Questão Comentada Exame de Suficiência 15

(CFC/2013.1/Q31/Bacharel) Uma sociedade empresária reconhece uma provisão para garantias concedidas aos clientes, no mesmo período em que são registradas as vendas. Apesar de não ser possível prever o valor exato a ser gasto no futuro, com cada cliente, a provisão é constituída e o valor da provisão é calculado com base nas melhores estimativas disponíveis, e em bases confiáveis.

Justificam o procedimento adotado pela empresa os Princípios:

a) da Relevância e do Registro pelo Valor Original.

b) da Prudência e do Custo Histórico.

c) da Oportunidade e da Competência.

d) da Continuidade e da Objetividade.

Comentário: Eliminando alternativas já poderíamos riscar as alternativas A e D pois Relevância e Objetividade não são Princípios de Contabilidade. Relevância é uma característica qualitativa fundamental.  Custo Histórico na alternativa B também não é um Princípio e sim uma forma de mensuração nas demonstrações contábeis. Dessa forma sobrou a alternativa C que traduz exatamente a situação apresentada no enunciado da questão. A Oportunidade é a mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais devem ser informadas de forma íntegra e tempestiva, a falta dessas duas características pode ocasionar na perda da relevância da informação. E a Competência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento. Portanto Gabarito: C.

Quer participar do Grupo de Estudos com materiais, cronograma, questões comentadas e simulados para o Exame de Suficiência 2016.2? Para mais informações clique aqui.




Eliane Reis

Fundadora do Momento de Estudar. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia. Servidora Público Federal como Técnico Administrativo em Educação. Especialista em Gestão de Negócios e Marketing. Professora desde 2016. Acredita que a educação muda vidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

error: Conteúdo Bloquado!!