2019.1Exame de Suficiência CRCQuestões Comentadas

Questão 01 – CFC 2019.1|Exame de Suficiência

(CFC/Consulplan/2019.1/Q01) Com base na NBC TG 01 (R4) – Redução ao valor recuperável de ativos, analise as afirmativas a seguir.

I. A perda por desvalorização do ativo deve ser reconhecida imediatamente na demonstração do resultado, a menos que o ativo tenha sido reavaliado. Qualquer desvalorização de ativo reavaliado deve ser tratada como diminuição do saldo da reavaliação.

II. As perdas por desvalorização reconhecidas para o ágio por expectativa de rentabilidade futura (googwill) devem ser revertidas em períodos subsequentes.

III. A entidade deve avaliar ao fim de cada período de reporte, se há alguma indicação de que um ativo possa ter sofrido desvalorização, a entidade deve estimar o valor recuperável do ativo.

Estão corretas as afirmativas:

a) I, II e III.

b) I e II, apenas.

c) I e III, apenas.

d) II e III, apenas.

Comentário: A Redução ao Valor Recuperável de Ativos está presente na NBC TG 01 que trata do “teste de recuperabilidade ou Impairment Test” e ela tem o objetivo de assegurar que os Ativos da companhia estejam registrados contabilmente por um valor que não exceda os seus valores recuperáveis.

Valor recuperável de um ativo (ou de unidade geradora de caixa) é o maior montante entre o seu valor justo líquido de despesa de venda e o seu valor em uso.

Será preciso fazer o ajuste para perdas?

Valor Contábil > Valor recuperável = Ajuste para perda de desvalorização

Valor Contábil < Valor recuperável = Não há necessidade de contabilização do Ajuste

Perda por desvalorização é o montante pelo qual o valor contábil de um ativo ou de unidade geradora de caixa excede seu valor recuperável.

Vamos analisar cada um dos itens:

I. A perda por desvalorização do ativo deve ser reconhecida imediatamente na demonstração do resultado, a menos que o ativo tenha sido reavaliado. Qualquer desvalorização de ativo reavaliado deve ser tratada como diminuição do saldo da reavaliação. VERDADEIRO, conforme item 60 da NBC TG 01 “A perda por desvalorização do ativo deve ser reconhecida imediatamente na demonstração do resultado, a menos que o ativo tenha sido reavaliado. Qualquer desvalorização de ativo reavaliado deve ser tratada como diminuição do saldo da reavaliação.”

II. As perdas por desvalorização reconhecidas para o ágio por expectativa de rentabilidade futura (googwill) devem ser revertidas em períodos subsequentes. FALSO, conforme item 66 da NBC TG 01 “Se houver qualquer indicação de que um ativo possa estar desvalorizado, o valor recuperável deve ser estimado para o ativo individual. Se não for possível estimar o valor recuperável para o ativo individual, a entidade deve determinar o valor recuperável da unidade geradora de caixa à qual o ativo pertence (unidade geradora de caixa do ativo)” e ainda temos o item 124 que diz “A perda por desvalorização reconhecida para o ágio por expectativa de rentabilidade futura (goodwill) não deve ser revertida em período subsequente”.

III. A entidade deve avaliar ao fim de cada período de reporte, se há alguma indicação de que um ativo possa ter sofrido desvalorização, a entidade deve estimar o valor recuperável do ativo. VERDADEIRO, conforme item 09 da NBC TG 01 “A entidade deve avaliar ao fim de cada período de reporte, se há alguma indicação de que um ativo possa ter sofrido desvalorização. Se houver alguma indicação, a entidade deve estimar o valor recuperável do ativo”.

Gabarito: C (Sequência V, F, V).

Tipos de Prova: Tipo 01 Branca Q01 / Tipo 02 Verde Q05 / Tipo 03 Amarelo Q03 / Tipo 04 Azul Q08

Você nos encontra em:
BLOG: www.momentodeestudar.com.br
Assine nossa NEWSLETTER: https://goo.gl/E8D7Pd
FACEBOOK: www.facebook.com/momentodeestudar
GRUPO NO FACEBOOK: www.facebook.com/groups/184823698542240/
YOUTUBE: www.youtube.com/momentodeestudar
INSTAGRAM: @momentodeestudar
Cadastre-se na nossa Lista de Transmissão no Whatsaap https://goo.gl/forms/6IfRUEuEbD6QaotY2




Eliane Reis

Fundadora do Momento de Estudar. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia. Servidora Público Federal como Técnico Administrativo em Educação. Especialista em Gestão de Negócios e Marketing. Professora desde 2016. Acredita que a educação muda vidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

error: Conteúdo Bloquado!!