Questão 36 – CFC 2017.2|Exame de Suficiência

(CFC/2017.2/Q36/Bacharel) A NBC TG – ESTRUTURA CONCEITUAL – ESTRUTURA CONCEITUAL PARA ELABORAÇÃO E DIVULGAÇÃO DE RELATÓRIO CONTÁBIL- FINANCEIRO, ao dispor sobre as características qualitativas da informação contábil-financeira útil, estabelece que, para a informação contábil-financeira ser útil, ela precisa ser relevante e representar com fidedignidade o que se propõe a representar.
Com relação a essas características qualitativas fundamentais da informação contábil-financeira, julgue os itens a seguir como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA.

I. A informação contábil-financeira relevante é apenas aquela cujo montante monetário é elevado.
II. Informação contábil-financeira relevante apresenta valor preditivo, confirmatório ou ambos.
III. Para ser representação perfeitamente fidedigna, a realidade retratada precisa ter três atributos: ser completa, neutra e livre de erro.

A sequência CORRETA é:

a) F, V, V.
b) F, F, V.
c) V, F, F.
d) V, V, F.

Comentário: As Características Qualitativas estão dividas em Características Qualitativas Fundamentais e de Melhoria. As Características Qualitativas Fundamentais devem possuir Relevância e Representação Fidedigna. E as Características Qualitativas de Melhoria são representadas pela Comparabilidade, Verificabilidade, Tempestividade e Compreensibilidade. Segue o esquema que utilizamos em nossa aula teórica:

Vamos agora analisar as alternativas:
I. A informação contábil-financeira relevante é apenas aquela cujo montante monetário é elevado. FALSO, uma informação contábil-financeiro relevante é aquela que pode influenciar as decisões econômicas dos usuários, ajudando-os a avaliar o impacto de eventos passados, presentes ou futuros ou confirmando ou corrigindo as suas avaliações anteriores, não importando o tamanho do montante monetário.
II. Informação contábil-financeira relevante apresenta valor preditivo, confirmatório ou ambos. VERDADEIRO, uma informação relevante apresenta valor preditivo se puder ser utilizada como dado de entrada em processos empregados pelos usuários para predizer futuros resultados e valor confirmatório se retro-alimentar avaliações prévias.
III. Para ser representação perfeitamente fidedigna, a realidade retratada precisa ter três atributos: ser completa, neutra e livre de erro. VERDADEIRO, os relatórios contábil-financeiros representam um fenômeno econômico em palavras e números. Para ser útil, a informação contábil-financeira não tem só que representar um fenômeno relevante, mas tem também que representar com fidedignidade o fenômeno que se propõe representar. Para ser representação perfeitamente fidedigna, a realidade retratada precisa ter três atributos. Ela tem que ser completa, neutra e livre de erro. É claro, a perfeição é rara, se de fato alcançável. O objetivo é maximizar referidos atributos na extensão que seja possível.
Gabarito: A.

Comentário em vídeo:

Contato: momentodeestudar@gmail.com
Nossos Cursos: https://momentodeestudar.com.br/category/cursos/

 




Eliane Reis

Fundadora do Momento de Estudar. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia. Servidora Público Federal como Técnico Administrativo em Educação. Especialista em Gestão de Negócios e Marketing. Professora desde 2016. Acredita que a educação muda vidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

error: Conteúdo Bloquado!!