Exame de Suficiência: Passou a prova e agora? O que fazer?

Primeiro parabéns pela coragem de se colocar em teste. Toda prova é uma surpresa pois por mais que você tenha se preparado e estudado as provas anteriores, tudo pode acontecer durante a prova e pode vir qualquer coisa na prova. Mas agora que você já se testou precisamos aguardar o Resultado Final. Nesse momento você pode estar em uma das situações a seguir:

Conferiu o gabarito preliminar e obteve a pontuação superior a 25 pontos: PARABÉNS! Você foi aprovado(a). Lembre-se que mesmo que alguma questão seja anulada sua pontuação não irá diminuir caso você tenha acertado a questão. Caso alguma questão seja anulada e você tenha errado você ganhará mais um ponto e dessa forma você aumentará sua pontuação. E se houver troca de gabarito sua situação pode mudar, por isso você precisa ficar atento(a) até a publicação do Resultado Final.

Conferiu o gabarito preliminar e obteve a pontuação igual a 25 pontos: Você está levemente APROVADO! Explico… pode ser que a banca decida trocar o gabarito de alguma questão e nesse caso se você tiver acertado a questão e a banca trocar o gabarito você poderá perder um ponto. Por isso precisamos aguardar o Gabarito Definitivo para comemorar. 

Conferiu o gabarito preliminar e obteve a pontuação entre 21 e 24 pontos: Você está em cima do MURO! Você pode enviar um Recurso e logo abaixo nesse texto vou explicar como funciona mas aqui esteja ciente que independente se você enviar ou não um recurso todas as decisões da banca afetam todos os candidatos. O Gabarito pode ter uma questão anulada ou troca de gabarito. Então esteja atento(a) ao Resultado Definitivo.

Conferiu o gabarito preliminar e obteve a pontuação menor que 25 pontos: Caso não esteja em “cima do muro” como no item anterior aqui você está realmente REPROVADO! Bem… nesse caso não deu para você! Aproveite a prova para analisar todos os gabaritos e o que você tem errado, quais suas dúvidas. Aproveite a experiência da prova para identificar o que você possa ter feito de errado durante sua preparação ou ainda para iniciar uma preparação de forma séria e com dedicação. Talvez você já estivesse estudando mas mesmo assim ainda não chegou a hora e nesse caso entenda que você jamais começará do zero. Todo tempo dedicado a essa prova vai te dar como base para seus próximos estudos. Você só precisará continuar estudando e aperfeiçoando mais alguns pontos com dedicação. Sugiro que você assista o vídeo ‘Como ser aprovado no Exame de Suficiência’ e que não espere o próximo edital ser publicado para começar a estudar.

Sobre envio de RECURSOS: Qualquer candidato pode enviar um recurso dentro do prazo estabelecido no edital. O Recurso serve para que você questione o gabarito preliminar e argumente dizendo (com respeito) que a banca pode estar errada ou mostrando que a questão pode ter outra forma de resolução e que a questão precisa ser anulada ou que o gabarito pode ser trocado. 

Ao redigir o recurso seja detalhista, justifique com conteúdo teórico, utilize Normas, Leis e/ou uma base didática de algum livro teórico (principalmente de autores conhecidos na área). Alguns professores fazem modelos de recursos e até o ano anterior eu também fazia aqui no site. Porém ao utilizar um modelo de um recurso não envie o mesmo texto produzido pelo professor. O professor só te dá uma direção do que argumentar e por isso você precisa fazer seu próprio texto. Já imaginou que chato você no lugar do examinador lendo 300 textos iguais?! Tenha um diferencial e faça seu próprio texto.

Caso você não queria enviar um recurso não tem problema. Vários candidatos vão enviar e acabam enviando para todas as questões, as vezes até para as que não tem o que ser argumentado hehe…

Independente se você enviar ou não um recurso você e todos os candidatos serão impactados com a decisão da banca examinadora conforme eu comentei no início desse texto.

Após o período de Recursos precisamos aguardar o Resultado Definitivo que é publicado junto com as respostas aos recursos. E caso você tenha enviado um recurso, recebeu uma resposta sobre seu recurso e não tenha concordado você ainda poderá questionar com um novo recurso mas já adianto que raramente algo é alterado depois do Resultado Definitivo.

Histórico de ANULAÇÕES e TROCA DE GABARITOS: Esse é o histórico que levantei sobre anulações e trocas de gabaritos das últimas provas. 

Perceba que tudo pode acontecer, inclusive nada. Então esteja preparado(a)!

Se você não foi aprovado(a) ou não será aprovado após a publicação do Resultado Definitivo, oriento fortemente que você inicie sua preparação o quanto antes. Se você está em “cima do muro” você pode até esperar o Resultado Definitivo para então voltar a estudar e enquanto isso você terá um prazo maior de descanso. Mas se você já sabe que realmente não será aprovado e que não tem chances de anulações para alcançar a pontuação necessária eu oriento que você tire uma semana ou 15 dias para descansar mas que logo em seguida já retorne aos estudos para dessa vez estudar com dedicação. 

Caso não esteja matriculado(a) num curso preparatório pense na possibilidade de se matricular. As vezes nós tentamos fazer as coisas de forma mais barata limitados por nossos recursos mas o barato pode sair caro como é o caso de vários candidatos que prestam várias provas tentando aprovação e estudando por materiais gratuitos, sem uma sequência didática, sem um método de estudos. E eu te convido a estudar comigo no Momento de Estudar para o CRC onde você estudará com materiais completos com método de estudos, do curso completo e dos nossos bônus que você terá acesso por menos de uma pizza por mês por um período de acesso de 2 anos. Invista em você mesmo! Todas as informações estão nesse link: https://momentodeestudar.com.br/mdecrc

Excelente semana para todos nós!

Profª. Eliane Reis




Eliane Reis

Fundadora do Momento de Estudar. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia. Servidora Público Federal como Técnico Administrativo em Educação. Especialista em Gestão de Negócios e Marketing. Professora desde 2016. Acredita que a educação muda vidas.

2 thoughts on “Exame de Suficiência: Passou a prova e agora? O que fazer?

  • 28 Junho, 2021 at 22:39
    Permalink

    Prof!
    Você é maravilhosa e o seu trabalho é inspirador.
    Parabéns pela dedicação e que você receba em dobro por tudo que faz por cada um dos seus alunos.
    Beijos

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

error: Conteúdo Bloquado!!