Questão 50 – CFC 2017.2|Exame de Suficiência

(CFC/2017.2/Q50/Bacharel) “A diminuição das diferenças de gênero no mercado de trabalho poderia aumentar o PIB brasileiro em 3,3%, ou 382 bilhões de reais, e acrescentar 131 bilhões de reais às receitas tributárias. Para isso, seria necessário o Brasil reduzir em 25% a desigualdade na taxa de presença das mulheres no mundo do trabalho até 2025, compromisso já assumido pelos países que compõem o G20. “Os dados fazem parte do estudo Perspectivas Sociais e de Emprego no Mundo – Tendências para Mulheres 2017, da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Em números absolutos, se a participação feminina crescesse 5,5 pontos percentuais, o mercado de trabalho brasileiro ganharia uma mão de obra de 5,1 milhões de mulheres. Ainda segundo os dados da OIT, a taxa de participação na força de trabalho global para as mulheres em 2017 é de pouco mais de 49%, 27 pontos percentuais menor do que a taxa para os homens (76%).”

Quanto à coesão textual do trecho em destaque, está CORRETA a alternativa:

a) “Ainda segundo os dados da OIT” é expressão com intenção persuasiva, cujo efeito é o de crítica ao predomínio do homem no mercado de trabalho, 51% maior que a participação feminina.
b) Em “Os dados fazem parte do estudo…”, o termo “os dados” retoma a expressão “…
estudo Perspectivas Sociais e de Emprego no Mundo – Tendências para Mulheres 2017”.
c) Em “se a participação feminina crescesse 5,5 pontos percentuais”, encontra-se a ideia de causa, de motivação para o aumento da mão de obra brasileira, que passaria a contar com 5,1milhões de mulheres.
d) “Para isso” conecta a segunda frase à primeira, indiciando condições para que a diminuição das diferenças de gênero no mercado de trabalho contribua para aumento do PIB e acréscimo de valores às receitas tributárias.
Gabarito: D.

 

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Eliane Reis

Fundadora do Momento de Estudar. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia. Servidora Público Federal como Técnico Administrativo em Educação. Especialista em Gestão de Negócios e Marketing. Professora desde 2016. Acredita que a educação muda vidas.

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