Questão Comentada Exame de Suficiência 25

(CFC/2015.1/Q03/Bacharel) Em relação aos efeitos contábeis referentes aos registros das transações de uma empresa no mês de fevereiro de 2015, julgue os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a opção CORRETA.

I. O pagamento do aluguel do mês anterior, na data de vencimento, diminuiu o Ativo e o Passivo e não gerou nenhuma mudança no Patrimônio Líquido.
II. A compra à vista de mercadorias não alterou o total do Ativo, não alterou o total do Passivo e não gerou nenhuma mudança no Patrimônio Líquido.
III. A aquisição de ações de emissão da própria empresa, à vista, diminuiu o Ativo, não alterou o Passivo Exigível e aumentou o Patrimônio Líquido.

A sequencia CORRETA é:

a) F,F,V.
b) F,V,F.
c) V,F,C.
d) V,V,F.

Comentário:
I. O pagamento do aluguel do mês anterior, na data de vencimento, diminuiu o Ativo e o Passivo e não gerou nenhuma mudança no Patrimônio Líquido. VERDADEIRO, o pagamento de aluguel diminui o passivo quando se debita e diminui o ativo quando creditamos, aqui no exemplo consideramos o pagamento em dinheiro saindo do Caixa. Dessa forma não houve alteração no Patrimônio Líquido:
D – Aluguel a Pagar (Passivo – diminui)
C – Caixa (Ativo – diminui)
II. A compra à vista de mercadorias não alterou o total do Ativo, não alterou o total do Passivo e não gerou nenhuma mudança no Patrimônio Líquido. VERDADEIRO, a compra de mercadorias a vista não altera o Patrimônio líquido pois vamos debitar Mercadorias aumentando o Ativo e creditar Caixa (considerando que o pagamento será em dinheiro) diminuindo o Ativo:
D – Mercadorias (Ativo – aumenta)
C – Caixa (Ativo – diminui)
III. A aquisição de ações de emissão da própria empresa, à vista, diminuiu o Ativo, não alterou o Passivo Exigível e aumentou o Patrimônio Líquido. FALSO, a questão está incorreta pois a aquisição de ações de emissão própria debita o patrimônio líquido diminuindo seu saldo já que a conta é retificadora:
D – Ações de emissão Própria (Patrimônio Líquido – diminui)
C – Caixa (Ativo – diminui)

Gabarito: D.




Eliane Reis

Fundadora do Momento de Estudar. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia. Servidora Público Federal como Técnico Administrativo em Educação. Especialista em Gestão de Negócios e Marketing. Professora desde 2016. Acredita que a educação muda vidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

error: Conteúdo Bloquado!!