Questão 45 – CFC 2019.2|Exame de Suficiência

(CFC/Consulplan/2019.2/Q45) Segundo a NBC TA 230 (R1), Documentação de Auditoria é o registro dos procedimentos de auditoria executados, da evidência de auditoria relevante obtida e conclusões alcançadas pelo auditor (usualmente também é utilizada a expressão “papéis de trabalho”).

Ao tratar dos papéis de trabalho, Almeida (2017) e Crepaldi (2016) apontam que estes devem ser organizados conforme sua natureza e finalidade, sendo a forma mais prática mantê-los em pastas apropriadas de acordo com o assunto se referem, sendo maneira usual separá-los em pelo menos dois grupos: pastas permanentes e pastas corrente. Observe as informações a seguir.

Levando em consideração as informações, é correto afirmar que o documento representado pela imagem constitui-se em documento de auditoria que deve ser arquivado em:

a) Pasta Corrente.

b) Pasta Permanente.

c) Listas de Verificação.

d) Resumos de Assuntos Significativos.

Comentário: Vamos utilizar o comentário exposto pela banca examinadora respondendo os recursos enviados para essa questão:

“A NBC 230 TA (R1) trata da responsabilidade do auditor na elaboração da documentação de auditoria, e define: “[…] 14. O auditor deve montar a documentação em arquivo de auditoria e completar o processo administrativo de montagem do arquivo final de auditoria tempestivamente após a data do relatório do auditor. 15. Após a montagem do arquivo final de auditoria ter sido completada, o auditor não apaga nem descarta documentação de auditoria de qualquer natureza antes do fim do seu período de guarda dessa documentação”

Na mesma norma, no item Definições, “6. […] (b) Arquivo de auditoria compreende uma ou mais pastas ou outras formas de armazenamento, em forma física ou eletrônica que contêm os registros que constituem a documentação de trabalho específico”.

No enunciado é apresentado, além da definição de documentação de auditoria conforme disposto pela NBC TA 230 (R1), trecho em que são citados aspectos doutrinários sobre a questão: “ […] organizados conforme sua natureza e finalidade, sendo a forma mais prática mantê-los em pastas apropriadas de acordo com o assunto a que se referem, sendo maneira usual separá-los em pelo menos dois grupos: pasta permanente e pasta corrente”.

Dessa forma, a questão demonstra um extrato bancário, que se constitui em um documento ou papel de trabalho referente ao exercício auditado e não de importância contínua a ser utilizado em auditorias de próximos exercícios.

O fato da pasta denominar-se corrente não significa que os documentos nela arquivados possam ser descartados antes do período legalmente instituído de 5 anos, sendo a denominação referente ao período em que o mesmo foi utilizado.”

Fontes utilizadas pela banca:

  • ALMEIDA, M.C. Auditoria: um curso moderno e completo. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
  • CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE – CFC. Norma Brasileira de Contabilidade Técnica de Auditoria 200 – NBC TA 200 (R1) – Objetivos gerais do auditor independente e a condução da auditoria em conformidade com normas de auditoria.
  • CREPALDI, S. A.; CREPALDI, G. S. Auditoria contábil: teoria e prática. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2016.

Gabarito: A.

Tipos de Prova: Tipo 01 Branca Q45 / Tipo 02 Verde Q46 / Tipo 03 Amarelo Q45 / Tipo 04 Azul Q46

Faça parte dessa comunidade:
BLOG: www.momentodeestudar.com.br
FACEBOOK: www.facebook.com/momentodeestudar
GRUPO NO FACEBOOK: www.facebook.com/groups/184823698542240/
YOUTUBE: www.youtube.com/momentodeestudar
INSTAGRAM: @momentodeestudar
Telegram: https://t.me/momentodeestudar
Email: momentodeestudar@gmail.com




Eliane Reis

Fundadora do Momento de Estudar. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia. Servidora Público Federal como Técnico Administrativo em Educação. Especialista em Gestão de Negócios e Marketing. Professora desde 2016. Acredita que a educação muda vidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

error: Conteúdo Bloquado!!