Histórico da análise de recursos no Exame de Suficiência

Hoje quero falar um pouco sobre RECURSOS, respondendo as principais dúvidas que recebo em todas as edições do Exame de Suficiência. Em geral o período de recursos é previsto em edital logo após a publicação do Gabarito Preliminar. Se o candidato não concorda com o gabarito de alguma questão ele pode entrar com recursos pedindo a anulação da questão ou a troca de gabarito. Assim como acontece nos concursos públicos, existe um período para esse envio de recursos, em geral são dois dias. 

Na análise acima eu listei as questões que foram anuladas ou houve troca de gabarito pela banca examinadora baseado no meu banco de provas que já mostrei nas redes sociais! Fica observado que até a prova 2017.2 a banca organizadora era a Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) e a partir da prova CFC 2018.1 a banca organizadora foi a Consulplan (Consultoria e Planejamento em Administração).

Ao fazer um recurso o candidato precisa demonstrar que o Gabarito Preliminar está equivocado, respondendo e fundamentando a questão com embasamento teórico. Alguns professores elaboram modelos de recursos mas o candidato deve evitar a prática do Ctrl C e Ctrl V do modelo. O ideal é que o candidato, baseado no modelo proposto por algum professor, envie com suas palavras e fundamente conforme os conhecimentos teóricos que ele candidato possui e dessa forma acrescentando algo que o professor tenha proposto.

Após o envio do recuso a banca examinadora/organizadora do Exame tem um prazo para responder aos recursos enviados pelos candidatos e ela pode deferir (aceitar) ou indeferir (não aceitar). Após o deferimento ou não de um recurso existe ainda mais um período para reenvio de recursos caso o candidato ainda não se sinta satisfeito.

Aqui é importante responder algumas das principais dúvidas que recebo:

Eles são obrigados a aceitar meu recurso? NÃO! Ninguém é obrigado a nada rsrs muito menos a banca aceitar seu recurso. Agora falando sério, ela vai analisar de forma fundamentada e se ela não aceitar o recurso (não se sentir convencida) o Gabarito Preliminar fica mantido ou ela pode resolver trocar o gabarito da questão. Mas é importante entender que quem decide é a banca.

Como fica a pontuação de uma questão anulada? Caso a questão seja anulada todos ganham um ponto mas deve ficar o alerta que se você já tinha acertado a questão mediante Gabarito Preliminar esse ponto já foi contado por você, dessa forma seu acerto agora é uma anulação, sua pontuação final não vai ser alterada. E para aqueles que tinham errado a questão mediante Gabarito Preliminar, agora vão poder contar com um ponto referente a anulação e a pontuação final será alterada.

Caso o primeiro recurso seja indeferido eu posso enviar o recurso novamente? SIM! O candidato terá um prazo para reenviar o recurso sob novo ponto de vista mediante as respostas do recurso inicial. Mas infelizmente é raro que algum recurso enviado pela segunda vez consiga convencer a banca.

O que acontece se o candidato não enviar nenhum recurso? NADA! Os recursos podem ser enviados por todos os candidatos e pode ser que alguém resolva não enviar, caso ele não queira enviar está tudo bem! Algum outro candidato vai enviar. Se apenas um candidato enviar um recurso para determinada questão e a banca concordar com o questionamento ela (a banca) pode deferir (concordar) e resolver anular a questão ou então apenas trocar o gabarito. Então não faz muito sentido que todos enviem o mesmo recurso com a mesma fundamentação.

Caso tenha alguma dúvida que não respondi aqui deixe nos comentários que vou atualizando a postagem com as novas respostas ok?! Bons estudos pessoal!

Faça parte dessa comunidade: 
BLOG: www.momentodeestudar.com.br
FACEBOOK: www.facebook.com/momentodeestudar
GRUPO NO FACEBOOK: www.facebook.com/groups/184823698542240/
YOUTUBE: www.youtube.com/momentodeestudar
INSTAGRAM: @momentodeestudar
Telegram: https://t.me/momentodeestudar
Email: momentodeestudar@gmail.com




Eliane Reis

Fundadora do Momento de Estudar. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia. Servidora Público Federal como Técnico Administrativo em Educação. Especialista em Gestão de Negócios e Marketing. Professora desde 2016. Acredita que a educação muda vidas.

3 thoughts on “Histórico da análise de recursos no Exame de Suficiência

  • 1 Outubro, 2022 at 11:45
    Permalink

    A troca de gabarito para quem não entrou com o recurso me desponta caso eu tenha acertado a questão e eles troquem o gabarito?

    Reply
    • 6 Outubro, 2022 at 12:16
      Permalink

      Olá Emanoel, o que ficar decidido nos recursos vale para todos os candidatos independente de terem entrado com recurso ou não. Fique confiante e depois venha me contar o resultado!

      Reply
  • 17 Fevereiro, 2021 at 01:27
    Permalink

    Nada justifica a falta de responsabilidade com os examinado.

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

error: Conteúdo Bloquado!!