Questão Comentada Exame de Suficiência 75

(CFC/2016.1/Q29/Bacharel) Uma Sociedade Empresária apresentou os seguintes índices, calculados a partir dos dados de suas demonstrações contábeis, para os anos de 2014 e 2015:
questão 75Considerando-se os índices apresentados, conforme fórmula de cálculo expressa no quadro anterior, é CORRETO afirmar que:

a) a redução na Liquidez Corrente em conjunto com o aumento na Rentabilidade do Patrimônio Líquido explicam a redução na Margem Líquida.
b) a redução na Margem Líquida de 2015, em relação ao ano anterior, foi compensada pelo aumento no Giro do Ativo, o que manteve a Rentabilidade do Ativo aproximadamente a mesma.
c) o aumento no Endividamento de 2015, em relação ao ano anterior, foi compensado pela redução na Liquidez Corrente, o que manteve a Rentabilidade do Ativo aproximadamente a mesma.
d) o aumento no Giro do Ativo em conjunto com o aumento na Rentabilidade do Patrimônio Líquido explicam a redução na Margem Líquida.

Comentário: Analisando as fórmulas chegamos ao Gabarito B:
Rentabilidade do Ativo (RA) = Lucro Líquido (LL) / Ativo Total (AT)
Giro do Ativo (GA) = Vendas Líquidas (VL) / Ativo Total (AT)
Margem Líquida (ML) = Lucro Líquido (LL) / Vendas Líquidas (VL)
A RA nada mais é do que a multiplicação do GA pela ML. Assim:
RA = GA x ML
RA = 1,55 x 12,10%
RA = 18,76%
A redução na Margem Líquida de 2015, em relação ao ano anterior, foi compensada pelo aumento no Giro do Ativo, o que manteve a Rentabilidade do Ativo aproximadamente a mesma
Gabarito: B.




Eliane Reis

Fundadora do Momento de Estudar. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia. Servidora Público Federal como Técnico Administrativo em Educação. Especialista em Gestão de Negócios e Marketing. Professora desde 2016. Acredita que a educação muda vidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

error: Conteúdo Bloquado!!