Dicas de Como estudar para o Exame de Suficiência

O objetivo desse post é deixar algumas dicas de como estudar para o Exame de Suficiência já que recebo muitos pedidos de ajuda e percebo que muitos colegas acabam se enrolando e deixando o estudo para a última hora.

O primeiro passo é ter a certeza do motivo pelo qual você deseja prestar o Exame de Suficiência. Lembrar do motivo pelo qual te trouxe até aqui vai te dar mais motivação e força para seguir seu plano e isso funciona para os mais diversos propósitos nas nossas vidas.
Hoje o Exame de Suficiência é obrigatório para todos os bacharéis que desejam atuar na área contábil, seja empreendendo de forma própria, seja exercendo a carreira como contador em empresas privadas ou na área pública através de concursos. Além de garantir uma melhor posição diante do mercado de trabalho a filiação ao Conselho possibilita a participação em vários cursos e palestras, além de outras facilidades para a rotina de um contador.

 

E como evitar a reprovação?

A seguir listo 10 dicas que acredito que podem te ajudar na aprovação:

1. Evite a crença de que o conhecimento universitário é suficiente para o Exame: a grande maioria dos alunos chegam ao final da graduação com conceitos fragmentados, talvez fruto de um estudo decorado em véspera de prova e sem a preocupação com a futura vida profissional. Nesse momento que antecede o Exame é importante dar atenção a preparação seja absorvendo conhecimento, seja tirando as dúvidas que te acompanham desde a graduação.

2. Não deixe o estudo para última hora, valorize a preparação a longo prazo de forma programada. Estudar em cima da hora como é a tradição da maioria dos estudantes universitários não ajuda na vida profissional e muito menos na preparação para seleções como o Exame de Suficiência ou concursos. É preciso tempo e dedicação com introdução de pequenas etapas sistematicamente. Nesse sentido fazer parte de um grupo de estudos com alunos focados ou participar de um Curso Preparatório pode ajudar muito.

3. Busque sempre aperfeiçoar os conhecimentos básicos das disciplinas: em geral quando o recém bacharel sai da universidade ele carrega consigo conceitos básicos bastante fragmentados e é sim necessário um aprofundamento até mesmo daquilo que ele acha que já sabe. É preciso humildade para iniciar do zero e resolver dúvidas que surgiram nos primeiros períodos do curso e assim ir aperfeiçoando e se aprofundando com muitas questões comentadas. Uma dúvida em um conhecimento inicial considerado básico pode te trazer grandes transtornos no conhecimento avançado. Por isso é essencial que o aluno inicie sua base teórica eliminando os vícios, dúvidas e contradições.

4. Não se preocupe com conhecimentos técnicos: Não é necessário ler todos os pronunciamentos ou normas técnicas para o Exame, o candidato precisa de um bom material que foi previamente preparado e selecionado com os pontos principais e realmente necessários para seu Exame. Existem diversos Cursos Preparatórios no mercado e também bons livros que podem te ajudar. Nesse momento estar inscrito em um Curso Preparatório pode te ajudar até mesmo a economizar tempo.

5. Não estude apenas o que gosta: é preciso entender que a maioria da prova é de Contabilidade Geral e que as demais questões estão relacionadas a outras disciplinas que também utilizam conceitos de Contabilidade Geral ou então são disciplinas diferentes mas não menos importantes para o Exame. Uma única questão pode decidir sua aprovação e é preciso estar preparado.

6. Resolva questões de exames anteriores: Esse também é outro grande erro presente nos candidatos, é preciso estudar a teoria e também é preciso resolver muitas questões de exames anteriores. É através dessa resolução que as dúvidas surgem e então podemos sanar os equívocos deixados pelo material teórico ou até mesmo pela Graduação. É também nesse momento que entendemos o que a banca vai cobrar e como vai cobrar.

7. Conhecer o Exame e realizar um plano de estudos é essencial para sua preparação. Pegue o conteúdo programático do edital e estabeleça prazos para conseguir estudar todos os tópicos. Não se esqueça de resolver muitas questões e separar tempo para as revisões.

8. Separe um tempo do seu dia para estudar para o Exame. O tempo é o mesmo para todos nós, todos nós sempre estamos envolvidos com diferentes tarefas durante o dia e é preciso estabelecer prioridades. Deixe de lado aquilo que não te agrega em conhecimento como redes sociais, televisão, séries e foque naquilo que realmente fará grande diferença na sua vida. Muitos colegas já possuem família, filhos e/ou precisam dividir seu dia com trabalho e estudo mas saiba que nada é impossível e mesmo sendo difícil você também conseguirá atribuir prioridades para evoluir com seus estudos.

9. Não tenha medo do que está por vir. O maior obstáculo somos nós mesmos. Ao pensar no seu sonho e manter o foco no seu preparo você já terá grandes chances de sucesso e isso será determinante para que você mantenha a tranquilidade nos períodos próximos do Exame. O estudo organizado evita desespero e traz conforto nos momentos finais que antecedem o Exame. Por isso priorize sua preparação e não deixe para última hora.

10. Momentos de lazer também são importantes. Após determinar as prioridades que sua vida merece nesse momento, separe um tempo também para estar rodeado por quem você ama. Nesses momentos a família pode ser um combustível extra na sua motivação. Se mantenha rodeado de pessoas positivas e que acreditam nos seus planos e sonhos. Ao estudar priorize também estar rodeado por colegas que possuem os mesmos objetivos.

Após seguir todas essas dicas o último conselho que posso deixar é tenha passos firmes. DEVAGAR TAMBÉM SE CHEGA! Dê “passos de tartaruga” mas não deixe de estudar um pouquinho em nenhum dia! Todos os dias ao menos resolva uma questão pois é assim que estabelecemos rotina e nos mantemos perseverantes. Separe 1 hora por dia para estudar, se não der, separe 40 minutos, 30 minutos, leia enquanto está no transporte para o trabalho, aproveite seu horário de almoço, espere os filhos dormirem ou enquanto a roupa está na máquina de lavar. Peça ajuda dos familiares para que seu projeto possa evoluir, divida as tarefas caseiras. Tenha a certeza que todo o esforço é apenas temporário e logo você alcançará sucesso nessa jornada.

Caso tenha interesse em estar rodeado por colegas focados com os mesmos objetivos que você, venha fazer parte do nosso Curso Preparatório para o Exame de Suficiência e entre no nosso Grupo de Estudos no Facebook Exame de Suficiência CFC – Grupo de Estudos e acompanhe nossas próximas dicas, questões comentadas e atividades aqui no Blog e também na nossa Fã Page do Facebook.

Bons estudos e até mais!




Eliane Reis

Fundadora do Momento de Estudar. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia. Servidora Público Federal como Técnico Administrativo em Educação. Especialista em Gestão de Negócios e Marketing. Professora desde 2016. Acredita que a educação muda vidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

error: Conteúdo Bloquado!!