Dicas: Ainda dá tempo de começar?

Em Como estudar para o Exame de Suficiência deixei algumas dicas de como iniciar essa jornada. Se ainda não deu uma lida clique aqui. Ainda recebo muitas perguntas e uma delas é se ainda dá tempo de começar a preparação para o Exame de Suficiência. Diante disso venho aqui dar minha opinião e “empurrão” para que você comece logo hehe…

Pois bem… nesse momento que publico esse texto ainda não temos um edital publicado para o Exame de Suficiência CFC 2019.2. Entretanto essas dicas pode te ajudar independente do momento que você esteja lendo esse texto (pré ou pós edital).

Antes de deixar algumas dicas quero lembrar que não sou Coaching, não ofereço mentorias, sou professora no Preparatório para o Exame de Suficiência e estou diariamente com alunos seja tirando dúvidas, orientando a preparação e acompanhando atividades. E por ter acumulado experiências nessa convivência com alunos e também por ter passado por esse momento na minha pessoal estou aqui oferecendo algumas dicas mas alerto que você precisa refletir pessoalmente e adotar as dicas de acordo com sua vida e sua rotina.

Gosto de citar a famosa frase “Feito é melhor que perfeito” e acho que isso se aplica também aos nossos estudos. Como disse, recebo muitas dúvidas de candidatos que tem interesse em prestar o próximo Exame mas perguntam se ainda dá tempo de começar a preparação. E para responder essa pergunta precisamos levar em conta muitos fatores: seu nível de conhecimento, como você saiu da graduação, sua rotina pessoal e profissional, o tempo que você pretende destinar para sua preparação, se você já prestou Exames anteriores e principalmente sua força de vontade, mas enfim… vou falar um pouco sobre cada um desses itens:

Seu nível de conhecimento: existem alunos que já prestaram outros exames, alguns estudam a algum tempo, outros estão começado a estudar agora, alguns trabalham na área e muitos possuem um bom nível de conhecimento mas ainda precisam lapidar esse conhecimento adquirido com uma preparação. A melhor forma de reconhecer seu nível é resolvendo a última prova e analisar suas dúvidas, seus erros e o que você ainda precisa estudar.

Como você saiu da graduação: se você vai se preparar para o Exame de Suficiência pressuponho que você já está formado ou talvez esteja no último ano da Graduação. E sair da graduação nem sempre é sinônimo de conhecimento adquirido. Muitos de nós não aproveitaram a graduação para estudar como se é esperado. Alguns de nós vivemos momentos conturbados nesse período tentando dar prioridade para a vida profissional e fazendo a faculdade no famoso “pelas coxas” (sem dedicação), estudando tudo em cima da hora para uma prova e esse conhecimento decorado logo vai embora. Quando saímos da graduação percebemos que ficaram muitas dúvidas e verdadeiras lacunas na nossa formação. E aqui prefiro não mencionar o nível de qualidade da faculdade pois acredito que podemos evoluir e buscar conhecimento independente da qualidade da faculdade que nós matriculamos. 

Sua rotina pessoal: hoje como adulto você deve conciliar sua vida pessoal com profissional, talvez tenha família, filhos, uma casa para cuidar e nessas condições pode ser difícil conciliar mais uma atividade nessa sua rotina já tão apertada. Para acrescentar qualquer coisa na sua vida agora você precisará remanejar algumas tarefas e dar prioridade para umas ao invés de outras.

Sua rotina profissional: assim como na rotina pessoal sua rotina profissional também deve ser apertada. Você deve estar conciliando várias atividades onde trabalha, desempenhando uma carga horária puxada com muita pressão, talvez precise se deslocar por muito tempo até o trabalho ou talvez esteja desempregado com muitas preocupações na cabeça, um orçamento apertado. Em qualquer situação você vai precisar ter atenção e foco para se preparar para o Exame.

Quanto tempo você pretende destinar para sua preparação? com uma rotina apertada você vai precisar encontrar um momento para estudar. Quanto tempo por dia você tem para estudar? Você vai mesmo se empenhar nessa atividade? Não se engane, as vezes falamos que não temos tempo para estudar mas passamos horas nas redes sociais, assistindo TV, seriados e tudo mais… será que você realmente não tem tempo para se dedicar? Pense nisso e estabeleça prioridades…

Já prestou exames anteriores? Se você já prestou ao menos um Exame você já sabe como funciona, o que te espera e sabe que não é impossível conquistar uma aprovação visto que você já deve conhecer colegas que já foram aprovados. Nesse caso você já consegue perceber a necessidade da preparação, que vai precisar se dedicar, qual o impacto na sua vida profissional e agora só precisa criar coragem de encarar com mais garra esse momento. Se você ainda não prestou nenhum Exame peço que você baixe o último Exame clicando aqui, resolva a prova, avalie suas dificuldades, reflita porque você quer essa aprovação e quais os impactos que essa aprovação vai trazer para sua vida profissional e se possível converse com colegas que já tenham prestado. 

Sua força de vontade: Eis o mais importante fator que pode decidir tudo em nossa vida. Sua força de vontade! Porque você precisa dessa aprovação? Você quer mesmo isso? Vai se dedicar ao máximo que conseguir? Ninguém pode decidir nada ou fazer por você se você realmente não quiser. Ter essa clareza pode definir o tipo de candidato você é. Já vi muitos casos de alunos passando por problemas realmente difíceis dando o máximo de si porque estavam motivados o suficiente para seguir adiante mesmo que qualquer obstáculo surgisse. Enquanto isso outros alunos com “todos” os fatores favoráveis não se dedicando e literalmente perdendo tempo e dinheiro nessa escolha.

O que indico é que você possa fazer a reflexão de como sua vida caberia na preparação, ou melhor… como você vai encaixar a preparação na sua vida. Essa precisa ser uma decisão sua!

Outra dica é que você possa refletir se você não está formulando desculpas. Lembra aquela famosa desculpa “meu cachorro comeu o dever de casa?” pois bem… ela muitas vezes também se encaixa aqui na preparação para o Exame de Suficiência e em outras várias situações da nossa vida. Alguns alunos se matriculam em cursos, ou selecionam diversos materiais, se enrolam nas atividades, na rotina e quando percebem que os planos não deram certo acabam por colocar a culpa em outras situações. E não quero julgar as desculpas que já ouvi (acreditem, já ouvi muitas desculpas!). Mas é preciso ficar atento se o autor da desculpa não está inventando essas desculpas para fugir do compromisso que foi assumido anteriormente.

Não preciso mencionar que estudar e se preparar realmente não é uma tarefa glamourosa, fácil e confortável. As vezes ir para uma festa, curtir um final de semana assistindo séries é muito mais confortável mas nem sempre essas últimas atividades trarão os mesmos resultados que a preparação para o Exame. E vale lembrar que se preparar para o Exame de Suficiência é por um período curto. Logo logo você será aprovado e não precisará continuar passando por todas as privações  e/ou reorganizações na sua vida. E mais uma vez vale lembrar que “feito é melhor que perfeito“, quanto antes você começar melhor será, independente das condições que você tem nesse momento. 

Nas próximas postagens vou deixar mais dicas de como se preparar para o Exame de Suficiência Contábil. Enquanto isso siga nossas redes sociais:

Nosso Grupo no facebook (clique aqui)
Fãpage no Facebook – Momento de Estudar (clique aqui)
Canal no Youtube – Momento de Estudar (clique aqui)
Instagram @momentodeestudar

 

Dúvidas? Envie mensagem para:

Atenção: Não solicitamos ou confirmamos pagamentos por whatsaap ou telefone!

 

Venha estudar com a gente! 

 



Eliane Reis

Fundadora do Momento de Estudar. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia. Servidora Público Federal como Técnico Administrativo em Educação. Especialista em Gestão de Negócios e Marketing. Professora desde 2016. Acredita que a educação muda vidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

error: Conteúdo Bloquado!!