Questão 17 – CFC 2022.2|Exame de Suficiência

(CFC/Consulplan/2022.2/Q17) Por meio de Memorando Conjunto do Departamento Jurídico e do Departamento Tributário, o Departamento de Contabilidade da Cia.

Terra Prometida é comunicado de que a entidade acaba de ingressar com ação judicial contra a União, pleiteando créditos tributários cobrados a maior nos últimos cinco anos.

O documento informa ainda que, em casos parecidos, não há consenso sobre o efetivo direito das empresas, sendo possível, mas improvável, o desfecho favorável da ação.

Diante da situação descrita, e com base na NBC TG 25 (R2) – Provisões, Passivos Contingentes e Ativos Contingentes, o contador da Cia. Terra Prometida:

a) Não deve proceder a qualquer registro contábil em contas patrimoniais, nem efetuar qualquer tipo de divulgação em notas explicativas.
b) Deve registrar em conta de Ativo Diferido o valor das diferenças apuradas pelos outros setores, atualizados monetariamente e corrigidos por juros de mora.
c) Deve divulgar o fato em notas explicativas sem, no entanto, proceder ao registro de qualquer direito no Balanço Patrimonial, ante a incerteza de fruição de benefícios econômicos futuros.
d) Deve registrar em conta de Ativo Não Circulante – Realizável a Longo Prazo – Créditos Tributários, o montante provável de realização da ação judicial, em valores nominais, divulgando o fato em notas explicativas.

 

Se você vai prestar essa edição do Exame de Suficiência te convido fazer parte do nosso grupo no Facebook clicando aqui e do nosso Telegram clicando aqui.

🎯MATRICULE-SE no Momento de Estudar para o CRC: https://www.momentodeestudar.com.br/mdecrc
🎯MATRICULE-SE no Curso Regular de Contabilidade Geral: https://www.momentodeestudar.com.br/curso-regular-de-contabilidade-geral
🎯ASSINE a Comunidade MDE e tenha acesso a todos nossos cursos e arquivos complementares dos vídeos trabalhados aqui no canal: https://www.momentodeestudar.com.br/comunidademde

Está estudando contabilidade? Faça parte da nossa comunidade!




Eliane Reis

Fundadora do Momento de Estudar. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia. Servidora Público Federal como Técnico Administrativo em Educação. Especialista em Gestão de Negócios e Marketing. Professora desde 2016. Acredita que a educação muda vidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

error: Conteúdo Bloquado!!