Questão Comentada Exame de Suficiência 12

(CFC/2015.2/Q39/Bacharel) De acordo com a Resolução CFC nº 750/93, julgue os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a opção CORRETA.

I. Os Princípios de Contabilidade representam a essência das doutrinas e teorias relativas à Ciência da Contabilidade, consoante o entendimento predominante nos universos científico e profissional do País.

II. Os Princípios de Contabilidade representam as normas essenciais que determinam a ética no comportamento profissional.

III. Os Princípios de Contabilidade definem o Valor Justo como base universal para mensuração inicial para todos os componentes patrimoniais.

IV. Os Princípios de Contabilidade concernem à Contabilidade no seu sentido mais amplo de ciência social, cujo objeto é o patrimônio das entidades.

A sequencia CORRETA é:

a) F, V, F, V.

b) F, V, V, F.

c) V, F, F, C.

d) V, V, F, V.

Comentário: Vamos analisar cada alternativa apresentada na questão:

I. Os Princípios de Contabilidade representam a essência das doutrinas e teorias relativas à Ciência da Contabilidade, consoante o entendimento predominante nos universos científico e profissional do País. VERDADEIRO, os princípios são a essência da Ciência da Contabilidade e a adoção desses princípios se faz necessário já que a Contabilidade não é uma ciência exata.

II. Os Princípios de Contabilidade representam as normas essenciais que determinam a ética no comportamento profissional. FALSO, os princípios contábeis não descrevem características como ética ou comportamento, apenas trazem uniformidades para a execução da Contabilidade.

III. Os Princípios de Contabilidade definem o Valor Justo como base universal para mensuração inicial para todos os componentes patrimoniais. FALSO, em contabilidade não existe uma base universal para mensuração, cada situação deve ser analisada levando em conta as suas particularidades de acordo com os princípios da contabilidade.

IV. Os Princípios de Contabilidade concernem à Contabilidade no seu sentido mais amplo de ciência social, cujo objeto é o patrimônio das entidades. VERDADEIRO, exatamente, os Princípios da Contabilidade surgiram para uniformizar a Contabilidade como Ciência já que ela pode ser considerada como uma Ciência exata.

Dessa forma nosso gabarito ficou V, F, F, V. Gabarito: C.

Quer participar do Grupo de Estudos com materiais, cronograma, questões comentadas e simulados para o Exame de Suficiência 2016.2? Para mais informações clique aqui.




Eliane Reis

Fundadora do Momento de Estudar. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia. Servidora Público Federal como Técnico Administrativo em Educação. Especialista em Gestão de Negócios e Marketing. Professora desde 2016. Acredita que a educação muda vidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

error: Conteúdo Bloquado!!