Questão 34 – CFC 2019.2|Exame de Suficiência

(CFC/Consulplan/2019.2/Q34) Luca Pacioli publicou em Veneza a Summa de Arithmetica, geometria, proportioni et proportionalità, em 1494, texto no qual se distingue, para a história da Contabilidade, o Tractatus de computis et screipturis; talvez a primeira exposição sistemática e completa do Método das Partidas Dobradas. (SCHMIDT, 2008). Em relação ao Método das Partidas Dobradas, assinale a afirmativa INCORRETA.

a) Método segundo o qual para cada registro contábil de débito deve haver, em contrapartida, registro de crédito de igual valor.

b) Método aceito universalmente pela contabilidade; tem como princípio fundamental que para cada aplicação de recursos corresponde uma fonte de recursos de igual valor.

c) Método menos utilizado pela contabilidade, sendo o Método das Partidas Simples universalmente aceito devido a seu princípio de que o total de débitos tem que ser diferente do total dos créditos.

d) Método pelo qual se registra por meio de lançamentos a débito ou a crédito em uma ou mais contas as alterações ocorridas no patrimônio de uma entidade, permitido que ele permaneça equilibrado.

Comentário: Vamos analisar cada uma das alternativas, lembrando que a questão quer a alternativa INCORRETA:

a) Método segundo o qual para cada registro contábil de débito deve haver, em contrapartida, registro de crédito de igual valor. CORRETO, esse é o Método das Partidas Dobradas, para um ou mais débitos deve haver um ou mais lançamentos em crédito, lembrando que o total dos débitos deve ser igual ao total dos créditos.

b) Método aceito universalmente pela contabilidade; tem como princípio fundamental que para cada aplicação de recursos corresponde uma fonte de recursos de igual valor. CORRETO, e para justificar essa alternativa podemos utilizar o mesmo comentário da alternativa anterior.

c) Método menos utilizado pela contabilidade, sendo o Método das Partidas Simples universalmente aceito devido a seu princípio de que o total de débitos tem que ser diferente do total dos créditos. INCORRETO, o Método das Partidas Dobradas e não Simples é o método aceito universalmente pela contabilidade, não existe método mais ou menos aceito, a contabilidade adotou o Método das Partidas Dobradas com o método oficial.

d) Método pelo qual se registra por meio de lançamentos a débito ou a crédito em uma ou mais contas as alterações ocorridas no patrimônio de uma entidade, permitido que ele permaneça equilibrado. CORRETO, o Método das Partidas Dobradas, para um ou mais débitos deve haver um ou mais lançamentos em crédito, lembrando que o total dos débitos deve ser igual ao total dos créditos.

Gabarito: C.

Tipos de Prova: Tipo 01 Branca Q34 / Tipo 02 Verde Q35 / Tipo 03 Amarelo Q33 / Tipo 04 Azul Q36

Faça parte dessa comunidade:
BLOG: www.momentodeestudar.com.br
FACEBOOK: www.facebook.com/momentodeestudar
GRUPO NO FACEBOOK: www.facebook.com/groups/184823698542240/
YOUTUBE: www.youtube.com/momentodeestudar
INSTAGRAM: @momentodeestudar
Telegram: https://t.me/momentodeestudar
Email: momentodeestudar@gmail.com




Eliane Reis

Fundadora do Momento de Estudar. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia. Servidora Público Federal como Técnico Administrativo em Educação. Especialista em Gestão de Negócios e Marketing. Professora desde 2016. Acredita que a educação muda vidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

error: Conteúdo Bloquado!!