Questão 37 – CFC 2020.1|Exame de Suficiência

(CFC/Consulplan/2020.1/Q37) A Norma Brasileira de Contabilidade NBC PG 01 – Código de Ética Profissional do Contador tem por objetivo fixar a conduta do contador, no exercício da sua atividade e nos assuntos relacionados à profissão e à classe. Em relação ao conteúdo dessa Norma, assinale a afirmativa correta.

a) No desempenho de suas funções, o contador pode renunciar à liberdade profissional, devendo evitar quaisquer restrições ou imposições que possam prejudicar a eficácia e a correção de seu trabalho.
b) O contador não pode indicar, em qualquer modalidade ou veículo de comunicação, títulos, especializações, serviços oferecidos, trabalhos realizados e a relação de clientes, mesmo que seja autorizado por esses clientes.
c) Na aplicação das sanções éticas, podem ser consideradas como atenuantes: (a) ação ou omissão que macule publicamente a imagem do contador; (b) punição ética anterior transitada em julgado; e (c) gravidade da infração.
d) A transgressão de preceito da NBC PG 01 – Código de Ética Profissional do Contador, constitui infração ética, sancionada, segundo a gravidade, com a aplicação de uma das seguintes penalidades: (a) advertência reservada; (b) censura reservada; ou (c) censura pública.

Faça parte dessa comunidade:
BLOG: www.momentodeestudar.com.br
FACEBOOK: www.facebook.com/momentodeestudar
GRUPO NO FACEBOOK: www.facebook.com/groups/184823698542240/
YOUTUBE: www.youtube.com/momentodeestudar
INSTAGRAM: @momentodeestudar
Telegram: https://t.me/momentodeestudar
Email: momentodeestudar@gmail.com




Eliane Reis

Fundadora do Momento de Estudar. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia. Servidora Público Federal como Técnico Administrativo em Educação. Especialista em Gestão de Negócios e Marketing. Professora desde 2016. Acredita que a educação muda vidas.

2 thoughts on “Questão 37 – CFC 2020.1|Exame de Suficiência

  • 28 Janeiro, 2021 at 23:54
    Permalink

    Boa noite,
    poderia por gentileza me ajudar a entender essa questão?
    não consegui identificar o erro no numero 1. Qual é o erro da alternativa ?

    Reply
    • 29 Janeiro, 2021 at 21:59
      Permalink

      Olá Erika! Conforme NBC PG 01 em seu item 05: “é vedado ao contador: (t) renunciar à liberdade profissional, devendo evitar quaisquer restrições ou imposições que possam prejudicar a eficácia e a correção de seu trabalho”. Ou seja, é vedado (não pode), o Contador não pode renunciar a liberdade profissional. Espero ter ajudado. Bons estudos!

      Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

error: Conteúdo Bloquado!!