Questão 01 – Comentando Consulplan

(Pref. Mun. Sabara/2017/Q31/Contador/Consulplan) Uma empresa tem, contra si, um processo trabalhista que provavelmente gerará uma dívida que a empresa prevê pagar entre R$ 30.000,00 e R$ 50.000,00, então registra na contabilidade o valor maior. Neste caso, a ação da contabilidade da empresa está:

a) Errada, de acordo com o princípio da Prudência.
b) Correta, de acordo com o princípio da Prudência.
c) Errada, de acordo com o princípio do Registro pelo Valor Original.
d) Correta, de acordo com o princípio do Registro pelo Valor Original.

Comentário: A questão nos informa que é PROVÁVEL que a empresa tenha que gerar uma dívida com processo trabalhista. Essa probabilidade indica que devemos nesse caso lançar uma PROVISÃO.
Lembrando que provisão é uma estimativa confiável de reconhecimento como passivo e com provável saída de recursos que incorporam benefícios econômicos necessários para liquidar a obrigação.
O que a questão nos pede é se o registro contábil realizado com VALOR MAIOR está correto ou não e qual o princípio contábil seria referente a esse procedimento adotado.
A situação do registro foi realizada corretamente de acordo com o Princípio da Prudência que determinava que “a adoção do menor valor para os componentes do ATIVO e do maior para os do PASSIVO, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio líquido.”
Hoje os Princípios Contábeis foram revogados. A Resolução CFC nº 950/93 foi revogada em outubro de 2016 e essa revogação entrou em vigor em janeiro de 2017. Como a prova foi aplicada em 29 de janeiro de 2017 pode ser que os Princípios tenham caído na prova porque o edital pode ter sido publicado antes da revogação.
De qualquer forma hoje devemos desconsiderar os princípios e adotar apenas a essência de cada princípio. Nesse caso a adoção de uma postura prudente na avaliação das hipóteses de incerteza é necessária para se evitar a superavaliação de ativos e receitas, bem como a subavaliação de passivos e despesas.
Gabarito: B.

 

Participe do nosso Grupo no Facebook e se inscreva no nosso Canal no Youtube.
Contato: momentodeestudar@gmail.com
Encontre outras questões comentadas em: https://goo.gl/tsYZqq

Participe do Preparatório para o Exame de Suficiência: 
Descrição e Cronograma do Curso: https://goo.gl/9nv7KG
INSCREVA-SE AGORA: https://goo.gl/XaFDSy (opções de pagamento em boleto ou pagamento recorrente entre em contato por email ou responda esse email) *OBSERVAÇÃO: Preparatório atualizado com a banca Consulplan.

Você nos encontra em:
BLOG: www.momentodeestudar.com.br
Assine nossa NEWSLETTER: https://goo.gl/E8D7Pd
FACEBOOK: https://www.facebook.com/momentodeestudar
GRUPO NO FACEBOOK: www.facebook.com/groups/184823698542240/
YOUTUBE: www.youtube.com/momentodeestudar
INSTAGRAM: @momentodeestudar
Cadastre-se na nossa Lista de Transmissão no Whatsaap https://goo.gl/forms/6IfRUEuEbD6QaotY2

 




Eliane Reis

Fundadora do Momento de Estudar. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia. Servidora Público Federal como Técnico Administrativo em Educação. Especialista em Gestão de Negócios e Marketing. Professora desde 2016. Acredita que a educação muda vidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

error: Conteúdo Bloquado!!