Questão Comentada Exame de Suficiência 02

(CFC/2016.1/Q37/Bacharel) De acordo com a NBC TG Estrutura Conceitual – Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro, é INCORRETO afirmar que:

a) as características qualitativas fundamentais são comparabilidade, verificabilidade, tempestividade e compreensibilidade, pois tornam a informação útil. A utilidade da informação contábil-financeira é melhorada se ela for relevante e representar com fidedignidade o que se propõe a representar. Portanto, relevância e representação fidedigna são características qualitativas de melhoria.

b) a informação contábil-financeira relevante é aquela capaz de fazer diferença nas decisões que possam ser tomadas pelos usuários. A informação pode ser capaz de fazer diferença em uma decisão mesmo no caso de alguns usuários decidirem não a levar em consideração, ou já tiverem tomado ciência de sua existência por outras fontes.

c) as características qualitativas de melhoria podem também auxiliar a determinar qual de duas alternativas, que sejam consideradas equivalentes em termos de relevância e fidedignidade de representação, deve ser usada para retratar um fenômeno.

d) a informação contábil-financeira é capaz de fazer diferença nas decisões se tiver valor preditivo, valor confirmatório ou ambos. A informação contábil financeira tem valor preditivo se puder ser utilizada como dado de entrada em processos empregados pelos usuários para predizer futuros resultados.

Comentário: As características qualitativas da informação contábil-financeira são apresentadas no CPC 00 que trata da Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro. As características qualitativas são divididas em fundamentais e de melhoria. As características qualitativas fundamentais são relevância e representação fidedigna. Já as características qualitativas de melhoria são comparabilidade, verificabilidade, tempestividade e compreensibilidade. Vamos agora analisar as alternativas da questão:

Alternativa a) as características qualitativas fundamentais são comparabilidade, verificabilidade, tempestividade e compreensibilidade, pois tornam a informação útil. A utilidade da informação contábil-financeira é melhorada se ela for relevante e representar com fidedignidade o que se propõe a representar. Portanto, relevância e representação fidedigna são características qualitativas de melhoria.

Lendo o enunciado do comentário podemos perceber que a questão inverteu os conceitos. O correto seria dizer que as características qualitativas fundamentais são relevância e representação fidedigna (e não comparabilidade, verificabilidade, tempestividade e compreensibilidade), pois tornam a informação útil. A utilidade da informação contábil-financeira é melhorada se ela tiver comparabilidade, verificabilidade, tempestividade e compreensibilidade (e não relevância e representação fidedigna), o que se propõe a representar. Portanto relevância e representação fidedigna são características qualitativas fundamentais. Dessa forma o item está incorreto.

Alternativa b apresentou o texto do CPC 00 item QC6. Informação contábil-financeira relevante é aquela capaz de fazer diferença nas decisões que possam ser tomadas pelos usuários. A informação pode ser capaz de fazer diferença em uma decisão mesmo no caso de alguns usuários decidirem não a levar em consideração, ou já tiver tomado ciência de sua existência por outras fontes.”, portanto o item está correto.

Alternativa c também foi parte do texto do CPC 00 no item QC19 As características qualitativas de melhoria podem também auxiliar a determinar qual de duas alternativas que sejam consideradas equivalentes em termos de relevância e fidedignidade de representação deve ser usada para retratar um fenômeno.” E dessa forma o item está correto.

Alternativa d trouxe dois itens do CPC 00. O item QC7 “A informação contábil-financeira é capaz de fazer diferença nas decisões se tiver valor preditivo, valor confirmatório ou ambos.” E parte do item QC8 “A informação contábil-financeira tem valor preditivo se puder ser utilizada como dado de entrada em processos empregados pelos usuários para predizer futuros resultados”, a alternativa também está correta. Gabarito: A.

*Essa e outras questões estão presentes no nosso grupo de estudos, se tiver interesse em participar envie email para momentodeestudar@gmail.com e aproveite para entrar no nosso grupo no facebook (link aqui)

 




Eliane Reis

Fundadora do Momento de Estudar. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia. Servidora Público Federal como Técnico Administrativo em Educação. Especialista em Gestão de Negócios e Marketing. Professora desde 2016. Acredita que a educação muda vidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

error: Conteúdo Bloquado!!