Principais contas que geram dúvidas nos alunos

Algumas contas geram muitas dúvidas na hora de estudar Contabilidade. Listei aqui algumas que estão sempre presentes nas dúvidas dos meus alunos. Tem alguma que não coloquei na lista? Deixe ela nos comentários!

ADIANTAMENTO A FORNECEDORES: Se você adiantou o pagamento para que seu fornecedor te entregasse um produto ou serviço você tem o DIREITO de receber por esse produto ou serviço, logo a conta é um ATIVO.

ADIANTAMENTO DE CLIENTES: Aqui estou falando de adiantamento DE clientes (diferente de adiantamento A clientes) ou seja, o cliente te pagou para que você fornecesse um serviço ou produto a ele posteriormente. Se você recebeu por esse produto ou serviço que você oferece então você tem a OBRIGAÇÃO com seu cliente, portanto a conta é um PASSIVO.

ADIANTAMENTO A EMPREGADOS: Você como entidade adiantou um valor ao seu empregado como uma forma de pagamento antecipado (vale) e portanto você tem DIREITO a receber o serviço prestado pelo seu empregado. Portanto ATIVO.

DESPESAS PAGAS ANTECIPADAMENTE: Assim como no exemplo anterior você realizou o pagamento antecipado por despesas que agora tem o DIREITO de usufruir, portanto ATIVO. Quando pensar em uma despesa paga antecipadamente pense nos Seguros que fazemos para veículos ou no pagamento de Aluguel ou ainda nas assinaturas de anuidades como jornais (ok você não assina mais jornal hehe) mas assina netflix ou spotify. Você paga agora para usar por um determinado período.

NOTAS PROMISSÓRIAS EMITIDAS: Quem emite Nota Promissória é você (entidade) para seu Fornecedor, portanto PASSIVO. Lembre-se da Sacoleira que te fornecia lindas BRUsinhas e você assinava (emitida) a promissória se comprometendo a pagar depois. Dá Sacoleira você lembra né?! Pois a Sacoleira nesse exemplo é o nosso fornecedor e você entidade está fazendo essa contabilização. Lembre-se que quem emite é sempre o devedor (quem deve).

NOTAS PROMISSÓRIAS ACEITAS: Assim como no exemplo anterior, quem aceita as Notas Promissórias é você enquanto entidade que aceitou de seu CLIENTE, portanto você tem o DIREITO de receber é ATIVO. Ou no caso do nosso exemplo anterior, a entidade é a Sacoleira que recebeu Notas Promissórias Aceitas e vai esperar você liquidar a dívida, dessa forma DIREITO da Sacoleira, Ativo.

DUPLICATAS EMITIDAS: No caso das Duplicatas é o contrário das Notas Promissórias. Quem emite a Duplicata é quem vende (ou a entidade que oferece um serviço) e aqui te convido a lembrar daquele sofá lindo que você comprou nas Casas Bahia ou Magazine Luiza (entidades) e a loja te parcelou em suaves 300 prestações. Você saiu da loja orgulhoso com seus 300 boletos (Duplicatas). Nesse caso a loja (entidade) EMITIU duplicatas ao seu CLIENTE, a loja tem o DIREITO de receber por um produto ou serviço ofertado, portanto ATIVO.

DUPLICATAS ACEITAS: Aqui é o contrário do exemplo anterior e ainda podemos utilizar o exemplo das Casas Bahia ou Magazine Luiza (entidades) mas aqui nesse momento elas enquanto entidades compraram produtos ou serviços de seus FORNECEDORES e acordaram pelo pagamento a prazo. O FORNECEDOR do sofá vendeu alguns sofás para as lojas mediante pagamento a prazo via DUPLICATAS que foram ACEITAS pela entidade, portanto PASSIVO.

DUPLICATAS DESCONTADAS: A conta Duplicatas Descontadas representa uma operação financeira onde a entidade que possui Duplicatas a serem recebidas de um Cliente vende o DIREITO de recebimento a uma instituição financeira, geralmente bancos, que então tem o direito de recebimento dessa duplicata no lugar da entidade. Se você é o cliente e deve a entidade nada muda em relação ao valor de pagamento, você continua com a OBRIGAÇÃO de pagamento mas para a entidade que possui o DIREITO de receber agora possui uma responsabilidade solidária por esse pagamento. Se você não pagar essa Duplicata, ela (a entidade) também vai precisar pagar junto ao banco. Portanto é uma OBRIGAÇÃO para a entidade. Pense nesse procedimento como uma forma da entidade antecipar o recebimento através do intermédio de uma instituição financeira.

E ai? Qual dessas contas gera mais dúvidas para você? Se não mencionei alguma conta me avisa nos comentários. 

Bons estudos!

Faça parte dessa comunidade:
BLOG: www.momentodeestudar.com.br
FACEBOOK: www.facebook.com/momentodeestudar
GRUPO NO FACEBOOK: www.facebook.com/groups/184823698542240/
YOUTUBE: www.youtube.com/momentodeestudar
INSTAGRAM: @momentodeestudar
Telegram: https://t.me/momentodeestudar
Email: momentodeestudar@gmail.com




Eliane Reis

Fundadora do Momento de Estudar. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia. Servidora Público Federal como Técnico Administrativo em Educação. Especialista em Gestão de Negócios e Marketing. Professora desde 2016. Acredita que a educação muda vidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

error: Conteúdo Bloquado!!