Ansiedade: 10 dicas para afastar esse grande vilão

Sofre de ansiedade? Um dos momentos mais difíceis para quem estuda é lidar com a ansiedade. Ela atrapalha nosso rendimento, nosso sono, e ainda nossa alimentação (para mais ou para menos). E em torno de todo o mundo estudantil surgem milhares de causas para a ansiedade, para os concursandos então a situação é um pouco mais dramática…
ansiedade1
Ansiedade com os boatos, com a autorização, com o anúncio da banca, com a publicação do edital, com a data das provas, com o deslocamento até o local de prova, com as possíveis anulações de questões, com as notas finais e publicação do resultado final, ufaaaaaaaaaaaaaaa…

São momentos complicados, mas será que conseguimos eliminar ou então diminuir as tensões durante a preparação? Algumas dicas podem ajudar a amenizar as causas e consequências da ansiedade:

01. A meta de estudos deve se adaptar a sua rotina e nunca o contrário;
02. A prática de atividade física melhora a oxigenação do cérebro e diminui as tensões da rotina diária;
03. Procure manter uma rotina de estudos, mesmo que não consiga estudar a meta desejada, tente estudar ao menos meia hora por dia, assim seu corpo não desacostuma e você não sente que seus estudos não estão progredindo;
04. Planejamento é a palavra chave, ela contribui na organização do dia e diminui os stress aliviando a ansiedade;
05. Mantenha uma alimentação equilibrada e não se esqueça de beber água durante o tempo de estudo;
06. Converse com sua família e procure explicar os motivos pelos quais você está nessa jornada, caso não entendam procure ajustar sua vida administrando seus problemas.
07. Não ligue para críticas vindas de outras pessoas mesmo que muito próximas e queridas;
08. Não dê muita atenção aos boatos produzidos por cursinhos, professores e fóruns, em muitos casos os boatos são produzidos apenas para causar alvoroço e não representam a verdade;
09. Ajuste momentos de lazer a sua rotina, não adianta somente estudar, seu corpo e cérebro precisam de descanso e momentos confortáveis, o ideal é que você separe um dia da semana para o descanso;
10. Tenha momentos distintos, horário de alimentação, horário para trabalhar, cuidar da casa, etc e tals e hora também separada para os estudos, no início é difícil seguir a risca mas com o tempo você se acostuma e percebe que no momento de estudar você não ficará lembrando que não passou ao supermercado e dessa forma seus estudos vão render cada vez mais.
 
Lógico que existem várias outras dicas que podem amenizar a sensação de ansiedade, mais do que seguir uma dica, é importante que você perceba as causas de sua ansiedade e tente administrar os problemas com a finalidade de se sentir mais confortável para buscar a conquista de seus sonhos. Atualmente existem milhares de professores e especialistas que dão várias dicas (os pode ou não pode), mas é necessário ajustar as dicas com a sua vida e perceber se ela realmente será uma ajuda ou solução, caso não seja, ajuste-a de acordo com sua necessidade.
O ideal é nunca desistir da caminhada ao alcance da realização de seus sonhos!
E uma última dica que acho que vale para qualquer pessoa e situação, se estiver muito cansado ou não consegue se concentrar de jeito nenhum, tire um tempo para descansar, umas horas, dias ou semana (s) o importante é dar uma folga para conseguir voltar ao ritmo mais tarde, com a cabeça fresca tudo fica mais fácil! As vezes é preciso andar para traz para conseguirmos seguir em frente!
 
Bons estudos!

 

Eliane Reis

Fundadora do Momento de Estudar. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia. Servidora Público Federal como Técnico Administrativo em Educação. Especialista em Gestão de Negócios e Marketing. Professora desde 2016. Acredita que a educação muda vidas.

error: Conteúdo Bloquado!!