Questão Comentada Exame de Suficiência 15
(CFC/2013.1/Q31/Bacharel) Uma sociedade empresária reconhece uma provisão para garantias concedidas aos clientes, no mesmo período em que são registradas as vendas. Apesar de não ser possível prever o valor exato a ser gasto no futuro, com cada cliente, a provisão é constituída e o valor da provisão é calculado com base nas melhores estimativas disponíveis, e em bases confiáveis.
Justificam o procedimento adotado pela empresa os Princípios:
a) da Relevância e do Registro pelo Valor Original.
b) da Prudência e do Custo Histórico.
c) da Oportunidade e da Competência.
d) da Continuidade e da Objetividade.
Comentário: Eliminando alternativas já poderíamos riscar as alternativas A e D pois Relevância e Objetividade não são Princípios de Contabilidade. Relevância é uma característica qualitativa fundamental. Custo Histórico na alternativa B também não é um Princípio e sim uma forma de mensuração nas demonstrações contábeis. Dessa forma sobrou a alternativa C que traduz exatamente a situação apresentada no enunciado da questão. A Oportunidade é a mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais devem ser informadas de forma íntegra e tempestiva, a falta dessas duas características pode ocasionar na perda da relevância da informação. E a Competência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento. Portanto Gabarito: C.
Quer participar do Grupo de Estudos com materiais, cronograma, questões comentadas e simulados para o Exame de Suficiência 2016.2? Para mais informações clique aqui.