Baixo índice de aprovação entre os inscritos no Exame de Suficiência CFC

O Conselho Federal de Contabilidade publicou o índice de aprovação no Exame de Suficiência 2016.2. O índice apresentado pelos candidatos foi muito baixo, sendo 21,73% do total representando 8.947 inscritos.

estatistica-dos-aprovados-cfc-pelo-suficiencia-contabil

Como evitar a reprovação? Diante da experiência com a nossa primeira turma preparatória acredito que o baixo índice reflete muitos pontos que ainda precisam ser melhorados nos candidatos como:

  • a crença de que o conhecimento universitário é suficiente para o Exame: a grande maioria dos alunos chegam ao final da graduação com conceitos fragmentados, talvez fruto de um estudo decorado em véspera de data de prova e sem a preocupação com a futura vida profissional.
  • deixar o estudo para cima da hora não dando valor em uma preparação a longo prazo de forma programada: acredito que esse é o pior vício da maioria dos candidatos. Estudar em cima da hora como é a tradição da maioria dos estudantes universitários não ajuda na vida profissional e muito menos na preparação para seleções maiores como o exame de suficiência ou concursos. É preciso tempo e dedicação com introdução de pequenas etapas sistematicamente.
  • não aperfeiçoar os conhecimentos básicos das disciplinas: em geral quando o recém bacharel sai da universidade ele carrega consigo conceitos básicos bastante fragmentados e é sim necessário um aprofundamento até mesmo daquilo que ele acha que sabe. É preciso humildade para iniciar do zero e resolver dúvidas que surgiram nos primeiros períodos do curso.
  • Se preocupar demais com conhecimentos técnicos: Não é necessário ler todos os pronunciamentos ou normas técnicas para o exame, o candidato precisa de um bom material já preparado visando o exame e já selecionado com os principais pontos a serem estudados.
  • Estudar apenas o que gosta: é preciso entender que praticamente metade da prova é de contabilidade geral e que as demais questões estão relacionadas a outras disciplinas que também vão cair no exame. Uma única questão pode decidir uma aprovação e é preciso estar preparado para elas.
  • Não resolver questões de exames anteriores: Esse também é outro grande erro presente nos candidatos, é preciso estudar a teoria e também preciso resolver muitas questões de exames anteriores. É através dessa resolução que as dúvidas surgem e então podemos sanar os equívocos deixados pelo material teórico. É também nesse momento que entendemos o que a banca vai cobrar e como vai cobrar, já que o padrão de uma banca é bastante parecido entre os exames aplicados.

Não deixe para a última hora, entre para o nosso próximo grupo de estudos para o Exame de Suficiência CFC 2017.1.

Nosso Grupo no facebook >> https://www.facebook.com/groups/184823698542240/

Fãpage >> https://www.facebook.com/momentodeestudar/

Informações sobre a próxima turma preparatória para o Exame de Suficiência CFC 2017.1 >> https://momentodeestudar.com.br/curso-preparatorio-exame-su…/
Inscrições >> https://goo.gl/forms/eBZHn62AU7AEWDWU2

Contato: momentodeestudar@gmail.com




Eliane Reis

Fundadora do Momento de Estudar. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia. Servidora Público Federal como Técnico Administrativo em Educação. Especialista em Gestão de Negócios e Marketing. Professora desde 2016. Acredita que a educação muda vidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

error: Conteúdo Bloquado!!