Questão 13 – CFC 2018.1|Exame de Suficiência

Tipos de Prova: Tipo 01 Branca Questão 13 / Tipo 02 Verde Questão 14 / Tipo 03 Amarelo Questão 18 / Tipo 04 Azul Questão 11

(CFC/Consulplan/2018.1/Q13) De acordo com a Estrutura Conceitual Básica da contabilidade brasileira, um ativo pode ser considerado como circulante em determinadas ocasiões. Das situações a seguir, qual NÃO condiz com a classificação de ativo circulante?

a) Quando o ativo está mantido essencialmente com o propósito de ser negociado.
b) Quando espera-se que o ativo seja realizado, ou pretende-se que seja vendido ou consumido no decurso normal do ciclo operacional da entidade.
c) Quando o ativo é caixa ou equivalente de caixa, a menos que sua troca ou uso para liquidação de passivo se encontre vedada durante pelo menos doze meses após a data do balanço.
d) Quando o ativo representar direitos que tenham por objeto bens corpóreos destinados à manutenção das atividades de companhia ou da empresa ou exercidos com essa finalidade, inclusive os decorrentes de operações que transfiram à companhia os benefícios, riscos controle desses bens.

Comentário: Vamos analisar cada uma das alternativas buscando aquela que não condiz com a classificação de ativo circulante. Antes vamos ver o trecho do NBC TG 26 – Apresentação das Demonstrações Contábeis no item 66, que trata da classificação do Ativo Circulante:

“O ativo deve ser classificado como circulante quando satisfizer qualquer dos seguintes critérios:
(a) espera-se que seja realizado, ou pretende-se que seja vendido ou consumido no decurso normal do ciclo operacional da entidade;
(b) está mantido essencialmente com o propósito de ser negociado;
(c) espera-se que seja realizado até doze meses após a data do balanço; ou
(d) é caixa ou equivalente de caixa (conforme definido no Pronunciamento Técnico CPC 03 – Demonstração dos Fluxos de Caixa), a menos que sua troca ou uso para liquidação de passivo se encontre vedada durante pelo menos doze meses após a data do balanço.”

a) Quando o ativo está mantido essencialmente com o propósito de ser negociado. VERDADEIRO, nesse caso o bem será mantido no Ativo Circulante até a finalização da negociação.

b) Quando espera-se que o ativo seja realizado, ou pretende-se que seja vendido ou consumido no decurso normal do ciclo operacional da entidade. VERDADEIRO, nesse caso o bem será mantido no Ativo Circulante se o objetivo da entidade é que o bem seja vendido ou consumido dentro do ciclo operacional da entidade.

c) Quando o ativo é caixa ou equivalente de caixa, a menos que sua troca ou uso para liquidação de passivo se encontre vedada durante pelo menos doze meses após a data do balanço. VERDADEIRO, caixa ou equivalente de caixa possuem disponibilidade na entidade e dessa forma são classificadas como Ativo Circulante.

d) Quando o ativo representar direitos que tenham por objeto bens corpóreos destinados à manutenção das atividades de companhia ou da empresa ou exercidos com essa finalidade, inclusive os decorrentes de operações que transfiram à companhia os benefícios, riscos controle desses bens. FALSO, essa alternativa não condiz com as hipóteses para que o ativo seja considerado como circulante conforme NBC TG 26 – Apresentação das Demonstrações Contábeis.
Gabarito: D.

Participe do Preparatório para o Exame de Suficiência:
Descrição e Cronograma do Curso: https://goo.gl/9nv7KG

Você nos encontra em:
BLOG: www.momentodeestudar.com.br
Assine nossa NEWSLETTER: https://goo.gl/E8D7Pd
FACEBOOK: https://www.facebook.com/momentodeestudar
GRUPO NO FACEBOOK: www.facebook.com/groups/184823698542240/
YOUTUBE: www.youtube.com/momentodeestudar
INSTAGRAM: @momentodeestudar
Cadastre-se na nossa Lista de Transmissão no Whatsaap https://goo.gl/forms/6IfRUEuEbD6QaotY2

 




Eliane Reis

Fundadora do Momento de Estudar. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia. Servidora Público Federal como Técnico Administrativo em Educação. Especialista em Gestão de Negócios e Marketing. Professora desde 2016. Acredita que a educação muda vidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

error: Conteúdo Bloquado!!