Questão 02 – Comentando Consulplan

(Pref. Mun. Sabara/2017/Q32/Contador/Consulplan) A empresa alfa realiza mensalmente lançamentos contábeis registrando 1/12 do décimo terceiro do salário a ser pago a seus empregados. O fato da empresa registrar a parcela referente a cada mês do décimo terceiro está:

a) Errada, de acordo com o princípio da Continuidade.
b) Errada, de acordo com o princípio da Oportunidade.
c) Correta, de acordo com o princípio da Continuidade.
d) Correta, de acordo com o princípio da Oportunidade.

Comentário: Mais uma questão sobre Princípios Contábeis, dessa forma reitero que Princípios Contábeis foram revogados. A Resolução CFC nº 950/93 foi revogada em outubro de 2016 e essa revogação entrou em vigor em janeiro de 2017. Como a prova foi aplicada em 29 de janeiro de 2017 pode ser que os Princípios tenham caído na prova porque o edital pode ter sido publicado antes da revogação.
De qualquer forma hoje devemos desconsiderar os princípios e adotar apenas a essência de cada princípio.
O lançamento contábil de 1/12 do décimo terceiro do salário a ser pago a seus empregados deve ser realizado devido ao fato gerador ter sido realizado. A cada mês o funcionário tem direito a 1/12 do décimo terceiro, os lançamentos são realizados mensalmente até que no final do ano o funcionário tenha direito ao décimo terceiro salário proporcional ao que foi trabalhado durante aquele ano.
Voltando aos Princípios Contábeis essa situação engloba o Princípio da Oportunidade que se referia “simultaneamente, à tempestividade e à integridade do registro do patrimônio e das suas mutações, determinando que este seja feito de imediato e com a extensão correta, independentemente das causas que as originaram.” Hoje esse princípio deve ser abandonado e devemos adotar uma visão referenciada pelo CPC 00 onde a Oportunidade tem relação com a Tempestividade “Tempestividade significa ter informação disponível para tomadores de decisão a tempo de poder influenciá-los em suas decisões. Em geral, a informação mais antiga é a que tem menos utilidade. Contudo, certa informação pode ter o seu atributo tempestividade prolongado após o encerramento do período contábil, em decorrência de alguns usuários, por exemplo, necessitarem identificar e avaliar tendências” (item QC29 do CPC 00).
Gabarito: D.

 

Participe do nosso Grupo no Facebook e se inscreva no nosso Canal no Youtube.
Contato: momentodeestudar@gmail.com
Encontre outras questões comentadas em: https://goo.gl/tsYZqq

Participe do Preparatório para o Exame de Suficiência: 
Descrição e Cronograma do Curso: https://goo.gl/9nv7KG
INSCREVA-SE AGORA: https://goo.gl/XaFDSy (opções de pagamento em boleto ou pagamento recorrente entre em contato por email ou responda esse email) *OBSERVAÇÃO: Preparatório atualizado com a banca Consulplan.

Você nos encontra em:
BLOG: www.momentodeestudar.com.br
Assine nossa NEWSLETTER: https://goo.gl/E8D7Pd
FACEBOOK: https://www.facebook.com/momentodeestudar
GRUPO NO FACEBOOK: www.facebook.com/groups/184823698542240/
YOUTUBE: www.youtube.com/momentodeestudar
INSTAGRAM: @momentodeestudar
Cadastre-se na nossa Lista de Transmissão no Whatsaap https://goo.gl/forms/6IfRUEuEbD6QaotY2

 




Eliane Reis

Fundadora do Momento de Estudar. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia. Servidora Público Federal como Técnico Administrativo em Educação. Especialista em Gestão de Negócios e Marketing. Professora desde 2016. Acredita que a educação muda vidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

error: Conteúdo Bloquado!!