa forma os estudos me possibilitaram estar aqui de forma mais tranquila trabalhando em casa. Durante todos esses meses, dia após dia, agradeço a Deus pela oportunidade, lembrei de todos os lugares que trabalhei até chegar ao cargo que desempenho hoje, lembrei de tantos colegas de trabalho que tive até hoje, lembrei do quanto estudei até hoje, de quando comecei esse blog e esse trabalho. Toda essa “tranquilidade” só está sendo possível porque eu priorizei a educação anos atrás e tomei algumas decisões que me trouxeram ao meu momento atual.

Vamos ao relato: Os primeiros dias foram de susto sem saber ao certo o que iria acontecer, como reagir, o que fazer mas com a certeza que as medidas sanitárias deveriam ser seguidas a risca aqui em casa porque moro com meus pais que já estão no grupo de risco. E assim seguimos e estamos até hoje. Num segundo momento a preocupação com a saúde mental também entrou em questão já que sofro de ansiedade e as vezes as crises podem atrapalhar um pouco meus planos e de fato atrapalharam bastante principalmente nos últimos dois meses. Mas seguimos e estamos aqui até hoje.

No início, conversando com alunos, amigos e colegas resolvi postar algumas dicas de cursos gratuitos para que pudéssemos aproveitar melhor o tempo em casa. Mesmo sabendo que nem todos estavam em completa quarentena, que muitos precisavam sair de casa para trabalhar mesmo na pandemia, achei importante fazer essas postagens porque por mais que trabalhássemos fora de casa, com todos os lugares fechados seria impossível ir a baladinhas ou frequentar religiões ou grupos de pessoas e então teríamos todos mais tempo para nos dedicar a alguma coisa. E por que não aproveitar melhor o tempo lendo um livro, participando de um curso gratuito? Melhorando nosso currículo? E foi muito interessante ver a quantidade de oportunidades que surgiram durante esses tempos difíceis. Foram muitas oportunidades, algumas gratuitas e outras com valores simbólicos.

Eu aproveitei para estudar inglês pois tinha acabado de me matricular no curso de inglês da Carina Fragozo e também aproveitei para atualizar e regravar aulas no Preparatório para o Exame de Suficiência (que ainda estou regravando). Num primeiro momento houve um “bum” de produtividade e depois percebi que o pessoal foi relaxando, inclusive eu por causa da crise de ansiedade nos dois últimos meses, e talvez eu venha a tratar desse assunto por aqui no futuro.

Sei que cada um teve uma realidade bastante diferente nessa pandemia mas o que queria realmente que você refletisse é que independente da situação, os dias passam, o tempo passa. O tempo passa de qualquer jeito! Fato! E o que fizemos durante esse tempo? Independente da pandemia o tempo passou e o que você fizemos nos últimos anos? A pandemia chegou e bagunçou muita coisa nas nossas vidas e o que você fez durante a pandemia? A pandemia continua, encontramos formas de continuar muitas das nossas atividades e ainda é incerto o futuro, e o que você pensa em fazer nos próximos meses? Se você sempre adiou planejar e executar seus planos agora durante a pandemia quando você não podia sair com os amigos, ir a igreja ou frequentar as aulas você conseguiu executar algum dos seus planos? Durante esse tempo você fez novos planos? Você já começou a colocar em prática? Se não começou ainda, coloque! Comece! O tempo vai passar, com coronavírus ou sem, com saúde ou sem, com alegrias ou sem, o tempo passa de qualquer jeito e muitas vezes o que nos motiva a seguir em frente é saber que nosso trabalho ou nossos planos e projetos dependem da gente, as vezes de forma exclusiva. Isso nos dá um motivo maior para superar os obstáculos.

E hoje 7 meses depois, trabalhando em casa e saindo exclusivamente para ir ao supermercado e/ou farmácia posso dizer que mesmo com toda ansiedade que tentei superar em vários momentos esse blog e todo o trabalho que desenvolvo aqui foram e são grandes aliados para que eu superasse vários obstáculos. Porque nem sempre todo o período foi confortável, por mais que eu consiga me adaptar muito bem trabalhando em casa, não é fácil dividir a casa com a família que muitas vezes não entende suas necessidades, não é fácil ficar longe dos amigos, não é fácil ver o sofrimento das pessoas que você gosta, ver amigos e familiares ficando desempregados, ver os comércios do seu bairro e cidade fechando, ver seus amigos perdendo familiares e ficar inseguro financeiramente por ter realizado grandes investimentos antes da pandemia, sem saber que tudo isso aconteceria.

Mas também foi um período muito rico para entender muita coisa que já me aconteceu, me conhecer melhor, entender minhas novas necessidades e também entender que algumas necessidades que eu tinha antes agora já não fazem tanto sentido. Como uma colega do trabalho disse “a Eliane entrou num retiro espiritual dentro de casa” e ela não estava errada, foram muitas reflexões, meditações, leituras e orações e hoje posso dizer que realinhei minhas necessidades, planos futuros e hoje trabalho com muito mais vontade de realizar outros objetivos pessoais que se tornaram inadiáveis com a pandemia. E posso dizer que hoje enquanto escrevo esse texto eu encerro outro período muito importante na minha vida por entender que não faz mais sentido para mim.

E espero que você também possa entender que o tempo passa, que apesar dos obstáculos o tempo vai passar de qualquer jeito e se não nos colocarmos em movimento estaremos perdendo tempo e vitalidade por projetos que podem ser muito importantes para sua vida no futuro ou então fazer muita falta. Por isso não perca tempo, realinhe seu foco e objetivos e coloque em prática. E por isso venho postando o “Mantenha o foco” todas as manhãs lá nos stories do meu instagram @momentodeestudar porque manter o foco é fundamental, afinal, ao que parece, ainda teremos um longo período de pandemia até encontrarmos uma solução viável para tudo isso. E quando for necessário parar para respirar, pare mas pare com a certeza que o foco ainda existe e que você só parou para tomar folego, como precisei fazer em setembro. Mantenha o foco!

E você? O que aprendeu nessa pandemia?

Faça parte dessa comunidade:
BLOG: www.momentodeestudar.com.br
FACEBOOK: www.facebook.com/momentodeestudar
GRUPO NO FACEBOOK: www.facebook.com/groups/184823698542240/
YOUTUBE: www.youtube.com/momentodeestudar
INSTAGRAM: @momentodeestudar
Telegram: https://t.me/momentodeestudar
Email: momentodeestudar@gmail.com




Eliane Reis

Fundadora do Momento de Estudar. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia. Servidora Público Federal como Técnico Administrativo em Educação. Especialista em Gestão de Negócios e Marketing. Professora desde 2016. Acredita que a educação muda vidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

error: Conteúdo Bloquado!!