Como começar? 10 dicas para você começar a estudar

Como começar a estudar? Talvez essa seja uma das perguntas mais comuns entre aqueles que sentem dificuldade para iniciar os estudos ou então para aqueles que já iniciaram, mas que não conseguem dar continuidade ao projeto. O primeiro passo que precisamos considerar é que ninguém começa a estudar hoje e logo no primeiro dia consegue uma carga horária de muitas horas líquidas de estudo e nem conseguem compreender todo o conteúdo de uma só vez. Quando vemos pessoas que se dizem estudar por horas devemos ter em mente de que elas não iniciaram hoje e que para conseguir essa produtividade, elas precisaram passar por um processo crescente até atingirem o resultado atual!

A seguir vou listar 10 dicas para você começar a estudar. Essas dicas vão te ajudar a tirar seu projeto do papel caminhando para realização de um sonho de forma produtiva e gratificante

1. É importante considerar que não existem milagres e que o esforço pessoal é o motor mais potente na hora de correr atrás dos seus objetivos.

2. É importante saber qual seu foco. Você quer ser aprovado em um concurso? Conseguir uma bolsa de estudos? Ser aprovado em um processo seletivo importante? Saiba seu foco, pois ele será a peça chave na busca diária de motivação para o desenvolvimento do seu projeto.

3. Considerando seu foco busque estabelecer o passo a passo para chegar até a realização do seu objetivo. Existem datas ou prazos fixados? Quanto tempo você tem até sua prova ou seleção?

4. Quanto tempo diário você tem para se dedicar ao seu projeto? Você trabalha e precisa conciliar seu tempo com o desenvolvimento do projeto? Tem tempo livre para se dedicar? Possui outras atividades diárias e precisa administrar o tempo para conseguir se dedicar? Considere todas as suas atividades diárias e tente encontrar formas  de encaixar o desenvolvimento do seu projeto pelo maior tempo disponível.

5. Com seu foco em mãos e considerando que sua disponibilidade já foi estabelecida é hora de fazer um planejamento de como será o desenvolvimento do seu projeto. Liste tudo que você vai precisar para desenvolver seu projeto: cursos, materiais, objetos escolares…

6. Escolha um local tranquilo para estudar, ele será seu “cantinho de estudos”. Ele deve ser limpo e silencioso, caso não seja possível procure uma biblioteca mais próxima de você.

7. Estando ciente do seu foco, feito o planejamento de como alcança-lo é hora de iniciar seu projeto. Iniciando os trabalhos: o desenvolvimento do seu projeto precisa ser diário para que você acostume seu corpo e a você mesmo. É preciso criar um hábito, estudar é nada mais que um hábito!

8. Cuide da sua alimentação e pratique atividades físicas, lembre-se também que dormir é tão importante quanto estudar!

9. Quando bater o cansaço lembre-se sempre dos motivos que te levaram a buscar seu projeto. Lembrar-se dos motivos para seguir esse caminho nos ajudam a nos mantermos firmes no nosso objetivo.

10. Ainda quando o cansaço bater se force por alguns minutos a mais para continuar estudando. Dessa forma você se força a continuar e quando perceber a cada dia vai conseguir se manter estudando por momentos a mais que o dia anterior. Estude hoje meia hora, amanhã 45 minutos e aumente o tempo de estudo continuamente, quando perceber já estará estudando por horas sem sofrer tanto.

Como dissemos estudar nada mais é do que um hábito! Você precisa tornar essa atividade diária para que você consiga visualizar o andamento do projeto. Quando percebemos que estamos saindo da primeira etapa e estamos conquistando mais degraus ficamos mais animados com o projeto e logo quando você perceber já estará estudando por horas, dias, meses… Lógico que nada é da noite para o dia como disse anteriormente, mas é importante ter noção de que estudar é um projeto possível e que pode nos render bons frutos.

E você? Qual seu foco? Já montou seu planejamento? Vamos juntos tirar os projetos do papel!

Tenha foco! Abraços!

Eliane Reis

Fundadora do Momento de Estudar. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia. Servidora Público Federal como Técnico Administrativo em Educação. Especialista em Gestão de Negócios e Marketing. Professora desde 2016. Acredita que a educação muda vidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

error: Conteúdo Bloquado!!