Resolução 1.597/2020 altera Resolução 1.486/2015 que regulamenta o Exame de Suficiência

Olá pessoal! Ontem foi publicado no Diário Oficial da União uma importante resolução que fez algumas alterações na resolução que já regulamentava o Exame de Suficiência. Vamos entender um pouco sobre isso…

A resolução publicada foi a Resolução 1.597/20 publicada no DOU ontem dia 24/06/2020 na Seção 1 página 156. Dê uma olhada:

E AGORA O QUE MUDA? 

Foi reafirmado que o Exame será aplicado 2 (duas) vezes ao ano entretanto se antes o edital seria publicado com antecedência mínima de 60 dias agora ele pode ser publicado com antecedência mínima de APENAS 30 DIAS.

No momento em que estamos vivendo uma pandemia do Coronavírus e o Exame CFC 2020.1 foi suspenso podemos ter algumas interpretações sobre essa alteração da Resolução CFC nº 1.486/2015, e vale aqui te lembrar que essas são minhas interpretações ok?

  • Possivelmente ao invés de reabrirem as inscrições para o CFC 2020.1 poderemos ter outro edital para o CFC 2020.2 publicado para que a prova aconteça em 30 dias (trinta dias da publicação do edital) e dessa forma é possível que as duas provas (CFC 2020.1 e CFC 2020.2) sejam muito próximas uma da outra.

CONSEQUENTEMENTE:

  • Se o edital saísse amanhã a prova poderia ser dia 26/07. E ai voltamos a reflexão que trouxe no Papo de Segunda dessa semana. Não leu ainda? Clique aqui. Você está preparado para uma prova em 30 dias?
  • Se você deixa para estudar em cima da hora e não for aprovado(a) na primeira prova não terá tempo suficiente para estudar para a segunda. Ou seja? A hora de se preparar é agora! Quem começa antecipadamente nunca se arrepende!
  • Se você já está estudando você está de parabéns! E sua antecipação será premiada com dois editais em um período curto de tempo e com isso sua chance de sair dessa jornada APROVADO(A) é muito maior por um menor período de tempo.

MAS TAMBÉM É MINHA OPINIÃO  que nesse momento acho pouco provável que um edital seja publicado para que a prova aconteça agora em julho ou agosto devido aos crescentes casos de Coronavírus no nosso País. Pois mesmo que sua cidade esteja bem e tudo esteja controlado em diversas cidades os números ainda são crescentes como aqui na minha cidade (falo de Uberlândia – MG) e devemos lembrar que a prova é NACIONAL e que acontece no mesmo momento em diversas cidades. Devemos lembrar também que por ser uma prova grande que envolve um grande número de candidatos e que independente do número de inscritos numa sala de aplicação de prova já pode ser considerado uma aglomeração.

Nesse momento que escrevo esse post o CFC publicou essa nota no Instagram, veja: 

Essa publicação é só mais uma de várias que o Conselho Federal tem realizado com o objetivo de informar os candidatos que eles estão acompanhando a situação e aguardando um momento seguro para aplicação da prova.

ENTÃO, se eu estivesse no seu lugar estaria estudando ou começaria a estudar IMEDIATAMENTE! E aguardaria já preparado(a) para garantir no mínimo dois editais próximos.

Lembre-se que esse é um momento de “sacrifícios” que será passageiro. E falo isso tanto em função do que estamos passando por causa do Coronavírus quanto sobre a preparação para a prova que também não é uma situação maravilhosa e que inspira a tomada de decisão e escolhas de prioridades.

Dessa forma seja estratégico e inteligente e não perca tempo! E se você também estiver esperando pelas provas faça parte da nossa comunidade, todos os links de todas minhas redes sociais estão logo aqui abaixo.

Participe do Preparatório para o Exame de Suficiência e estude de forma organizada com Plano de Estudos e outras várias ferramentas que farão toda diferença na sua preparação.

Faça parte dessa comunidade:
BLOG: www.momentodeestudar.com.br
FACEBOOK: www.facebook.com/momentodeestudar
GRUPO NO FACEBOOK: www.facebook.com/groups/184823698542240/
YOUTUBE: www.youtube.com/momentodeestudar
INSTAGRAM: @momentodeestudar
Telegram: https://t.me/momentodeestudar
Email: momentodeestudar@gmail.com




Eliane Reis

Fundadora do Momento de Estudar. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia. Servidora Público Federal como Técnico Administrativo em Educação. Especialista em Gestão de Negócios e Marketing. Professora desde 2016. Acredita que a educação muda vidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

error: Conteúdo Bloquado!!