Questão Comentada Exame de Suficiência 53

(CFC/2016.1/Q07/Bacharel) Uma Sociedade Empresária possui um único estabelecimento comercial.
Em 31.1.2016, apresentou os seguintes saldos no seu balancete mensal referentes a registros de ICMS incidentes sobre compras e sobre vendas:
questão 53De acordo com as informações apresentadas, é CORRETO afirmar que o registro contábil a ser efetuado para apuração do ICMS é:
questão 53a
Comentário: A questão pede a contabilização dos registros de ICMS incidentes sobre compras e sobre vendas, mas a questão foi tão bondosa que já disponibilizou a natureza das contas. Dessa forma basta você seguir a natureza para chegar a resposta. Vamos ver a contabilização nos razonetes.
ICMS a Recuperar tem natureza devedora e ICMS a Recolher tem natureza credora. No momento da apuração uma dica é analisar o valor menor, se o valor a recolher for menor que o valor a recuperar você chegará a conclusão de que restará um valor a recuperar, na contra mão se o valor a recuperar for menor que o valor a recolher você encontrará a diferença desses valores para recolher. No nosso caso o valor a Recolher é de 10.000 e a Recuperar 15.000, vamos chegar ao valor a Recuperar de 5.000 e nesse caso na apuração vamos creditar 10.000 na conta a Recuperar e zerar a conta a recolher.
questão 53b
Portanto a contabilização da apuração do ICMS ficará
D – ICMS a Recolher
C – ICMS a Recuperar………………………10.000,00
Gabarito: D.



Eliane Reis

Fundadora do Momento de Estudar. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia. Servidora Público Federal como Técnico Administrativo em Educação. Especialista em Gestão de Negócios e Marketing. Professora desde 2016. Acredita que a educação muda vidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

error: Conteúdo Bloquado!!