Dicas: Como estudar para o Exame de Suficiência?

Recebemos muitas dúvidas sobre Como estudar para o Exame de Suficiência. Espero que esse vídeo possa te ajudar.

Porque prestar o Exame de Suficiência?
O Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade – CFC é hoje obrigatório para todos os bacharéis que quiserem atuar na área contábil, seja empreendendo de forma própria, seja exercendo a carreira como Contador em empresas privadas ou na área pública através de concursos.

Veja algumas dicas práticas não só para seus estudos mas também para a vida…
1. Hábito de leitura: Não tenha preguiça de ler, não leia somente os títulos das reportagens. Leia reportagens, leia emails, leis, artigos técnicos, livros, contratos, entre outros… O hábito da leitura vai eliminar a preguiça de ler e a preparação para o Exame de Suficiência será mais leve.
2. Hábito da escrita: O hábito da leitura vai te ajudar a desenvolver a escrita. Reaprenda a escrever, deixe de lado as abreviações em redes socais e emails, isso é um grande vilão em provas dissertativas e lembre-se que durante sua vida profissional será necessário elaborar emails, relatórios e contratos.
3. A falsa busca pelo mais fácil: Perde-se muito tempo buscando formas de fazer tudo mais fácil, adquirir materiais de forma mais fácil, levar vantagens de diversas formas. Nossa sociedade está mal acostumada e lamento informar que para essa preparação você vai ter que trabalhar ao seu favor. Não existirá vitória sem esforço.
4. Melhor uso do tempo: Perde-se muito tempo em coisas que não vão trazer benefício para nossa vida como internet, televisão, seriados, etc. O melhor caminho é otimizar o tempo. Tempo é o tempo que se tem. Todos nós temos o mesmo tempo todos os dias. São 24 horas para todos nós. Aproveite melhor cada segundo.
5. Trabalhar a ansiedade: Aqui eu me incluo! A ansiedade atinge grande parcela da população e saber controla-la não é uma tarefa fácil, é preciso autoconhecimento e muitas vezes até ajuda de um profissional. Não exite em procurar um profissional!

Como estudar para o Exame de Suficiência?
Você já foi reprovado alguma vez? Lembre-se processo seletivo, concurso e/ou Exame de Suficiência se faz até passar…
É preciso lembrar também que:
1. Nenhum conhecimento é perdido…
2. Observe onde mais errou;
3. Repense sua preparação e mude os pontos falhos;
4. Verifique se seria o caso de mudar alguns hábitos.

Alguns possíveis motivos para o baixo índice de aprovação no Exame de Suficiência:
1. Qualidade do ensino nas graduações;
2. O Exame de Suficiência não é um objetivo das universidades;
3. Preconceito/Excesso de confiança: Ou o candidato acha que já sabe muito ou ele acha que não sabe nada;
4. Ansiedade;
5. Negligenciar o estudo deixando tudo para última hora;
6. Estudar apenas uma disciplina;
7. Não resolver exames anteriores.

Como se preparar para o Exame de Suficiência ou qualquer processo seletivo?
Separe um tempo para estudar, cerca de 30 minutos a 1 hora diária (se conseguir mais tempo será excelente). Caso tenha dificuldade comece estudando 20 minutos por dia e vá aumentando a carga de estudos de acordo com sua rotina.
*Candidatos com filhos, aguarde os filhos dormirem para estudar ou avalie a possibilidade de deixar com alguém enquanto você estuda.
*Transporte: estude durante o transporte de ida e/ou volta do trabalho;
*Horário de almoço: estude durante seu horário de almoço. Encontre um cantinho para que você possa ao menos resolver algumas questões ou ler uma parte do seu material teórico. Seus colegas vão entender e quem sabe você não consegue companhia ai no seu trabalho?!
*Acordar mais cedo/dormir mais tarde: acorde mais cedo ou durma mais tarde para conseguir levantar alguns minutos para estudar durante o dia.
Todas essas dicas devem estar de acordo com a sua rotina.

Tenha persistência e dedicação. Estude todos os dias um pouco, aproveite os finais de semana, feriados e recessos. Aproveite cada segundo!

Selecionando materiais:
Temos diversas formas de escolher materiais e você deve escolher o formato que mais prende sua atenção. Para fazer sua escolha é preciso autoconhecimento. Esses são os formatos que temos no mercado hoje em dia:
1. Livros
2. Materiais em pdf
3. Vídeo-aulas
4. Cursos presenciais

Existe também a forma de estudo gratuito e você pode aproveitar as provas anteriores que você encontra no site do CFC e AQUI no blog. Tenha em mãos o Conteúdo Programático de editais anteriores ou do atual (depende do momento em que você estiver lendo esse post). Você também encontra diversos materiais e aulas na internet como no nosso Canal do Youtube e também de outros colegas que disponibilizam materiais e ferramentas para sua preparação de forma gratuita.

Obs.: Perde-se muito tempo garimpando por materiais gratuitos na internet, corre-se risco participando de rateios ilegais e também acontece de alunos estudarem por materiais desatualizados. É preciso ficar atento, em alguns casos participar de um Preparatório contribui com sua preparação fazendo você ganhar tempo.

Escolha de um Curso Preparatório:
Os benefícios de se participar de um Curso Preparatório são: economia de tempo e organização.
Como escolher um Curso? Escolha o formato que mais te atende, seja livros, materiais em pdf, vídeo-aulas, ou aulas presenciais.
Verifique entre os materiais disponíveis como é a didática utilizada pelo professor(a). Você consegue entender aula demonstrativa, entendeu a linguagem utilizada nas aulas? Pode parecer bobagem mas muitos candidatos tem dificuldade na linguagem utilizada e a escolha do método pode contribuir até mesmo na motivação do aluno para continuar no curso.
Veja o conteúdo do curso, alguns disponíveis no mercado hoje não oferecem todo o conteúdo programático, outros são ênfase nas disciplinas que apresentam maior carga de questões.
Leia todos os detalhes da descrição e do conteúdo que será abordado no curso.

Sobre o Índice de Aprovação de um curso Preparatório: Alguns alunos procuram o índice de aprovação de um curso como uma característica para avaliar se um curso é bom ou ruim. Sempre respondo que isso é uma bobagem pois veja só… Todo curso vai ter alunos aprovados e reprovados. Mesmo que o curso apresente 99% de aprovação isso não vai te ajudar a ser aprovado caso você não decida fazer sua parte e estudar, se dedicar na sua preparação assistindo as aulas, participando de todas as atividades e tirando suas dúvidas. Por isso um índice de aprovação não aprova ninguém. Aqueles que foram aprovados fizeram sua parte, estudaram, se dedicaram e participaram das aulas. Pense nisso!

Mãos a obra! Como estudar?
1º Procure um lugar calmo para estudar.
2º Silencie o celular e feche o navegador de internet do seu computador.
3º Comece pela teoria;
4º Resolva muitas questões;
5º Errou uma questão? Volte na teoria e revise o que errou;
6º Resolva mais questões até que você consiga entender o que errou e então parta para o próximo ponto do Conteúdo Programático ou para a próxima aula.

Mais dicas:
*Nosso Canal do Youtube e aqui no Blog temos diversas questões resolvidas.
*Participe de Simulados (caso não esteja em um curso preparatório). Aqui no blog teremos simulados e você conseguirá participar sem precisar se matricular no Preparatório.
*Tire todas suas dúvidas seja no preparatório que estiver participando, seja nos grupos de estudo das redes sociais.
*Faça um cronograma de estudos.

DICA: Uso da calculadora (HP12C): Indico que você utilize a mesma calculadora durante toda sua preparação e leve essa mesma calculadora para o Exame. Assim você estará acostumado com a calculadora durante a resolução do Exame e vai ganhar tempo no Exame não precisando trocar de calculadoras ou tentando lembrar das funções da calculadora. É uma forma prudente de preparação. Indico ainda o Curso de Matemática Financeira com a calculadora HP12C no site da Fundação Bradesco. É gratuito e tem certificado caso você precise apresentar horas complementares.

Mantendo a motivação:
1. Lembre-se sempre dos motivos que te trouxeram até aqui;
2. Esteja cercado(a) de pessoas com os mesmos objetivos que você (grupos facebook, whatsaap, Cursos Preparatórios). Cuidado para não perder tempo demais nos grupos principalmente nos de redes sociais.
3. Converse com sua família: peça ajuda no que for possível, seja ajudando nas atividades domésticas, olhando seus filhos enquanto você estuda, facilitando no silêncio ou apenas ficando ciente de que é um momento importante para sua carreira e que toda ajuda será bem vinda.
4. Cuide da mente principalmente nesse período de preparação. Cuide da sua ansiedade seja procurando ajuda médica ou praticando atividade física ou meditando. Separe um tempo para estar cercado por quem você ama, tenha momentos de lazer independente da forma como você gosta, mas esteja um momento com você mesmo, com sua família, com seus amigos. A saúde mental importa muito nesse momento.
5. Tenha fé. Independente da sua religião ou no que você acredita. Tenha fé em algo, mesmo que seja apenas em você mesmo. Acreditar que pode dar certo facilita tudo na nossa vida e não é diferente em uma preparação para um processo seletivo ou classificatório.

Espero ter te ajudado nessa preparação pois sabemos que ao iniciar uma preparação podem surgir algumas dúvidas. Nosso objetivo aqui no Blog é ajudar o maior número de colegas possíveis e para isso temos alguns meios e te convido a participar do nosso Grupo no Facebook (link aqui) e também da nossa Lista de Transmissão no Whatsaap e email (link aqui). Tanto no email ou Whatsaap é importante que você salve nosso contato para receber nossas dicas e informações.
Em caso de dúvidas sobre sua preparação você pode deixar comentários que responderemos todos assim que possível! Você também pode nos procurar no whatsaap:

Te convido também a participar do nosso Preparatório para o Exame de Suficiência!

COMECE SUA PREPARAÇÃO AGORA!

Você nos encontra em:
Blog www.momentodeestudar.com.br
Grupo no facebook www.facebook.com/groups/184823698542240/
FãPage https://www.facebook.com/momentodeestudar/
Instagram @momentodeestudar
Canal: http://www.youtube.com/momentodeestudar
CONTATO: momentodeestudar@gmail.com




Eliane Reis

Fundadora do Momento de Estudar. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia. Servidora Público Federal como Técnico Administrativo em Educação. Especialista em Gestão de Negócios e Marketing. Professora desde 2016. Acredita que a educação muda vidas.

5 thoughts on “Dicas: Como estudar para o Exame de Suficiência?

  • 22 Outubro, 2019 at 15:45
    Permalink

    Parabéns. Artigo muito bom.

    Reply
  • 22 Setembro, 2019 at 21:29
    Permalink

    Vocês tem algum conteúdo programatico em que posso começar a estudar, por exemplo um cronograma de matérias qe possa ajudar?

    Obrigada !!!!

    Reply
    • 26 Setembro, 2019 at 16:38
      Permalink

      OLá Nicole, não temos um cronograma atualizado mas temos uma turma de revisão iniciando agora em outubro. Caso tenha interesse basta ir na categoria “Cursos” no Menu do blog. Bons estudos!

      Reply
  • 9 Julho, 2019 at 14:13
    Permalink

    Muito legal o artigo. Super completo e detalhado. Meus Parabéns!

    Reply
  • 10 Junho, 2019 at 23:08
    Permalink

    como posso fazer uma programação de estudo faltando 1 mes pro exame?

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

error: Conteúdo Bloquado!!