Cursos Gratuitos: Cursos Internacionais e a Distância

Já é possível ter no currículo o nome das melhores universidades internacionais de forma mais acessível. Atualmente instituições como Havard, Yale e Princeton disponibilizam cursos à distância e gratuitos através de plataformas virtuais. Alunos de todo o mundo podem se conectar com professores especialistas e participarem de provas e trabalhos como nos cursos presenciais disponíveis aqui no Brasil.

A Coursera reúne diversos cursos, a maioria gratuitos de 418 universidades em todo o mundo. Os cursos possuem carga horária de 5 a 10 horas semanais, por cerca de três meses, em média. Tanto os temas quanto os professores dessa plataforma são os mesmos das disciplinas aplicadas presencialmente na instituição. Se você não tiver um curso em mente, a plataforma traz na página principal (em veja lista de cursos), todos os cursos divididos em nove áreas: Artes e Humanas; Negócios; Ciências da Computação; Ciência de Dados; Ciências Biológicas; Matemática e Lógica; Desenvolvimento Pessoal; Ciência e Engenharia Física; e por último Ciências Sociais.

coursera

É uma excelente oportunidade para quem quer se aperfeiçoar mas está com orçamento restrito. Entretanto é bom lembrar que como qualquer curso a distância, a dedicação e disciplina precisam ser levadas a sério. “A modalidade a distância é uma alternativa na educação que pode oferecer condições favoráveis ao estudo contínuo. O importante é que seja uma alternativa de qualidade, que ofereça condições de ensino que favoreçam aprender mais e melhor”, afirma a professora Ivete Palange, membro da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED).

Para os já servidores públicos que precisam de horas de capacitação, para estudantes universitários que também em alguns casos precisam de horas complementares como disciplinas optativas ou então para aqueles que desejam fazer cursos de especialização através dessa plataforma vale ficar de olhos sobre as exigências para a validação de um diploma ou certificado no país.

Pesquisei pela plataforma e encontrei vários cursos interessantes, já fiz minha lista e devo começar meu primeiro curso nas próximas semanas e você? Achou algo interessante? Me conte nos comentários. Assim que concluir meu primeiro curso voltarei aqui para contar a experiência.

Eliane Reis

Fundadora do Momento de Estudar. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia. Servidora Público Federal como Técnico Administrativo em Educação. Especialista em Gestão de Negócios e Marketing. Professora desde 2016. Acredita que a educação muda vidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

error: Conteúdo Bloquado!!