Questão Comentada Exame de Suficiência 47

(CFC/2016.1/Q01/Bacharel) Assinale a opção que representa a CORRETA associação entre o fato contábil e o seu registro no Balanço Patrimonial.

a) A compra, a prazo, de mercadoria para revenda provoca um aumento no Ativo e uma redução no Passivo.
b) A contratação de uma apólice de seguros, com pagamentos a prazo, para cobertura de doze meses a transcorrer provoca um aumento no Ativo e um aumento no Passivo.
c) A integralização de capital com bens para uso provoca um aumento no Ativo e uma redução no Patrimônio Líquido.
d) O pagamento em dinheiro a fornecedores, decorrente de aquisição de mercadorias a prazo, provoca uma diminuição no Ativo e um aumento no Passivo.

Comentário: Vamos analisar cada alternativa:
a) A compra, a prazo, de mercadoria para revenda provoca um aumento no Ativo e uma redução no Passivo. FALSO, a compra a prazo provoca o aumento no Passivo.
D – Mercadoria (Ativo)
C – Fornecedores (Passivo)
b) A contratação de uma apólice de seguros, com pagamentos a prazo, para cobertura de doze meses a transcorrer provoca um aumento no Ativo e um aumento no Passivo. VERDADEIRO, como no lançamento do item anterior uma conta de débito aumentando no Ativo e uma conta de crédito aumentando no Passivo.
D – Seguros (Ativo)
C – Seguradora (Passivo)
c) A integralização de capital com bens para uso provoca um aumento no Ativo e uma redução no Patrimônio Líquido. FALSO, o lançamento de débito em uma conta do Ativo provoca seu aumento ao passo que um lançamento de crédito em uma conta de Patrimônio Líquido provoca seu aumento.
D – Móveis e Utensílios – exemplo (Ativo)
C – Capital a integralizar (Patrimônio Líquido)
d) O pagamento em dinheiro a fornecedores, decorrente de aquisição de mercadorias a prazo, provoca uma diminuição no Ativo e um aumento no Passivo. FALSO, para visualizarmos esse lançamento com três contas vamos recorrer ao uso do razonete:

questão 46

Como podemos ver no exemplo a seguir considerando que as mercadorias compradas anteriormente tenham o valor de 30, o pagamento aconteceria em dinheiro a fornecedores nesse mesmo valor de 30. Esse tipo de lançamento pode ser representado por:
C – Caixa (Ativo) diminui
D – Fornecedores (Passivo) diminui
O lançamento de pagamento em dinheiro a fornecedores provoca a diminuição de ambas as contas.
Gabarito: B.




Eliane Reis

Fundadora do Momento de Estudar. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia. Servidora Público Federal como Técnico Administrativo em Educação. Especialista em Gestão de Negócios e Marketing. Professora desde 2016. Acredita que a educação muda vidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

error: Conteúdo Bloquado!!