Questão 02/2019

(Auditor Fiscal de Tributos Municipais/Pref. Mun. de Curitiba/UFPR/2019/Q18) Com relação à Análise das Demonstrações Contábeis, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) A análise horizontal é um processo temporal que permite verificar a evolução das contas individuais e também dos grupos de contas, por meio de números-índices.

( ) Análise das demonstrações contábeis através de índices permite que se tenha uma visão macro da situação econômico-financeira da entidade.

( ) Os índices de liquidez demonstram a capacidade de arcar com as dívidas assumidas perante as instituições financeiras.

( ) Os índices de estrutura patrimonial estabelecem relações entre as fontes de financiamento próprio e de terceiros, com o objetivo de evidenciar a dependência da entidade em relação a recursos de terceiros.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

a) V – F – V – V.

b) V – F – F – F.

c) F – V – V – F.

d) F – F – V – V.

e) V – V – F – V.

Comentário: Vamos analisar cada um dos itens:

( ) A análise horizontal é um processo temporal que permite verificar a evolução das contas individuais e também dos grupos de contas, por meio de números-índices. VERDADEIRO, a Análise Horizontal demonstra o comportamento de todos os itens do Balanço Patrimonial e da Demonstração do Resultado através do tempo e são demonstrados através de percentual.

( ) Análise das demonstrações contábeis através de índices permite que se tenha uma visão macro da situação econômico-financeira da entidade. VERDADEIRO, a utilização de índices amplia a visualização da evolução dos grupos de contas.

( ) Os índices de liquidez demonstram a capacidade de arcar com as dívidas assumidas perante as instituições financeiras. FALSO, os Índices de Liquidez ou Financeiros indicam a capacidade de pagamento das dívidas por parte da Entidade, essas dívidas podem ser de qualquer origem e não apenas originadas nas instituições financeiras.

( ) Os índices de estrutura patrimonial estabelecem relações entre as fontes de financiamento próprio e de terceiros, com o objetivo de evidenciar a dependência da entidade em relação a recursos de terceiros. VERDADEIRO, o índice de estrutura de capitais analisa a relação do capital próprio e de terceiros com a capacidade de obter recursos e a dependência com o capital de terceiros.

Gabarito: E. Sequência: V, V, F, V.

Você nos encontra em:
BLOG: www.momentodeestudar.com.br
Assine nossa NEWSLETTER: https://goo.gl/E8D7Pd
FACEBOOK: https://www.facebook.com/momentodeestudar
GRUPO NO FACEBOOK: www.facebook.com/groups/184823698542240/
YOUTUBE: www.youtube.com/momentodeestudar
INSTAGRAM: @momentodeestudar
Cadastre-se na nossa Lista de Transmissão no Whatsaap https://goo.gl/forms/6IfRUEuEbD6QaotY2




Eliane Reis

Fundadora do Momento de Estudar. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia. Servidora Público Federal como Técnico Administrativo em Educação. Especialista em Gestão de Negócios e Marketing. Professora desde 2016. Acredita que a educação muda vidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

error: Conteúdo Bloquado!!