Determinação

A palavra determinação todos conhecem, mas viver na prática requer muita força de vontade. Só quem já conseguiu algo que queria muito sabe o tamanho da satisfação que se pode sentir no momento da vitória. Melhor ainda quando a vitória veio sofrida, aí o gostinho é muito mais doce. Para conquistar aquilo que tanto sonham três coisas são essenciais: Planejamento, Motivação e Determinação/Disciplina.

Planejamento: Saber o que se quer é muito importante, mas além de ter o sonho é preciso ter os “pés no chão”. Saber que nada vem de graça é essencial. É importante que você esteja ciente de quais passos vai precisar conquistar para almejar a vitória. Buscar conhecer casos de sucesso pode ser uma boa forma de conscientização do que você ainda vai passar. A partir do reconhecimento dos passos é importante planejar cada etapa com cuidado de sempre temperar o sonho com uma dose de realidade.

Motivação: Buscar o motivo para querer aquilo é outro fator muito importante. Existem pessoas que batalham por anos para conquistar algo que não tem sentido nenhum para si mesmo. Como “tempo é dinheiro”, é necessário ter motivação para começar e continuar o projeto. Quando surgir aquela vontade de desistir quando os problemas surgirem, lembre-se do motivo porque está nesse projeto. Quer mudar de vida? Quer sair de casa? Quer uma profissão melhor? Quer estabilidade? Quer reformar a casa ou trocar de carro? Quer fazer uma poupança? Lembre-se sempre do motivo, isso vai te segurar no projeto e te dar forças para continuar.

Determinação/Disciplina: Ter disciplina é essencial em qualquer coisa que você vá fazer na vida, confesso que essa não é a minha virtude, mas quem tem ou se esforça para ter, consegue bons resultados em menos tempo. Organizar o dia para contribuir com seu projeto, ter garra e deixar a preguiça de lado é muito importante. É o fazer acontecer, é aquele momento em que as ideias precisam sair do papel e virar prática. É a fase mais dolorida, mais sofrida e onde os projetos tendem a ser deixados de lado. Mas também é certo que aqueles que persistem dificilmente saem perdendo, pois ou você consegue a vitória ou não obtêm êxito mas aprende com o fracasso e pode se preparar melhor para uma nova tentativa.

Apesar de tudo, o importante é não desistir de seus sonhos, sejam quais forem. Não deixe que comentários de outras pessoas atrapalhem você. Ter inteligência emocional é fundamental para aprender a fingir não escutar ou não se importar com aqueles comentários negativos, que as vezes vem até de pessoas que gostamos muito. Portanto não ligue para os comentários e críticas mantenha a motivação, lembre-se sempre dos motivos que te levaram até o local onde você está nesse momento e tenha disciplina e garra para sempre seguir em frente!

Eliane Reis

Fundadora do Momento de Estudar. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia. Servidora Público Federal como Técnico Administrativo em Educação. Especialista em Gestão de Negócios e Marketing. Professora desde 2016. Acredita que a educação muda vidas.

error: Conteúdo Bloquado!!