Educação Financeira – Dicas de Como Poupar Dinheiro – Parte 03

Hoje vou listar mais algumas ideias de como poupar dinheiro, para quem não leu as duas primeiras partes da lista é só clicar aqui para a parte 01 e aqui para a parte 02. Durante a leitura lembre-se que sempre podemos adequar as dicas a nossa realidade e que para o controle da nossa vida financeira é preciso ter força de vontade!
Vamos as dicas (continuando a contagem dos posts anteriores):
 
21. Economize água, não só a natureza agradece como também seu bolso. Fique atento a banhos demorados, torneiras abertas durante a lavagem de louças, excesso de água ao lavar roupas, carros e calçadas e torneiras ou chuveiros pingando.
22. Quando fizer compras de supermercado como produtos alimentícios e hortifrutigranjeiros, dê preferência por comprar frutas, verduras e legumes em feiras e opte por compras menores. Compre exatamente o que vai gastar durante a semana. Esses produtos em supermercados tendem a ser mais caros, fique atento!
23. Pense duas vezes! Antes de agir por impulso, pense na real necessidade da compra que vai fazer. Será mesmo que você precisa disso?
24. Happy Hour? Não precisa fugir deles. Se puder opte por reuniões em casa, compartilhe os gastos com os amigos!
25. Comece já, nada de deixar para amanhã ou para a sagrada segunda-feira. O melhor dia para começar a economizar é agora, e lembre se você tem contas pendentes os juros estão correndo enquanto você adia a solução!
26. Se realmente precisar gastar espere para comprar algo realmente bom ao invés de gastar com algo com qualidade inferior (isso pode te economizar futuras compras ou concertos), o barato pode sair caro.
27. Faça compras em um mercado comum, quanto mais sofisticado o mercado maior é a tendência de que os preços sejam maiores para fazer valer aquele mega estacionamento a sua disposição ou então aquela proximidade a algum shopping.
28. Cuidado com o limite do cartão de créditos, procure organizar todas suas dívidas e deixe o cartão disponível apenas para compras de última hora, aquelas não previstas e que sempre aparecem!
29. Ajuste seu estilo de vida com o que você ganha. Não adianta andar na moda e frequentar lugares caros se você não consegue sustentar essa vida. Acho que essa dica é a mais IMPORTANTE DA LISTA, é o centro da ideia e é essa ideia que vai te guiar para o controle financeiro!
30. Observe as boas oportunidades e prospere. Promoções, serviços extras, e até quem sabe pleitear uma nova vaga, tudo é válido para sair do vermelho, mas lembre-se apenas mudar de serviço não é a solução. Nessa situação a mudança de hábitos é fundamental (dica nº 29).
31. Fuja dos cartões de lojas, eles podem ser uma “roubada” oferecendo milhares de opções de pagamento e no final das contas pode apresentar o dobro do valor das compras acrescido de juros.
Vou encerrar a lista por aqui mas lógico que ainda podemos listar muitas outras sugestões para mudanças de hábito, nos próximos textos vou falar sobre cada um deles e sugerir mais algumas ideias que usei e continuo usando na minha vida financeira.
Experimente você também! Dinheiro não precisa ser sinônimo de sofrimento, precisamos nos educar e aprender a lidar com ele, formar nosso patrimônio, adquirir qualidade de vida e garantir um futuro com segurança!
Fiquem ligados nas próximas dicas!!! Ótimo final de semana!!!
 
 
Imagem: Googleimagens

Eliane Reis

Fundadora do Momento de Estudar. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia. Servidora Público Federal como Técnico Administrativo em Educação. Especialista em Gestão de Negócios e Marketing. Professora desde 2016. Acredita que a educação muda vidas.

error: Conteúdo Bloquado!!