Exame de Suficiência 2016.2Exame de Suficiência CRCGrupo Exame de Suficiência

Minha experiência com o Exame de Suficiência

Vou contar um pouco da minha história neste post. Sou bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia, Pós-graduanda em Gestão de Negócios e Marketing pela Universidade Cândido Mendes, autora do blog Momento de Estudar e servidora pública federal como Técnico Administrativo em Educação na Universidade Federal de Uberlândia.

Durante minha preparação para o CRC em 2013 não dei a devida atenção ao planejamento do estudo e por pouco quase fui reprovada. Orientei meus estudos por resoluções das últimas 3 provas que aconteceram. Eu não tinha materiais para o exame e o pouco que consegui acompanhar foi orientada por materiais para concursos. Quando a prova estava se aproximando senti que realmente tinha desperdiçado tempo e talvez até desperdiçaria o valor da inscrição mas felizmente fui aprovada.

Na época eu já estudava para concursos e a rotina criada com os estudos me ajudou bastante a ter disciplina mesmo tendo deixando para estudar em cima da hora. Hoje ainda estudo para concursos, sou Técnico Administrativo em Assistente em Administração na Universidade Federal de Uberlândia e através do blog Momento de Estudar organizei grupos de estudo para concursos na área fiscal e foi a partir daí que tudo começou com a turma para o Exame de Suficiência.

Aliado a experiência de quase 2 anos com um dos nossos grupos de estudos nós do blog decidimos organizar um grupo de estudos para o próximo Exame de Suficiência pois conseguimos perceber como o grupo para concursos estava ajudado na busca por um cargo público.

O Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade – CFC é hoje obrigatório para todos os bacharéis em Ciências Contábeis que quiserem atuar na área contábil, seja empreendendo de forma própria, seja exercendo a carreira como contador em empresas privadas. Além de garantir uma posição interessante diante do mercado de trabalho a filiação ao Conselho possibilita a participação em vários cursos e palestras ministrados pelos Conselhos Regionais, além de outras facilidades para a rotina de um contador.

O Exame de Suficiência acontece duas vezes ao ano e em geral a aplicação das provas acontecem 90 dias após a publicação do edital. A taxa de inscrição do último exame foi de R$ 100,00 e o período de inscrição durou 30 dias. Outro dado interessante retirado do site do CFC é que na primeira versão do exame de 2015 apenas 54,48% dos candidatos foram aprovados. Já na segunda versão do exame em 2015 os aprovados atingiram a assustadora marca de apenas 14,68%. Ainda não temos o percentual do primeiro exame de 2016, mas segundo o CFC de 2011 a 2015 o percentual geral de aprovados foi de apenas 39,87%.

A prova é composta por 50 questões objetivas sendo avaliado com 1 ponto para cada questão objetiva: “7.3. Será considerado aprovado o examinando que acertar, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) do total das questões, ou seja, 25 (vinte e cinco) pontos. 7.4. Em hipótese nenhuma, devido à anulação de qualquer questão, a prova deixará de valer em sua totalidade 50 pontos. 7.4.1. Se houver anulação de qualquer questão, essas alterações pontuarão todos os examinandos, independentemente de eventual interposição de recurso.”

Considerando que todos os candidatos passaram 4 ou 5 anos (depende da faculdade) estudando contabilidade, todos já viram todo o conteúdo que será visto na prova e mesmo assim o percentual de aprovados ainda é muito baixo. Diante da nossa experiência com grupos de estudos e estudos para concursos me veio à conclusão que o grande problema dos candidatos é a falha no planejamento da revisão dos conteúdos e por isso decidimos desenvolver um grupo de estudos apenas para esse exame.

As Disciplinas na Prova para Bacharel em Ciências Contábeis são:

  1. Contabilidade Geral;
  2. Contabilidade de Custos;
  3. Contabilidade Aplicada ao Setor Público;
  4. Contabilidade Gerencial;
  5. Controladoria;
  6. Noções de Direito e Legislação Aplicada;
  7. Matemática Financeira e Estatística;
  8. Teoria da Contabilidade;
  9. Legislação e Ética Profissional;
  10. Princípios de Contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidade;
  11. Auditoria Contábil;
  12. Perícia Contábil;
  13. Língua Portuguesa Aplicada.

O grupo de estudos será fechado com cronograma de estudos, materiais teóricos, resolução de questões, simulados no formato do Exame e acompanhamento até a data da prova.

Parte teórica: A parte teórica vai abranger as disciplinas de: Contabilidade Geral, Contabilidade de Custos, Teoria de Contabilidade, Legislação e Ética Profissional, Princípios de Contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidade.

Além de todos os recursos teremos um grupo no facebook e postagens no blog para facilitar nossos estudos. Segue o link do grupo no facebook https://www.facebook.com/groups/184823698542240/

Se tiver interesse em participar do grupo de estudos ou para qualquer dúvida nosso email é momentodeestudar@gmail.com

E agora mãos a obra e vamos estudar 😉

 




Eliane Reis

Fundadora do Momento de Estudar. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia. Servidora Público Federal como Técnico Administrativo em Educação. Especialista em Gestão de Negócios e Marketing. Professora desde 2016. Acredita que a educação muda vidas.

39 thoughts on “Minha experiência com o Exame de Suficiência

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

error: Conteúdo Bloquado!!