Questão Comentada Exame de Suficiência 13

(CFC/2014.2/Q41/Técnico) Em relação às variações do custo histórico, previstas na Resolução CFC nº 750/93, considerando-se o Princípio da Continuidade, assinale a opção CORRETA.

 a) Uma vez integrado ao patrimônio, um ativo ou passivo pode sofrer variação decorrente do custo corrente que representa o valor presente dos ativos e passivos, menos os fluxos de saídas e entradas de caixa.

b) Uma vez integrado ao patrimônio, um ativo ou passivo pode sofrer variação decorrente de atualização monetária quando se determina o valor de troca dos ativos ou passivos objetos de avaliação em um mercado ativo.

c) Uma vez integrado ao patrimônio, um ativo pode sofrer variação decorrente da constatação de que o seu valor justo é superior ao custo de aquisição.

d) Uma vez integrado ao patrimônio, um ativo pode sofrer variação decorrente da constatação de que o seu valor realizável é superior ao seu custo de aquisição.

Comentário: Vimos na aula 03 (página 07) que no Custo Histórico os ativos são registrados pelos montantes pagos em caixa e equivalentes de caixa ou pelo valor justo dos recursos entregues para adquiri-los na data de aquisição. Os passivos são registrados pelos montantes dos recursos recebidos em troca da obrigação ou, em algumas circunstâncias (como, por exemplo, imposto de renda), pelos montantes em caixa ou equivalentes de caixa se espera serão necessários para liquidar o passivo no curso normal das operações. Vamos agora analisar cada alternativa:

a) Uma vez integrado ao patrimônio, um ativo ou passivo pode sofrer variação decorrente do custo corrente que representa o valor presente dos ativos e passivos, menos os fluxos de saídas e entradas de caixa. FALSO, o custo corrente representa os ativos e passivos na data do balanço e o custo presente representa os ativos e passivos na data presente sem considerar os fluxos futuros de entradas ou saídas líquidas. Ou seja, enquanto o custo corrente considerada a data do balanço e custo presente considera a data atual e dessa forma os dois conceitos não podem ser confundidos.

b) Uma vez integrado ao patrimônio, um ativo ou passivo pode sofrer variação decorrente de atualização monetária quando se determina o valor de troca dos ativos ou passivos objetos de avaliação em um mercado ativo. FALSO, a atualização monetária que antes era um princípio foi revogada e hoje não é mais considerada na mensuração das demonstrações.

c) Uma vez integrado ao patrimônio, um ativo pode sofrer variação decorrente da constatação de que o seu valor justo é superior ao custo de aquisição. VERDADEIRO, pode ser considerado que o valor do ativo é superior ao valor da aquisição. Isso é comum nos casos em que o ativo só consegue entrar em funcionamento quando incorporado a outros elementos no momento da instalação ou adicionado a outros ativos. Dessa forma no momento da mensuração deve-se levar em conta os custos para instalação e o valor total do ativo mais instalação é mensurado em nome do ativo.

d) Uma vez integrado ao patrimônio, um ativo pode sofrer variação decorrente da constatação de que o seu valor realizável é superior ao seu custo de aquisição. FALSO, no valor realizável os ativos são mantidos pelos montantes de caixa ou equivalentes de caixa que poderiam ser obtidos pela sua venda em forma ordenada. Os passivos são mantidos pelo seus montantes de liquidação, isto é, pelos montantes em caixa, não ordenados, que se espera serão pagos para liquidar as correspondentes obrigações no curso normal das operações.

Portanto Gabarito: C.

Quer participar do Grupo de Estudos com materiais, cronograma, questões comentadas e simulados para o Exame de Suficiência 2016.2? Para mais informações clique aqui.




Eliane Reis

Fundadora do Momento de Estudar. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia. Servidora Público Federal como Técnico Administrativo em Educação. Especialista em Gestão de Negócios e Marketing. Professora desde 2016. Acredita que a educação muda vidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

error: Conteúdo Bloquado!!