Como manter a motivação?

motivacao-para-comecar

Estudar nem sempre é fácil e prazeroso como nas propagandas de escolas e cursinhos. Costumo dizer que é um investimento de tempo, dinheiro e muitos sacrifícios. Não é fácil, principalmente para quem está começando, conseguir se manter concentrado e com determinação durante muito tempo. Mas qual o segredo de quem se dedica a anos aos estudos? Existe uma dica milagrosa?

Basicamente não, é importante definir o que se quer a curto, médio e longo prazo e a partir daí estabelecer caminhos/metas. O que preciso fazer para conseguir atingir minha meta de médio e longo prazo?

Um exemplo: quero ser médica. O que preciso fazer para conseguir me tornar médica? O que devo fazer a curto, médio e longo prazo?

Preciso do 2º grau concluído, passar em um vestibular, concluir a graduação, fazer uma especialização, talvez em algum momento vou sentir a necessidade de ter uma segunda língua para comparecer a congressos ou acompanhar pesquisas internacionais que podem ser inovadoras para a área que pretendo atuar. São etapas normais que devem ser consideradas.

O primeiro passo é saber o que você quer e depois fica mais fácil trilhar os próximos passos.

Mas e aí? Onde a motivação entra?

A motivação vai ser necessária para a conclusão de cada etapa. Não será fácil ser aprovado em um vestibular ou em algum concurso público. Vai ser necessário ter dedicação e comprometimento. Como não desistir do projeto durante esse caminho?

A grande maioria das pessoas de sucesso não são pessoas extremamente inteligentes ou sortudas, são pessoas que não desistiram de seus planos quando as dificuldades surgiram. Ser persistente é muito mais que elaborar um belo projeto de vida, é acima de tudo não desistir quando tudo indicar que o a vitória não está próxima.

Antes de desistir é preciso lembrar dos motivos que te trouxeram para esse projeto. Lembrar do que posso conquistar, dos problemas que vou resolver após a conclusão de cada etapa é fundamental. Isso é motivação!

E etapa após etapa, degrau após degrau conseguimos chegar ao ponto que sempre sonhamos. Não existe uma fórmula mágica, existe determinação, persistência e muita coragem.

E você? Já sabe onde quer chegar? Quais os passos precisa tomar para chegar lá? Vai desistir agora?

 

Imagem: tecnologiadotenis

Eliane Reis

Fundadora do Momento de Estudar. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia. Servidora Público Federal como Técnico Administrativo em Educação. Especialista em Gestão de Negócios e Marketing. Professora desde 2016. Acredita que a educação muda vidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

error: Conteúdo Bloquado!!