Questão 10 – CFC 2017.2|Exame de Suficiência

(CFC/2017.2/Q10/Bacharel) Assinale, entre as opções a seguir, aquela que apresenta a CORRETA relação entre o tipo de ativo e o exemplo de item a ser considerado na mensuração inicial como componente do seu custo.

a) Ativo Imobilizado: custos incorridos na introdução de novo produto ou serviço no mercado, incluindo propaganda e atividades promocionais.
b) Ativo Intangível: honorários profissionais diretamente relacionados para que o ativo fique em condições operacionais.
c) Estoque: despesas de comercialização, incluindo a venda e a entrega dos bens e serviços aos clientes.
d) Propriedade para Investimento: perdas operacionais incorridas antes de a propriedade para investimento ter atingido o nível de ocupação previsto.

Comentário: A questão nos pede a melhor alternativa na relação do tipo de ativo com o seu exemplo de mensuração de custo. Durante nosso estudo veremos várias formas de mensuração e todas envolvem o conceito inicial pelo custo. Vamos ver cada uma das alternativas:

a) Ativo Imobilizado: custos incorridos na introdução de novo produto ou serviço no mercado, incluindo propaganda e atividades promocionais. FALSO, custos com propaganda e atividades promocionais não são considerados custos de implantação de um novo produto ou serviço conforme CPC 27 – Ativo Imobilizado.

b) Ativo Intangível: honorários profissionais diretamente relacionados para que o ativo fique em condições operacionais. VERDADEIRO, honorários profissionais são considerados como Ativo Intangível principalmente pela característica principal de não ser palpável, material conforme CPC 04 – Ativo Intangível.

c) Estoque: despesas de comercialização, incluindo a venda e a entrega dos bens e serviços aos clientes. FALSO, despesas de comercialização, despesas de vendas e fretes não entram como custo do estoque conforme CPC 16 – Estoques.

d) Propriedade para Investimento: perdas operacionais incorridas antes de a propriedade para investimento ter atingido o nível de ocupação previsto. FALSO, o CPC 28 – Propriedade para Investimento trata as perdas operacionais incorridas antes de a propriedade para investimento atingir o nível de ocupação não aumenta o custo de propriedade.
Gabarito: B.

Resolução em vídeo:

Contato: momentodeestudar@gmail.com
Nossos Cursos: https://momentodeestudar.com.br/category/cursos/

 




Eliane Reis

Fundadora do Momento de Estudar. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia. Servidora Público Federal como Técnico Administrativo em Educação. Especialista em Gestão de Negócios e Marketing. Professora desde 2016. Acredita que a educação muda vidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

error: Conteúdo Bloquado!!