Questões 37, 38, 39 e 40 – CFC 2021.1|Exame de Suficiência

37. (CFC/Consulplan/2021.1/Q37) João concluiu o curso de Bacharelado em Ciências Contábeis reconhecido pelo Ministério da Educação, na Universidade Federal de Minas Gerais, em julho de 2018. Nesse mesmo ano obteve aprovação no Exame de Suficiência e fez seu registro no Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRCMG), estado onde reside, em dezembro de 2018. Durante o ano de 2019 ele não exerceu a profissão de contador ou quaisquer atribuições privativas dos profissionais da contabilidade ou atividades compartilhadas. Em março de 2020 recebeu uma carta de cobrança administrativa do CRCMG, informando a inexistência de liquidação do débito referente à anuidade de 2019 em seus registros, propondo um acordo para a quitação dos débitos e informando que, por disposições legais, o CRCMG, gradativamente, adotará as providências exigidas em relação aos devedores, como inscrição em dívida e Cadin, Protesto Extrajudicial e cobrança judicial do débito. Considerando a situação hipotética, é correto afirmar que o CRCMG:

a) Pode cancelar o registro de João, ficando o mesmo impedido de exercer a profissão em qualquer momento.
b) Agiu de forma ilícita, pois não pode efetuar a cobrança de anuidade sem que João tenha exercido efetivamente a profissão.
c) Não poderá tomar qualquer medida para o recebimento da dívida mesmo que João ignore a cobrança e não efetue a quitação do débito.
d) Agiu de forma lícita, sendo que o débito é legítimo e João deve quitá-lo, pois a anuidade é cobrada em função do registro e não pelo efetivo exercício da profissão.

Gabarito: D.

Tipos: Prova Branca Q37 / Prova Verde Q39 / Prova Amarela Q38 / Prova Azul Q40

38. (CFC/Consulplan/2021.1/Q38) Márcio é contador de uma grande empresa. Ao final de todos os exercícios sociais, além das demonstrações contábeis e demais relatórios obrigatórios, elabora, também, demonstrativo com os indicadores de liquidez, endividamento e atividades. Ao final do exercício de 2020, percebeu que o indicador de liquidez seca estava muito baixo em relação aos exercícios anteriores, o que foi causado pela redução do valor dos estoques em virtude do lançamento de produto similar e de qualidade superior por um concorrente. Sabendo-se que a alta administração aguarda os relatórios para tomada de decisões e planejamento, qual é a atitude correta de Márcio de acordo com a NBC PG 01 – Código de Ética Profissional do Contador?

a) Apresentar à alta administração todas as informações e os fatos contábeis ocorridos, ainda que negativos.
b) Não reporta o caso dos estoques em seus relatórios e retirar o indicador de liquidez seca para apresentar o esperado pela administração.
c) Divulgar apenas as informações relevantes que atenda aos interesses da alta administração e que possa influenciar suas análises e planejamento.
d) Sendo o interesse da administração em não evidenciar dados que possam demonstrar a fragilidade da empresa, Márcio deve omitir a queda da liquidez seca.

Gabarito: A.

Tipos: Prova Branca Q38 / Prova Verde Q40 / Prova Amarela Q37 / Prova Azul Q39

39. (CFC/Consulplan/2021.1/Q39) Ana e Paulo são sócios em uma empresa de serviços contábeis em um município com 60.000 habitantes. Em decorrência da pandemia tiveram perda de clientes e a inadimplência elevada. Para enfrentar tal situação resolveram utilizar uma estratégia de marketing mais agressiva e divulgaram o seguinte anúncio pela internet e no jornal municipal: “Escritório Ana & Paulo: o melhor da cidade! Profissionais altamente capacitados e com maior nível de excelência na cidade, o único com os melhores serviços para a geração de informações contábeis que irão auxiliar na gestão do seu negócio com preços imbatíveis. Durante este mês, qualquer empresa que se tornar cliente terá os honorários fixados em apenas ½ salário mínimo, além de cobrir qualquer oferta. Estamos esperando o seu contato!” Considerando o disposto na NBC PG 01 – Código de Ética Profissional do Contador, é correto afirmar que Ana e Paulo:

a) Estão corretos ao tentar elevar o seu faturamento, independentemente se uma das formas apresentadas aos clientes é a redução dos honorários.
b) Devem efetuar a comparação com outros escritórios, pois é uma maneira de desmerecer os concorrentes e se apresentar como o melhor para atender.
c) Estão praticando a mercantilização dos serviços contábeis e o aviltamento dos honorários, pois estes devem ser calculados considerando diferentes elementos.
d) Estão corretos em exaltar o seu trabalho e a capacitação do escritório, evidenciando que possuem melhores profissionais que os demais da cidade, para atrair clientes.

Gabarito: C.

Tipos: Prova Branca Q39 / Prova Verde Q38 / Prova Amarela Q40 / Prova Azul Q37

40. (CFC/Consulplan/2021.1/Q40) A contabilidade é uma ciência social aplicada, sendo fortemente influenciada no ambiente em que atua. O profissional contábil aceita riscos e assume responsabilidades de agir no interesse público. Em relação a tal afirmação, o profissional contábil:

a) Não deve agir no interesse público.
b) Deve agir primeiramente no seu interesse individual.
c) Não deve agir somente em virtude dos interesses do contratante.
d) Deve agir somente de acordo com as necessidades do contratante.

Gabarito: C.

Tipos: Prova Branca Q40 / Prova Verde Q37 / Prova Amarela Q39 / Prova Azul Q38




Eliane Reis

Fundadora do Momento de Estudar. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia. Servidora Público Federal como Técnico Administrativo em Educação. Especialista em Gestão de Negócios e Marketing. Professora desde 2016. Acredita que a educação muda vidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

error: Conteúdo Bloquado!!