Questão Comentada Exame de Suficiência 01

(CFC/2016.1/Q36/Bacharel) De acordo com a NBC TG Estrutura Conceitual – Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro, no que se refere à posição patrimonial e financeira, assinale a opção INCORRETA.

 a) Ativo é um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que fluam futuros benefícios econômicos para a entidade.

b) Passivo é uma obrigação presente da entidade, derivada de eventos passados, cuja liquidação se espera que resulte na saída de recursos da própria entidade capazes de gerar benefícios econômicos.

c) Patrimônio Líquido é o interesse residual nos ativos da entidade depois de deduzidos todos os seus passivos.

d) Receitas são aumentos nos benefícios econômicos durante o período contábil que resultam em diminuições do Patrimônio Líquido e que estão relacionados com a contribuição dos detentores dos instrumentos patrimoniais.

Comentário: O CPC 00 que trata da Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro traz os conceitos de Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido no item 4.4, veja como ele é apresentado:

Os elementos diretamente relacionados com a mensuração da posição patrimonial e financeira são os ativos, os passivos e o patrimônio líquido. Estes são definidos como segue:

(a) ativo é um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que fluam futuros benefícios econômicos para a entidade; (alternativa A da questão)

(b) passivo é uma obrigação presente da entidade, derivada de eventos passados, cuja liquidação se espera que resulte na saída de recursos da entidade capazes de gerar benefícios econômicos; (alternativa B da questão)

(c) patrimônio líquido é o interesse residual nos ativos da entidade depois de deduzidos todos os seus passivos. (alternativa C da questão)

Portanto as alternativas A, B e C foram copiadas do CPC 00, vamos agora à alternativa D.

d) Receitas são aumentos nos benefícios econômicos durante o período contábil que resultam em diminuições do Patrimônio Líquido e que estão relacionados com a contribuição dos detentores dos instrumentos patrimoniais.

De acordo com o conceito de Receitas também descrito no CPC 00 item 4.25, podemos encontrar dois erros na alternativa D: Primeiro que o aumento nos benefícios econômicos durante o período contábil resultam em aumentos do patrimônio líquido e não diminuição como a alternativa afirmou e segundo que os aumentos dos benefícios econômicos não estão relacionados com a contribuição dos detentores dos instrumentos patrimoniais contrariando a alternativa que afirma que os benefícios econômicos estão relacionados. Portanto Gabarito D.

*Essa e outras questões estão presentes no nosso grupo de estudos, se tiver interesse em participar envie email para momentodeestudar@gmail.com e aproveite para entrar no nosso grupo no facebook (link aqui)




Eliane Reis

Fundadora do Momento de Estudar. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia. Servidora Público Federal como Técnico Administrativo em Educação. Especialista em Gestão de Negócios e Marketing. Professora desde 2016. Acredita que a educação muda vidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

error: Conteúdo Bloquado!!