Momento de Estudar® veio com o solstício de verão

Eu não me preparei para esse momento que esperei o ano todo. Na verdade achei que só viria depois do carnaval, então como veio agora vamos aproveitar esse Momento para fazer uma retrospectiva do Blog e comemorar seu aniversário de 8 anos.

Muitas coisas eu não exponho por aqui mas 2021 foi um ano difícil pra mim mentalmente falando. Segurei a pandemia em 2020 motivando meus alunos, segurando os perrengues, as pressões e as crises de ansiedade, produzindo e trabalhando muito e em 2021 eu desabei em crises de ansiedade e precisei ficar mais reservada produzindo menos do que gostaria e essas crises de ansiedade me atrapalharam a honrar alguns compromissos e datas. Ao mesmo tempo foi um ano muito louco e aconteceram muitas coisas. Costumo dizer que vivi 10 anos em 1 ano. Passei por tantas coisas emocionalmente falando que hoje em vários momentos me sinto uma idosa de 90 anos questionando tudo e não entendendo muita coisa.

De fato eu renasci e principalmente nessa última quinzena eu cheguei a quase apagar todas as fotos do meu perfil pessoal no Instagram @reiseliane2 porque elas não refletem mais quem eu sou hoje. No final das contas eu refleti muito e apaguei muita coisa mas deixei algumas principalmente ligadas a viagens porque viajar ainda me representa muito.

Quando decidi registrar a marca na unha… na mão mesmo (sem ajuda profissional) assim como tudo que existe hoje no Blog e nas redes sociais eu só iniciei porque pensei que era importante e ainda não tinha feito mesmo depois de 7 anos e depois de ter alcançado um marco de visitas no Blog que me deixou completamente surpresa. Ainda lembro que no dia desse marco eu pedi pizza para comemorar sozinha com meus pais mesmo eles não entendendo muito bem o que estava acontecendo. Nesse dia me lembrei de uma série de coisas que aconteceram com o Blog, a visita de uma fada madrinha (ou melhor um fado madrinho hehe) que me alertou que meu conteúdo era relevante para alguém inclusive para ele naquele momento.

Durante todos esses anos acabei não dando muita prioridade para redes sociais e por isso elas ainda são tão pequenas em números e se você acompanha esse Blog vai lá me apoiar no Instagram @momentodeestudar e no @reiseliane2 e no Youtube.com/momentodeestudar . Essa atitude não foi estratégica a verdade é que é impossível estar em  todos os lugares sozinha e ao mesmo tempo tentando equilibrar todos os pratos enquanto eles giram com belas refeições dentro rsrs… então por sobrevivência eu inicialmente foquei no Blog, postava muito no Facebook e criei os grupos. A verdade é que tudo dá muito trabalho. Nesse blog foi depositado muitas e muitas horas da minha vida, finais de semana, noites e dias de folga e as vezes enquanto estou trabalhando como servidora pública estou pensando em futuros posts, trabalhos e formas mais leves de ensinar algum tema que possa contribuir com meus alunos.

É lógico que não posso deixar de agradecer todos vocês que são seguidores e visitantes frequentes que indicam meu trabalho, que comentam, curtem e compartilham meus posts nas redes sociais.

Por muito tempo eu não quis aparecer pessoalmente não só porque eu sou servidora pública e não queria confundir as coisas mas também porque eu realmente não achava necessário até que um dia lá em 2017 fui alertada por uma situação com um professor e autor de vários livros. Não vou entrar em detalhes mas ele encontrou um resumo no Blog e queria saber quem era o autor (desde então chamo ele de fado madrinho). Nesse dia meus amigos me alertaram que eu precisava me posicionar melhor e confesso que deixei um pouco de lado essa situação. Eu já tinha 1 ano de curso no Momento de Estudar para o CRC, já tinha alunos e não percebia algumas coisas por mais que eu goste muito de marketing e empreendedorismo. Mas de fato eu não queria aparecer, era insegura… não era meu objetivo que as coisas por aqui crescessem tanto e eu nem imaginava que isso seria possível fazendo tudo sozinha por tanto tempo.

Conforme os anos foram passando eu fui estudando e tentando ajudar a maior quantidade de pessoas possível. Muitos ao meu redor não entenderam o que eu estava fazendo, não apoiaram, amigos recusaram sociedade e tiveram muitos dias em que eu me senti só e tive vontade de desistir. Claro que nesse processo todo eu tive alguns poucos amigos que acreditaram nas minhas ideias e me incentivaram mas é sempre um incentivo a distância e se você for empreendedor você deve me entender muito bem.

Então quando decidi registrar a marca foi meu primeiro movimento onde eu encarrei essa “parada de frente” entendendo que meus números estavam crescendo, que esse era um trabalho importante para mim, relevante para várias pessoas e descobri que eu gostava muito. Então decidi que eu colocaria a “cara a tapa” aceitaria os comentários e tudo que viria com o trabalho. E esse movimento foi acontecendo ao longo do ano de 2021.  Passei a colocar mais fotos nas capas dos vídeos no youtube, marquei meu perfil pessoal no Instagram do MDE, abri meu perfil pessoal para que novos seguidores fossem aceitos, transformei meu perfil pessoal no facebook em uma extensão para postagem do Blog. Então conforme tudo foi acontecendo na minha vida pessoal, eu fui me transformando e não teria como não transformar essa marca que é uma extensão de  tudo que eu acredito e busco para minha vida. Ainda não consegui fazer tudo que planejei lá no início do ano mas posso garantir que entrei em 2022 transformada, agora formalizada como uma marca e com novos objetivos, objetivos reais e mais concretos com novos produtos.

Em 2022 eu seguirei acreditando que a educação é o único e melhor caminho que pode transformar nossas vidas assim como tem transformado a minha. Vou continuar acreditando que educação é a única coisa que ninguém pode te tirar e que principalmente as mulheres que precisam se desdobrar para consumir mais educação para ter uma vida melhor, para cuidar de suas famílias, conseguir empregos melhores, para sair de relacionamentos abusivos, essas terão sempre o meu maior respeito e sempre me motivam a trabalhar cada vez mais. Conheço tantas histórias inspiradoras de seguidoras e alunas que conseguiram sair de situações ruins e elas são minhas verdadeiras inspirações. E as mulheres já são a maioria dos seguidores aqui e por isso as vezes acabo me referindo no sentido feminino quando escrevo aqui ou nas minhas aulas. Mas é lógico que não estou excluindo os homens, todos são sempre bem vindos. Juntos podemos mudar nossa realidade e nossa sociedade. Lembrem-se, somos todos UM. Quando eu cresço eu te levo junto comigo e você cresce e leva seus amigos, sua família e nossa sociedade. Vamos todos crescer juntos!

E agora vou deixar aberta a CAIXA PRETA do MDE do ano de 2021. Em 2021:

O MDE ultrapassou 50 mil acessos ao mês no Blog. Com mais de 350 mil sessões (fonte Google Data Studio que está marcando apenas a partir de maio/2021). Ultrapassamos os 1.500 inscritos no Instagram @momentodeestudar com alcance nos últimos 90 dias de 13,6 mil contas. No youtube somos mais de 4.780 inscritos com 119.882 visualizações em 2021 com tempo de exibição de 9,6 mil horas e 633 mil impressões. São 4,2 mil inscritos no Facebook com 21,8 membros somados em nossos principais grupos e 361 inscritos no Telegram. Todos esses dados datados do dia 02/01/2022.

Muito obrigada por terem me acompanhado até aqui! Gratidão infinita! Esses números só foram possíveis porque vocês construíram eles!

A educação muda vidas,

E.R.




Eliane Reis

Fundadora do Momento de Estudar. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia. Servidora Público Federal como Técnico Administrativo em Educação. Especialista em Gestão de Negócios e Marketing. Professora desde 2016. Acredita que a educação muda vidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

error: Conteúdo Bloquado!!