Questão 41 – CFC 2018.2|Exame de Suficiência

(CFC/Consulplan/2018.2/Q41) Certa empresa, que produz e vende mochilas, possui duas fábricas no Rio de Janeiro. Para cortar custos, colocou uma das fábricas à venda, empenhando-se para encontrar um comprador. Além disso, o preço pedido pela venda da fábrica é razoável em relação ao seu valor justo corrente. A empresa possui algumas encomendas e pretende transferir a fábrica a um comprador assim que sejam cumpridos todos os pedidos de clientes não concluídos. De acordo com o exposto, assinale, a seguir, a correta classificação contábil desta fábrica no balanço patrimonial da empresa de acordo com as normas contábeis brasileiras.

a) Ativo circulante.

b) Ativo imobilizado.

c) Ativo realizável a longo prazo.

d) Ativo não circulante mantido para a venda.

Comentário: O enunciado nos informa que a empresa possui duas fábricas e uma delas será vendida. A venda só será efetivada após (transferida a comprador) “assim que sejam cumpridos todos os pedidos de clientes não concluídos”.

Vamos então analisar cada uma das alternativas.

a) Ativo circulante. FALSO, sabemos que a fábrica não é Ativo Circulante, pois Ativo Circulante vai acomodar as contas com maior movimentação e liquidez da entidade.

b) Ativo imobilizado. VERDADEIRO, Ativo imobilizado é o item tangível que: (a) é mantido para uso na produção ou fornecimento de mercadorias ou serviços, para aluguel a outros, ou para fins administrativos; e (b) se espera utilizar por mais de um período.

c) Ativo realizável a longo prazo. FALSO, Ativo realizável a longo prazo são contas com vencimento após o exercício seguinte à data do Balanço, portanto refere-se aos casos de longo prazo, ou após o ciclo operacional seguinte, se este for maior do que doze meses. Esse não é o caso da fábrica.

d) Ativo não circulante mantido para a venda. FALSO, o Ativo não circulante mantido para venda é um bem que já está aguardando a transferência para o comprador assim que este surgir, ou seja, é um bem que está parado e separado exclusivamente aguardando a venda. No caso da fábrica o enunciado diz que a compra somente será concluída após cumpridos todos os pedidos de clientes não concluídos.

Gabarito: B.

Tipos de Prova: Tipo 01 Branca Q41 / Tipo 02 Verde Q43 / Tipo 03 Amarelo Q42 / Tipo 04 Azul Q42

Você nos encontra em:
BLOG: www.momentodeestudar.com.br
Assine nossa NEWSLETTER: https://goo.gl/E8D7Pd
FACEBOOK: https://www.facebook.com/momentodeestudar
GRUPO NO FACEBOOK: www.facebook.com/groups/184823698542240/
YOUTUBE: www.youtube.com/momentodeestudar
INSTAGRAM: @momentodeestudar
Cadastre-se na nossa Lista de Transmissão no Whatsaap https://goo.gl/forms/6IfRUEuEbD6QaotY2




Eliane Reis

Fundadora do Momento de Estudar. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia. Servidora Público Federal como Técnico Administrativo em Educação. Especialista em Gestão de Negócios e Marketing. Professora desde 2016. Acredita que a educação muda vidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

error: Conteúdo Bloquado!!