Questão Comentada Exame de Suficiência 23

(CFC/2015.2/Q16/Bacharel) Uma Sociedade Empresária realizou gastos para tentar a descoberta da cura de determinada doença.

  • Os relatórios da tesouraria indicam que os gastos foram pagos à vista e podem ser mensurados com confiabilidade.
  • Os relatórios da controladoria registram que os gastos foram devidamente aprovados pela direção.
  • Os relatórios da equipe técnica apontam que foram realizados grandes avanços na direção desejada e que é possível que os primeiros sinais de viabilidade técnica venham a ser coletados entre dois e cinco anos.

Diante da situação exposta e considerando-se apenas esse fato, é CORRETO afirmar que, no encerramento do exercício, ocorreram os seguintes efeitos sobre os respectivos registros contábeis da entidade que realizou os gastos:

a) Aumento e redução no Ativo.

b) Aumento no Ativo e no Patrimônio Líquido.

c) Redução no Ativo e no Passivo Exigível.

d) Redução no Ativo e no Patrimônio Líquido.

Comentário: É importante ficar atento de que investimentos sem aplicabilidade imediata devem ser registrados como despesa. Nesse caso chegamos ao gabarito analisando o registro de uma despesa. A questão afirmou que os gastos foram pagos à vista:

D – Despesa – diminui o Patrimônio Líquido

C – Caixa – diminui o Ativo

Gabarito: D.

Quer participar do Grupo de Estudos com materiais, cronograma, questões comentadas e simulados para o Exame de Suficiência 2016.2? Para mais informações clique aqui.

 




Eliane Reis

Fundadora do Momento de Estudar. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia. Servidora Público Federal como Técnico Administrativo em Educação. Especialista em Gestão de Negócios e Marketing. Professora desde 2016. Acredita que a educação muda vidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

error: Conteúdo Bloquado!!