Grupo de Estudos

Regras do Grupo Futuros AFRFB e ATRFB RFB – Versão 2015/Ciclo 02

O objetivo do grupo é que através da colaboração mútua dos membros do grupo seja possível a confecção de resumos destinados a futuras revisões através de um cronograma pré-estabelecido. Toda colaboração contribui aos estudos individuais uma vez que temos um cronograma a ser seguido e atividades com listas de questões que proporcionam revisões contínuas do que já foi estudado e nos mostrarão o nível de conhecimentos que já temos sobre as disciplinas já vistas. Todas as atividade em conjunto contribuem para que tenhamos uma rotina de estudos com prazos e metas.

Muitos professores não acreditam nos resultados que grupos assim podem trazer mas posso dizer que quando sabemos que colegas do grupo esperam por nossas atividades e o cumprimento de nossas metas nos esforçamos mais para cumprir todas as metas e acompanhar todo o grupo e cronograma.

Hoje sou Técnico Administrativo de uma Universidade Federal em Minas Gerais e venho prestando diversos concursos nos últimos anos. No último certame para Receita Federal senti a necessidade de uma motivação extra e logo que as provas passaram tive a idéia de montar o grupo assim como já existem outros grupos com esse mesmo formato, no nosso caso com a ajuda de alguns colegas fomos moldando o grupo de acordo com nossas necessidades.

Além do grupo de estudos temos alguns grupos no facebook, vou deixar os links dos grupos no final desse arquivo.

Vamos às regras do grupo:

ATIVIDADES COM RESUMOS:

  1. Meu email para contato com vocês será sempre futurosauditoresrfb@gmail.com, respondo apenas por email, portanto qualquer dúvida, sugestão ou contato apenas por email.
  2. Nossa semana se inicia sempre aos sábados e termina nas sextas.
  3. Nossa plataforma para “arquivo” dos nossos resumos é o Drive, o compartilhamento será realizado apenas com aqueles membros que contribuírem durante a semana, todo domingo será compartilhado uma pasta referente aos resumos enviados até a última sexta-feira.
  4. Pontualidade é crucial para o andamento do grupo. Eventuais ausências e atrasos devem ser notificadas. Aqueles que não puderem contribuir por 2 semanas seguidas sem justificativa (avisos) serão desligados do grupo. Portanto se precisarem se ausentar avisem por email e estejam cientes que devido a ausência ficarão devendo as atividades da semana para terem acesso aos resumos que os colegas enviaram durante aquela semana. Caso seja necessário o desligamento o membro será notificado por email.
  5. É primordial o respeito entre os colegas. Casos de desrespeito devem ser notificados e uma vez recorridos o autor será desligado do grupo.
  6. É vedado o compartilhamento dos resumos e atividades com pessoas que não estão no grupo, casos de compartilhamento descobertos serão notificados e o responsável será excluído do grupo. Acreditamos que seria uma falta de respeito com aqueles que se comprometeram com as atividades e por isso não aceitamos essa prática.
  7. SOBRE AS ATIVIDADES: A atividade é semanal e consiste na elaboração de um resumo referente a um tópico do edital previamente dividido entre os membros do grupo. Juntamente com o resumo deve ser enviado a seleção de 05 questões Esaf sobre o mesmo item do cronograma. Existe ainda a atividade de revisão onde cada membro do grupo ficará responsável por responder e comentar uma questão referente a um tópico já visto nas semanas anteriores do cronograma. Todas as questões e comentários serão anexados a uma única lista de revisão que ficará disponível a todos os participantes ativos do grupo. As três atividades devem ser enviadas para o email futurosauditoresrfb@gmail.com até a sexta-feira de cada semana, o email deve conter como assunto a semana do resumo, exemplo: ASSUNTO: RESUMO GRUPO DE ESTUDOS SEMANA 02.
  8. Nossa semana se inicia aos sábados e se encerra nas sextas-feiras. O arquivo deve ser enviado no formato word com formatação com fonte Times New Roman tamanho 12. Imagens e fotos podem ser utilizadas desde que não contenham textos do material de algum autor, ou seja, incluam apenas fotos de tabelas ou esquemas que seriam dificultados se feitos pelo computador, digitem o máximo que puderem, não queremos problemas relacionados a direitos autorais com professores e em casos de utilizarem parte dos materiais favor informar a fonte, tanto do texto quanto das figuras. No final do arquivo informem a bibliografia utilizada. Arquivos recebidos fora desse modelo serão devolvidos para o autor do resumo para que o mesmo possa fazer os devidos ajustes. O objetivo é que tenhamos arquivos em um só modelo para facilitar a assimilação do conteúdo no momento das revisões. Sobre a formatação ficará disponível um arquivo já formatado nos moldes descritos acima, peço que utilizem para confeccionar os resumos.Quanto às questões informem ano, banca e qual certame aplicou a questão. As questões devem ser digitadas (não aceitamos imagens ou print’s de telas). Todas as questões são utilizadas para a confecção de uma lista de questões que é disponibilizada junto com os resumos da semana. Todas as 05 questões devem ainda conter gabarito e comentários.
  9. Todo mês teremos um cronograma de atividades onde será estabelecido qual é o tema/item de cada membro do grupo. Existe rotatividade de disciplinas entre os membros do grupo para que todos possam contribuir com todos os temas. Temos atualmente 7 disciplinas por semana, em algumas semanas eventualmente teremos 8 ou disciplinas. Já está dividido qual tema é para os Auditores e Analistas, no momento da divisão das atividades semanais essa divisão será levada em conta para estabelecer quem ficará com qual tema. No momento do compartilhamento dos resumos da semana todos os arquivos ficarão disponíveis para ambos os cargos (já que boa parte do edital é comum), ou seja, os colegas são separados por cargos, mas participam em conjunto das atividades.
  10. Temos ainda um grupos no Facebook, no Whatsaap e no Google Grupos e todos serão adicionados assim que solicitarem. A intenção é de trocarmos idéias, dúvidas, avisos e também para que todos possam se conhecer. Vou deixar o link do meu perfil no final do arquivo.
  11. Este grupo está aberto para troca de materiais, para a troca/compartilhamento dos materiais a pasta com o material deve ser compartilhado com o email futurosauditoresrfb@gmail.com (via Drive) e os administradores irão mover a pasta para o acesso público do grupo. Temos uma pasta no Drive para essa finalidade e se chama “Biblioteca Virtual”. Destaco que o grupo é exclusivo aos membros do grupo de estudos e, portanto tudo que compartilharmos por lá ficará exclusivo para os membros ativos do grupo, casos de compartilhamento com pessoas de fora do grupo também serão notificados e o responsável poderá ser excluído do grupo.
  12. Ao confeccionar os resumos, por favor, priorizem a qualidade, façam um material que será utilizado também por você nos momentos de revisões. Caso alguém encontre algum resumo incompleto ou que contenha algum ponto incorreto, poderá entrar em contato com os administradores do grupo para que possamos avisar o “redator” e juntos possamos propor soluções para o problema. Nessa nova versão do grupo teremos ainda colegas responsáveis pela conferência dos resumos para que possamos ter certeza que o arquivo está completo de acordo com o item da disciplina.
  13. Entre nós temos as mais variadas profissões, temos aqui matemáticos, contadores, professores, químicos, advogados, etc… Cada um pode ajudar tirando as dúvidas dos colegas naqueles assuntos em que temos “domínio”. Claro que entendo que mesmo eu sendo graduada em Contabilidade, alguns assuntos me fogem do conhecimento, portanto quando forem direcionar dúvidas ao grupo, não precisam direcionar a determinada pessoa, quem ler e souber responder, por favor contribua.
  14. Nosso grupo está focado nos últimos editais para AFRFB e ATRFB, quando surgir uma autorização, edital ou uma notícia confiável informando novas disciplinas ou possíveis mudanças faremos possíveis ajustes ao nosso cronograma de acordo com a nova realidade.
  15. Serão 07 disciplinas por semana e de acordo com o planejamento iniciaremos dia 18/07/15 e terminaremos o edital em 22/01/16.
  16. Novos colegas serão incluídos apenas na primeira semana de cada mês, a medida visa diminuir o retrabalho em reformular cronograma e acompanhar emails de interessados.

COMPARTILHAMENTO DOS ARQUIVOS DAS ATIVIDADES:

  1. Pensando em contribuir e valorizar os colegas que se dedicam fazendo as atividades teremos o seguinte processo para a disponibilização dos arquivos:

1º Todos os colegas ficam condicionado à participação para que possa ter acesso aos arquivos e pastas do Google Drive. Após confirmação da participação serão enviados 2 resumos do grupo para sirvam de modelo para a confecção dos primeiros resumos. Ficará também disponível um arquivo já formatado para que vocês possam utilizar para redigir os resumos.

2º A participação é semanal e os arquivos serão compartilhados semanalmente com aqueles que contribuírem com as atividades do grupo de acordo com as regras do mesmo. As ausências deverão ser notificadas e em alguns casos o autor poderá continuar recebendo os arquivos mesmo sem participação, mas serão casos escassos como gravidez ou problemas graves de saúde, casos estes que deverão ser notificados com antecedência.

3º Em casos de ausência dos participantes e os mesmos não puderem contribuir com a atividade mesmo em atraso, o tema da atividade de resumo será direcionado para participantes já veteranos no grupo, a medida visa não deixar buracos nos assuntos dos resumos.

4º Continua a regra sobre as 2 semanas de ausência, o participante que se ausentar por 2 semanas seguidas sem justificativa será desligado do grupo, mesmo com justificativa o participante terá acesso aos arquivos das semanas em que participar enviando os resumos atrasados, casos isolados serão analisados.

ATIVIDADES COM QUESTÕES:

  1. QUESTÕES: As atividades com questões tem o objetivo de observar como a banca cobra os itens do edital. As questões serão selecionadas pelos membros do grupo de acordo com cada item previamente estabelecido e cada participante deverá selecionar 05 questões com gabarito e comentários e deverão entregar junto com os resumos. As questões de todo o grupo serão agrupadas em um único arquivo e será montada a lista de questões. As questões deverão ser da banca ESAF e em caso de não encontrarmos questões Esaf daremos preferências por questões FCC, CESPE e outras bancas. Além da banca deve ser informado o ano e em qual certame foi aplicada à questão. Exemplo:

(ESAF/AFT/2010) Assinale a opção que indica onde o texto foi transcrito com erro gramatical.

A lição reafirmada pela crise e a da (1) instabilidade como pressuposto da economia de mercado, transmitida por dois canais. O primeiro e o da confiança dos agentes – aspecto crucial nas observações de John Maynard Keynes -, que e volúvel e sujeita a mudança repentina em momentos de incerteza. Tal instabilidade pode ainda ser catalisada (2) pelo canal financeiro, como ficou claro, de forma dramática, em 2008.

Falhas de mercado e manifestações de irracionalidade são comuns no capitalismo, sem duvida, mas a derrocada recente não repõe (3) a polarização entre Estado e mercado. Reforça, isso sim, a necessidade de aperfeiçoar instituições, afim de (4) preservar a funcionalidade dos mercados e a concorrência, bens públicos que o mercado, deixado a (5) própria sorte, e incapaz de prover. (Adaptado de Folha de S. Paulo, Editorial, 17/01/2010.)

a) (1) b) (2) c) (3) d) (4) e) (5)

  1. REVISÃO: Com o objetivo de revisar o que já foi visto em nosso cronograma, toda semana teremos uma lista de revisão que seguirá a ordem das semanas que já se passaram. Essa atividade é obrigatória e toda semana junto com o resumo e a seleção de 05 questões todos os participantes devem enviar a resolução de uma questão da lista de revisão. A lista será composta de uma questão por disciplina e já estará estabelecido quem ficará responsável por cada questão. A participação será obrigatória, pois o objetivo é que cada um possa revisar o conteúdo já estudado e que possa também avaliar o desenvolvimento dos estudos. Também é interessante que a discussão das dúvida sejam realizadas no grupo, assim seria possível o compartilhamento de vários pontos de vista sobre uma mesma questão de forma dinâmica. Os gabaritos e comentários das questões serão compartilhados aos domingos em um único arquivo para que todos possam visualizar os diferentes pontos de vista de cada colega.

BIBLIOTECA VIRTUAL:

  1. Temos disponível na pasta do Drive uma pasta nomeada como “Biblioteca Virtual”, o objetivo é que todos possam contribuir com os colegas compartilhando materiais para o acesso de todos. Já temos alguns materiais disponíveis e quem tiver interesse em contribuir é só compartilhar com o email futurosauditoresrfb@gmail.com para que os administradores do grupo façam a disponibilização para todos os membros. Lembrando que assim como todos os arquivos do grupo o compartilhamento com pessoas de fora do grupo é vedado e a pasta só estará disponível para membros ativos no grupo, ou seja, se sair do grupo será interrompido o compartilhamento. O compartilhamento para os novatos será disponibilizado após a primeira participação no grupo.

ATUALIZAÇÃO DA LEGISLAÇÃO:

  1. Em cada resumo desenvolvido o participante deve ficar atento à legislação que envolve o conteúdo estudado. Toda legislação e jurisprudências devem ser enviadas juntamente com o resumo para que o conteúdo fique completo.

OBSERVAÇÕES COMPLEMENTARES:

  1. Não vamos incluir a disciplina de Língua Estrangeira no cronograma pois acredito que cada um vai optar por uma opção diferente. Dessa forma peço que incluam a disciplina assim que possível no cronograma pessoal de cada um. Na pasta Biblioteca Virtual temos aulas disponíveis para as duas opções de Língua Estrangeira, caso alguém precise de uma ajuda é só procurar na pasta.
  2. Sobre as discursivas, a idéia é que vamos seguir as atividades normalmente e quando surgir a autorização vamos incluir questões discursivas na rotina semanal do grupo para que tenhamos vivência com alguns temas já propostos.
  3. O grupo é de estudos e não de rateio, portanto não somos responsáveis por nenhum grupo de rateio que possa surgir no grupo.
  4. O grupo é gratuito, os administradores não ganham nada com as atividades e organização, o objetivo do grupo é que os administradores também possam conviver com colegas que possuam os mesmos objetivos e que tenhamos juntos metas de estudos.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

Sei que algumas pessoas vão reclamaram que o conteúdo semanal de resumos está extenso mas acredito que ficaria difícil agradar a todos. Se dividíssemos os tópicos de acordo com a vontade de muitos não terminaríamos o edital nunca. A grande maioria de nós já prestaram as últimas provas Esaf e sabemos que precisamos nos esforçar ao máximo que pudermos se realmente quisermos um cargo desse nível, não existe uma forma mais fácil a não ser ter dedicação, comprometimento e organização, não existe receita de bolo, realmente vamos precisar batalhar para darmos conta de tudo.

As revisões em forma de questões tem o objetivo que todos tenham a oportunidade de revisar o conteúdo e que cada um visualize o nível em que estão. Conforme formos passando pelas disciplinas e estas forem terminando os itens vamos continuar revisando os primeiros itens vistos, dessa forma teremos sempre uma forma de revisar e um motivo para buscar a leitura dos resumos já realizados pelo grupo. Conforme o andamento das atividades do grupo faremos um calendário de revisões para ajudar a todos.

Quem sentir que necessita de mais questões ou qualquer outra coisa, podem e devem ajustar seus cronogramas pessoais incluindo aquilo que sente falta além do grupo de estudos. Entendo que as atividades obrigatórias do grupo são pequenas para alguns colegas já veteranos e dessa forma cada um pode ter seu próprio planejamento conforme já acontece com todos nós. Cabe a cada um se organizar semanalmente.

O que vem depois que terminarmos os resumos?

PARA OS INICIANTES: A idéia é que após terminarmos os resumos, já em janeiro de 2016, assim como no grupo da versão anterior os colegas que permanecerem até o final possam desenvolver outras atividades além dos resumos como vai acontecer nessa versão. Nessa nova versão do grupo os colegas veteranos vão contribuir conferindo os resumos dos colegas, vão atualizar legislações, serão responsáveis por tapar buracos dos resumos daqueles que não conseguirem entregar as atividades e assim como todos nós também vão participar da resolução das questões propondo e tirando dúvidas.

PARA OS VETERANOS: Como vocês já passaram pela fase de confecção de resumos na versão anterior do grupo, agora vocês vão desenvolver outras atividades já listadas no parágrafo anterior, e quando já tivermos posições melhores sobre o concurso (autorização) poderemos acrescentar mais disciplinas objetivas e discursivas. Na parte das questões discursivas ainda estamos pensando como será, mas a idéia central é que todos resolvessem questões já aplicadas pela Esaf e que pudéssemos trocar as resoluções propondo correções e ajuda mútua.

Para aqueles que vão iniciar as atividades após o início em julho/2015, vamos continuar com o ciclo de resumos para que todos possam ter todo o edital resumido facilitando assim as futuras revisões. Os arquivos já disponíveis serão compartilhados apenas com os que contribuíram durante a semana, então quem entrar depois pode contribuir com as próximas semanas e quando o ciclo se reiniciar vocês continuarão no grupo e terão por sua vez, a oportunidade de contribuir com o “início” do edital fechando o conteúdo resumido. Portanto contribuindo terão acesso a todos os arquivos.

Lembrando que, toda essa “estrutura” que foi pensada para o grupo, juntamente como as regras, poderão sofrer alterações conforme o andamento do grupo. O objetivo é que todo o processo se torne para nós, o mais proveitoso possível. Lembro que a disciplina é fundamental para que cada um tenha sucesso individual. Quando penso nas atividades, prazos, datas e formatação dos arquivos estou também me favorecendo, pois acredito que a falta de organização do grupo também me atrapalha nos meus estudos. Portanto vamos juntos nos ajudar!

Devido a alguns pedidos vamos abrir um grupo de whatsaap, a princípio fui contra pois acredito que esse tipo de aplicativo ajuda no dia a dia na proporção de 10% das vezes e atrapalha em 90% dos casos. Mas vamos abrir uma exceção! O grupo juntamente com os outros grupos e atividades do grupo estão disponíveis apenas aos membros ativos do grupo. Já aviso que se as conversas fugirem muito do objetivo principal do grupo vou lembrá-los que todos precisam voltar a estudar hehe (puxão de orelha grátis).

Espero que tenham entendido todas as regras, peço que lembrem-se sempre dos pontos sobre ausências, respeito com os colegas e qualidade dos materiais. Em caso de dúvidas é só entrar em contato.

Estamos iniciando o planejamento de um cronograma pensando nos ICMS’s e área fiscal em geral, se tiver interesse é só entrar em contato.

A todos bons estudos, se precisarem de mim é só me procurar no facebook (para entrar nos grupos do facebook e whatsaap) ou enviar email! Preferencialmente para outros assuntos me enviem email 😉

Meu perfil https://www.facebook.com/elianereis.consultoranatura

Email para contato: futurosauditoresrfb@gmail.com

Tanto as regras do grupo quanto o cronograma serão publicados aqui no blog:

Momento de Estudar link ~~ www.momentodeestudar.com.br e também em nossa página no facebook link ~~ https://www.facebook.com/momentodeestudar

Bons estudos e vamos firmes pessoal!!!

Seguem nossos grupos no facebook (aberto a todos os interessados):

Futuros AFRFB e ATRFB – Grupo de Estudos https://www.facebook.com/groups/328414010606469/

ICMS MG – Grupo de Estudos https://www.facebook.com/groups/843226502370209/

Sefaz DF – Grupo de Estudos https://www.facebook.com/groups/531107553665974/

Área Fiscal – Grupo de Estudos https://www.facebook.com/groups/1638696613021625/

TCU – Grupo de Estudos https://www.facebook.com/groups/474827336000597/

Concurso INSS – Grupo de Estudos

https://www.facebook.com/groups/177846605697705/

Eliane Reis

Fundadora do Momento de Estudar. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia. Servidora Público Federal como Técnico Administrativo em Educação. Especialista em Gestão de Negócios e Marketing. Professora desde 2016. Acredita que a educação muda vidas.

3 thoughts on “Regras do Grupo Futuros AFRFB e ATRFB RFB – Versão 2015/Ciclo 02

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

error: Conteúdo Bloquado!!