Questão 20 – CFC 2019.2|Exame de Suficiência

(CFC/Consulplan/2019.2/Q20) Em relação ao sistema de acumulação de custos por ordem de produção (custeio de ordens e de encomendas), analise as afirmativas a seguir.

I. Sua escolha para uso em uma empresa está atrelada à forma de a mesma trabalhar e à conveniência contábil-administrativa.

II. Os custos são acumulados em contas representativas das diferentes linhas de produção.

III. O conceito de equivalência de produção é muito importante para a sua correta aplicação.

IV. Não pode ser empregado com o custeio por absorção.

Está(ao) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

a) I.

b) I e II.

c) II e III.

d) II, III e IV.

Comentário: Vamos analisar cada um dos itens. Vamos aqui utilizar a justificativa da banca para os recursos enviados pelos candidatos. Como a questão é teórica é bom ter o texto formulado pela banca:

I. Sua escolha para uso em uma empresa está atrelada à forma de a mesma trabalhar e à conveniência contábil-administrativa. VERDADEIRO, segundo Martins (2019), a forma de a empresa trabalhar e a conveniência contábil-administrativa são dois fatores que devem ser considerados na avaliação da empresa em usar o sistema de acumulação de custos por ordem de produção.

II. Os custos são acumulados em contas representativas das diferentes linhas de produção. FALSO, Segundo Martins (2019), tal característica se relaciona à produção contínua. Conforme esse autor, na produção contínua, “os custos são acumulados em contas representativas das diversas linhas de produção; são encerradas essas contas no fim de cada período” (MARTINS, 2019, p. 132). Tal forma de acumulação de custos é distinta daquela usada na produção por ordem, na qual, de acordo com aquele autor, “os custos são acumulados numa conta específica para cada ordem ou encomenda. Essa conta só para de receber custos quando a ordem for encerrada” (MARTINS, 2019, p. 132).

III. O conceito de equivalência de produção é muito importante para a sua correta aplicação. FALSO, Segundo Martins (2019), tal conceito é muito relevante na produção contínua, ao se empregar o custeio por processo.

IV. Não pode ser empregado com o custeio por absorção. FALSO, Não há inviabilidade do emprego o sistema de acumulação de custos por ordem de produção (custeio de ordens e de encomendas) juntamente com o custeio por absorção. Um exemplo, inclusive, é apresentado em Garrison et al. (2013).

Gabarito: A. Sequência: V, F, F, F.

Tipos de Prova: Tipo 01 Branca Q20 / Tipo 02 Verde Q19 / Tipo 03 Amarelo Q18 / Tipo 04 Azul Q21

Faça parte dessa comunidade:
BLOG: www.momentodeestudar.com.br
FACEBOOK: www.facebook.com/momentodeestudar
GRUPO NO FACEBOOK: www.facebook.com/groups/184823698542240/
YOUTUBE: www.youtube.com/momentodeestudar
INSTAGRAM: @momentodeestudar
Telegram: https://t.me/momentodeestudar
Email: momentodeestudar@gmail.com




Eliane Reis

Fundadora do Momento de Estudar. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia. Servidora Público Federal como Técnico Administrativo em Educação. Especialista em Gestão de Negócios e Marketing. Professora desde 2016. Acredita que a educação muda vidas.

2 thoughts on “Questão 20 – CFC 2019.2|Exame de Suficiência

  • 21 Janeiro, 2020 at 09:23
    Permalink

    Olá, eles nos obrigam a estudar livro de Martins para fazer a prova? neste ano 2020 tem livro especifico?

    Obrigada

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

error: Conteúdo Bloquado!!